Notícia

Senadores brasileiros buscam diálogo sobre tarifas impostas por Trump

Compartilhar:
Cover Image

Missão mantém encontros com congressistas e empresários americanos.

Foto: Samyra Galvão/Gab. Senador Nelson Trad

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), que lidera a missão em Washington, explicou que o objetivo é “distensionar” a relação com os Estados Unidos no âmbito parlamentar

Um grupo de oito senadores brasileiros está em Washington, capital dos Estados Unidos (EUA), para tentar abrir um canal de diálogo com congressistas estadunidenses e discutir soluções para o tarifaço de 50% anunciado pelo presidente americano por Donald Trump sobre as importações do Brasil.

Os senadores se reuniram com representantes da Embaixada do Brasil, com empresários e devem se reunir nesta terça-feira (29) com seis congressistas, entre Republicanos e Democratas, para discutir soluções para as tarifas, previstas para começar a ser aplicadas na próxima sexta-feira (1º).

Não foram anunciados os nomes dos congressistas que vão receber os senadores brasileiros.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) (Foto), que lidera a missão em Washington, explicou que o objetivo é “distensionar” a relação com os Estados Unidos no âmbito parlamentar.

“A partir do momento que a gente conquistar isso [o distensionamento], eu penso que a missão já vai ter o seu primeiro ponto no sentido de proporcionar ambiente e caminho para que quem tenha prerrogativa de negociar, que não somos nós, e sim o governo federal, possa assim fazer”, disse Trad após a reunião com membros da U.S. Chamber of Commerce, que representa as empresas de todos os setores dos EUA.

A assessoria da missão do Senado informou ainda que os parlamentares se reuniram com representantes de executivos das multinacionais Cargill, ExxonMobil, Johnson & Johnson, Caterpillar, entre outras.

Diálogo

Na segunda-feira (28), o vice-presidente Geraldo Alckimin disse que o governo está conversando com o governo dos Estados Unidos.

“Estamos dialogando neste momento pelos canais institucionais e com reserva", disse.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que também está em Washington, destacou que a missão busca soluções para proteger a economia brasileira e as relações diplomáticas de mais de 200 anos entre Brasil e EUA.

“O objetivo é chegar a um acordo e defender o Brasil perante as tarifas unilaterais impostas pelo presidente dos Estados Unidos”, escreveu em uma rede social.

Participam da missão do Senado Tereza Cristina (PP-MS), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC).

A missão tem agenda até esta quarta-feira (30), quando devem se reunir com representantes da Americas Society/Council of the Americas, entidade que reúne lideranças da sociedade civil e do setor empresarial com foco no fortalecimento das relações interamericanas.

Entenda

No dia 9 de julho, Trump anunciou tarifas adicionais de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, a partir de 1º de agosto. O chefe da Casa Branca cita uma suposta relação “injusta” nas relações comerciais entre os dois países, apesar de o Brasil ter déficit comercial com os EUA há 17 anos.

Trump também cita restrições impostas às plataformas digitais americanas e o processo por tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como outros motivos para a tarifa de 50%.

As autoridades norte-americanas ainda abriram investigação contra o Pix por considerarem possível prática “desleal” de mercado, o que prejudicaria as bandeiras de máquinas de crédito estadunidense Visa e MasterCard, além do Whatsapp Pay, da gigante da tecnologia Meta.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Zelensky diz que aceitaria acordo com Trump sobre terras raras: 'Precisamos deter Putin e proteger o que temos'

Em entrevista à agência Reuters, o presidente da Ucrânia diz que vai oferecer uma parceria para os Estados Unidos em troca de garantias de segurança. Segundo ele, a Ucrânia tem as maiores reservas de titânio da Europa.

Saiba mais
Cover Image

Brasil e Vietnã firmam plano para implementar parceria estratégica

Em 2024, Brasil e Vietnã celebraram 35 anos de relações diplomáticas

Saiba mais
Cover Image

Brasil pode ganhar mercados com tarifaço de Trump, diz economista

A avaliação é do economista e professor da Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Adalmir Marquetti

Saiba mais
Cover Image

Lula recebe Boric e defende integração sul-americana

Presidente chileno faz visita de Estado ao Brasil

Saiba mais
Cover Image

Lula participa de jantar com Putin na véspera dos 80 anos do Dia da Vitória

Presidente russo ofereceu jantar no Kremlin para autoridades que estão em Mosocu. Evento nesta sexta (9) marca vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial

Saiba mais
Cover Image

Brasil é o segundo país com mais imigrantes notificados a sair de Portugal; veja ordem

Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força

Saiba mais