Notícia

Zelensky diz que aceitaria acordo com Trump sobre terras raras: 'Precisamos deter Putin e proteger o que temos'

Compartilhar:
Cover Image

Volodymyr Zelensky mostra mapa com recursos minerais da Ucrânia a jornalista da Reuters.

Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko

Em entrevista à agência Reuters, o presidente da Ucrânia diz que vai oferecer uma parceria para os Estados Unidos em troca de garantias de segurança. Segundo ele, a Ucrânia tem as maiores reservas de titânio da Europa.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (7) que está disposto a um acordo com Donald Trump em troca de apoio contra a Rússia após o presidente dos Estados Unidos dizer que condicionaria uma ajuda em troca do direito a "terras raras".

Em entrevista à agência de notícias Reuters, Zelensky exibiu um mapa que mostra vastos depósitos de terras raras e minerais essenciais em território ucraniano e disse que irá propor uma parceria ao presidente dos Estados Unidos.

"Se estamos falando de um acordo, então vamos fazer um acordo, somos a favor dele. Precisamos deter Putin e proteger o que temos: uma região muito rica, Dnipro, no centro da Ucrânia", declarou.

A Ucrânia já havia levantado a hipótese de abrir seus minerais essenciais para investimentos de aliados no fim do ano passado, ao apresentar um "plano de vitória" que buscava colocá-la na posição mais forte para negociações e forçar Moscou a se sentar à mesa. Agora parece que a ideia pode ser concretizada.

Zelensky enfatizou que Kiev não estava propondo "doar" seus recursos, mas oferecer uma parceria mutuamente benéfica para desenvolvê-los em conjunto:

"Os americanos ajudaram mais e, portanto, os americanos devem ganhar mais. Eles devem ter essa prioridade, e terão. Eu também gostaria de falar sobre isso com o presidente Trump".

Terras raras são importantes na fabricação de ímãs de alto desempenho, motores elétricos e eletrônicos de consumo. Segundo Zelensky, a Ucrânia tem as maiores reservas de titânio - essencial para a indústria da aviação e espacial, e urânio, usado para energia nuclear e armas - da Europa e muitos dos depósitos do mineral estão no noroeste do país, longe dos combates.

O presidente ucraniano também afirma que menos de 20% dos recursos minerais do país, incluindo cerca de metade de seus depósitos de terras raras, estão sob ocupação russa.

Além do interesse por suas terras, Zelensky disse que Kiev e a Casa Branca também estão discutindo a ideia de usar os vastos locais de armazenamento subterrâneo de gás da Ucrânia para armazenar gás natural liquefeito dos EUA.

"Sei que a administração Trump está muito interessada nisso... Estamos prontos e dispostos a ter contratos para fornecimento de GNL para a Ucrânia. E, claro, seremos um centro para toda a Europa", disse. O líder ucraniano ainda afirmou que é essencial que ele se encontre pessoalmente com Trump antes do presidente russo, Vladimir Putin, "caso contrário, pareceria um diálogo sobre a Ucrânia sem a Ucrânia".

Trump disse, nesta sexta-feira, que esperava falar com Zelensky na semana que vem.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Três mortos e ao menos 28 feridos em ataque russo no Leste da Ucrânia

Segundo o prefeito de Dnipró, 15 edifícios foram danificados pela ação russa

Saiba mais
Cover Image

Lula participa de jantar com Putin na véspera dos 80 anos do Dia da Vitória

Presidente russo ofereceu jantar no Kremlin para autoridades que estão em Mosocu. Evento nesta sexta (9) marca vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial

Saiba mais
Cover Image

Brasil e Rússia discutem aumento das relações na área de energia

Tarifaço de Trump joga por terra ideia do livre comércio, diz Lula

Saiba mais
Cover Image

Gestores brasileiros retidos em Israel conseguem chegar à Jordânia

Parte dos gestores municipais brasileiros que ficaram retidos em Tel Aviv após o início dos conflitos entre Israel e Irã, na última quinta-feira (12), conseguiu cruzar a fronteira com a Jordânia em segurança

Saiba mais
Cover Image

Lula pede vaga para Brasil e Índia no conselho de segurança da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (8), em Brasília, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

Saiba mais
Cover Image

Fome é irmã da guerra e inimiga da democracia, diz Lula

Presidente fez discurso em evento promovido pela FAO em Roma

Saiba mais