Notícia

Brasil é o segundo país com mais imigrantes notificados a sair de Portugal; veja ordem

Compartilhar:
Cover Image

Imigrantes.

Foto: 20/12/18/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força

O governo de Portugal começou a enviar notificações para que quase 34 mil imigrantes para que deixem o país. O grupo teve pedidos de residência negados pelas autoridades portuguesas.

Entre eles estão quase 5,4 mil brasileiros. É o segundo maior grupo de imigrantes que serão notificados para deixar o país, atrás apenas dos indianos.

Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força.

Veja como fica a lista dos países com mais imigrantes notificados:

Índia: 13.466 Brasil: 5.386 Bangladesh: 3.750 Nepal: 3.279 Paquistão: 3.005 Argélia: 1.054 Marrocos: 603 Colômbia: 236 Venezuela: 234 Argentina: 180 Outras nacionalidades: 2.790

Segundo o jornal português “Público”, em pouco mais de um mês, o número de imigrantes que tiveram os pedidos de residência rejeitados quase dobrou.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, informou que dois mil imigrantes estão sendo notificados por dia. Segundo o governo português, quase dois em cada dez pedidos de residência com decisão final foram recusados.

Portugal passou por eleições legislativas no mês passado, e a coalizão de centro-direita, que já governava o país, voltou a ser a mais votada. Mas o grande vencedor foi o partido de extrema-direita Chega, que tem como principal bandeira o discurso anti-imigração.

O Chega conquistou o mesmo número de vagas no Parlamento do Partido Socialista, de esquerda. As duas siglas estão empatadas como a segunda maior força política de Portugal. Em seis anos de existência, o Chega aumentou a votação de 1% para mais de 20%.

O presidente da maior associação de imigrantes de Portugal afirmou nessa segunda-feira que o país tem se tornado uma "prisão a céu aberto" para milhares de imigrantes que não têm processos resolvidos e vivem sob chantagem de expulsão.

Fonte: cbn.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Presidente do México sobe o tom e denuncia 'ameaças' à soberania nacional em meio a tensões com os EUA

Claudia Sheinbaum diz que é preciso lembrar a 'grandeza do país' no combate a um 'espírito intervencionista'

Saiba mais
Cover Image

Cessar-fogo por um fio: Israel e Trump dão ultimato ao Hamas sobre reféns

Donald Trump dobra a aposta e dá prazo para que reféns sejam libertados pelo Hamas, que anunciou a suspensão das libertações na segunda-feira (10)

Saiba mais
Cover Image

Mais um dia com Donald Trump

Trump está levando a um cenário de pânico, que relembra as crises financeiras do passado. E esse é só o começo do governo dele

Saiba mais
Cover Image

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Pontífice tinha 88 anos e morreu em casa, na Cidade do Vaticano. A causa da morte será divulgada à tarde. Francisco foi o primeiro papa latino-americano e deixa legado de tolerância e diálogo

Saiba mais
Cover Image

EUA e China vão se encontrar na próxima semana para tratar sobre acordo comercial, diz Trump

Encontro acontecerá na segunda-feira, 9 de junho, e deve reunir representantes dos dois países em Londres, na Inglaterra

Saiba mais
Cover Image

Brasileiro Thiago Ávila vai para solitária em prisão de Israel

Defesa informa que ativista foi ameaçado com 7 dias em solitária

Saiba mais