Notícia

Brasil é o segundo país com mais imigrantes notificados a sair de Portugal; veja ordem

Compartilhar:
Cover Image

Imigrantes.

Foto: 20/12/18/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força

O governo de Portugal começou a enviar notificações para que quase 34 mil imigrantes para que deixem o país. O grupo teve pedidos de residência negados pelas autoridades portuguesas.

Entre eles estão quase 5,4 mil brasileiros. É o segundo maior grupo de imigrantes que serão notificados para deixar o país, atrás apenas dos indianos.

Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força.

Veja como fica a lista dos países com mais imigrantes notificados:

Índia: 13.466 Brasil: 5.386 Bangladesh: 3.750 Nepal: 3.279 Paquistão: 3.005 Argélia: 1.054 Marrocos: 603 Colômbia: 236 Venezuela: 234 Argentina: 180 Outras nacionalidades: 2.790

Segundo o jornal português “Público”, em pouco mais de um mês, o número de imigrantes que tiveram os pedidos de residência rejeitados quase dobrou.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, informou que dois mil imigrantes estão sendo notificados por dia. Segundo o governo português, quase dois em cada dez pedidos de residência com decisão final foram recusados.

Portugal passou por eleições legislativas no mês passado, e a coalizão de centro-direita, que já governava o país, voltou a ser a mais votada. Mas o grande vencedor foi o partido de extrema-direita Chega, que tem como principal bandeira o discurso anti-imigração.

O Chega conquistou o mesmo número de vagas no Parlamento do Partido Socialista, de esquerda. As duas siglas estão empatadas como a segunda maior força política de Portugal. Em seis anos de existência, o Chega aumentou a votação de 1% para mais de 20%.

O presidente da maior associação de imigrantes de Portugal afirmou nessa segunda-feira que o país tem se tornado uma "prisão a céu aberto" para milhares de imigrantes que não têm processos resolvidos e vivem sob chantagem de expulsão.

Fonte: cbn.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Brasil e Rússia discutem aumento das relações na área de energia

Tarifaço de Trump joga por terra ideia do livre comércio, diz Lula

Saiba mais
Cover Image

Reunião com secretário de Tesouro dos EUA foi cancelada, diz Haddad

Ministro atribui cancelamento à articulação da extrema-direita

Saiba mais
Cover Image

Lula rebate Trump sobre Brasil ser um mau parceiro comercial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta (14), como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial

Saiba mais
Cover Image

Lula anuncia apoio ao acordo de neutralidade do Canal do Panamá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (28), o reconhecimento direto do Brasil ao tratado sobre a neutralidade permanente e a operação do Canal do Panamá

Saiba mais
Cover Image

Brasil anuncia US$ 1 bilhão para fundo de florestas tropicais

Anúncio de aporte inicial foi feito pelo presidente Lula

Saiba mais
Cover Image

Após mal-estar sobre críticas a Belém, Lula se reúne com premiê alemão

Líderes concordaram em fortalecer as relações entre os dois países

Saiba mais