Notícia

Brasil é o segundo país com mais imigrantes notificados a sair de Portugal; veja ordem

Compartilhar:
Cover Image

Imigrantes.

Foto: 20/12/18/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força

O governo de Portugal começou a enviar notificações para que quase 34 mil imigrantes para que deixem o país. O grupo teve pedidos de residência negados pelas autoridades portuguesas.

Entre eles estão quase 5,4 mil brasileiros. É o segundo maior grupo de imigrantes que serão notificados para deixar o país, atrás apenas dos indianos.

Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força.

Veja como fica a lista dos países com mais imigrantes notificados:

Índia: 13.466 Brasil: 5.386 Bangladesh: 3.750 Nepal: 3.279 Paquistão: 3.005 Argélia: 1.054 Marrocos: 603 Colômbia: 236 Venezuela: 234 Argentina: 180 Outras nacionalidades: 2.790

Segundo o jornal português “Público”, em pouco mais de um mês, o número de imigrantes que tiveram os pedidos de residência rejeitados quase dobrou.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, informou que dois mil imigrantes estão sendo notificados por dia. Segundo o governo português, quase dois em cada dez pedidos de residência com decisão final foram recusados.

Portugal passou por eleições legislativas no mês passado, e a coalizão de centro-direita, que já governava o país, voltou a ser a mais votada. Mas o grande vencedor foi o partido de extrema-direita Chega, que tem como principal bandeira o discurso anti-imigração.

O Chega conquistou o mesmo número de vagas no Parlamento do Partido Socialista, de esquerda. As duas siglas estão empatadas como a segunda maior força política de Portugal. Em seis anos de existência, o Chega aumentou a votação de 1% para mais de 20%.

O presidente da maior associação de imigrantes de Portugal afirmou nessa segunda-feira que o país tem se tornado uma "prisão a céu aberto" para milhares de imigrantes que não têm processos resolvidos e vivem sob chantagem de expulsão.

Fonte: cbn.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula diz que estar no bloco 'protege' os países

Presidentes dos dois países têm visões antagônicas sobre bloco econômico. Lula participa, em Buenos Aires, da reunião de cúpula. Ao fim do encontro, Lula recebeu de Milei o comando do grupo pelos próximos seis meses

Saiba mais
Cover Image

Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste sábado (5) que o Brics segue como "fiador de um futuro promissor"

Saiba mais
Cover Image

Na OMC, Brasil diz que tarifas não podem ser usadas contra soberania

Durante o encontro, em Genebra entre os dias 22 e 23 de julho, foram debatidos, por iniciativa do Brasil, temas relativos à necessidade de respeito ao sistema multilateral de comércio baseado em regras

Saiba mais
Cover Image

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Mecanismo é usado para punir supostos violadores de direitos humanos

Saiba mais
Cover Image

Rússia diz que 'tensões na Venezuela podem ter consequências imprevisíveis para o Ocidente'

Há uma semana, Vladimir Putin falou por telefone com Nicolás Maduro e reafirmou o apoio de seu governo frente às ameaças dos EUA, que também pressionam Moscou por um acordo de paz com a Ucrânia

Saiba mais
Cover Image

China encerra embargo e libera frango do RS após surto sanitário

Suspensão durava desde 2024 e afetou exportações do estado

Saiba mais