Notícia

Governo de MS reafirma compromisso com as políticas públicas para mulheres na V Conferência Estadual

Compartilhar:
Cover Image

O evento é organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, vinculado à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania).

Foto: Matheus Carvalho/SEC

V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, com o tema 'Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas'

O Governo de Mato Grosso do Sul abriu oficialmente, quinta-feira (28), a V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, com o tema 'Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas', no auditório da Faculdade Insted, em Campo Grande. O evento é organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, vinculado à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania).

A Conferência reuniu representantes da sociedade civil, movimentos de mulheres, gestoras municipais, parlamentares e autoridades estaduais e nacionais. A programação teve início com apresentação cultural e seguiu com a cerimônia de abertura, marcada por homenagens às mulheres que foram protagonistas na consolidação das políticas públicas no Estado.

Democracia, igualdade e participação social

Em sua fala, a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, destacou que a convocação da Conferência simboliza a continuidade de uma luta histórica.

“Consolidar a igualdade de gênero e racial não depende apenas da vontade política de um governo, mas da construção de uma agenda institucional envolvendo União, estados, municípios e sociedade civil. Uma conferência é sempre um exercício democrático, muitas vezes desafiador, mas que resulta em avanços concretos para a vida das mulheres”, afirmou.

Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou o caráter plural e inclusivo do encontro ao dar as boas-vindas. “Somos uma verdadeira potência de mulheres fortes. Iguais em direitos e dignidade em toda a nossa diversidade: mulheres indígenas, quilombolas, 60+, mulheres com deficiência, jovens, lésbicas, trans, negras. A Conferência é de todas e para todas. É aqui que reafirmamos o compromisso de não deixar nenhuma mulher para trás”, destacou.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Jamille Weiss, emocionou-se ao falar sobre a representatividade do momento.

“Estou muito feliz em ver tantas mulheres que me forjaram na luta e que seguem inspirando. O Conselho seguirá atuando para garantir que nenhuma mulher fique de fora das políticas públicas. Este é um espaço que simboliza a continuidade da luta por igualdade e cidadania plena”, declarou.

Representando o Ministério das Mulheres, a secretária nacional de Autonomia Econômica, Rosane Silva, ressaltou a importância da retomada das conferências como instrumento democrático. “Quero cumprimentar a sociedade civil, que tem conduzido conosco este processo de retomada das conferências de políticas para as mulheres. Trago um abraço caloroso do Ministério das Mulheres e o compromisso do Governo Federal de seguir ao lado dos estados e municípios, garantindo que a voz das mulheres seja ouvida em toda a sua diversidade”, afirmou.

Compromisso do Estado

O vice-governador, José Carlos Barbosa, Barbosinha, destacou o papel das lideranças femininas na organização da conferência.

“Quero registrar meu reconhecimento ao trabalho da Manuela, à atuação da Jamille, da secretária Viviane. A realização desta conferência demonstra o compromisso do Governo do Estado em ouvir a sociedade civil e fortalecer o protagonismo feminino em todos os espaços”, pontuou.

Já o governador Eduardo Riedel ressaltou que o evento simboliza um resgate democrático e reforçou a responsabilidade do Estado no enfrentamento à violência contra mulheres.

“Este momento é extremamente representativo porque resgata a necessidade da participação ativa da sociedade civil, em especial das mulheres em toda a sua diversidade, para que possamos ouvir e construir políticas públicas a partir desse diálogo. Carregamos um dos piores indicadores de feminicídio do Brasil e não podemos esconder esse problema. É preciso enfrentá-lo com seriedade, em articulação com todas as instituições”, afirmou.

Construção coletiva

A Conferência segue até sexta-feira (29), com painéis e grupos de trabalho que irão debater temas como democracia e participação política, autonomia econômica, enfrentamento à violência contra mulheres, direito ao território e sustentabilidade, educação não sexista e saúde integral. Ao final, serão eleitas as delegadas que irão representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional, em Brasília, no mês de setembro.

Por: Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

“Construindo o Futuro” – Três Lagoas tem um importante projeto na luta contra o trabalho infantil

O projeto “Conectando Saberes” tem como foco a capacitação digital de adolescentes e jovens de 14 a 18 anos incompletos

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas 110 anos: Expotrês 2025 começa nesta quarta com shows gratuitos

A Prefeitura, em parceria com o Sindicato Rural de Três Lagoas, viabilizou um cronograma de shows com artistas de renome nacional

Saiba mais
Cover Image

Vereadores prestigiam inaugurações de espaços para Projeto Escola de Tempo Integral (PROETI)

Programa Escola de Tempo Integral (PROETI) atenderá 360 alunos de três escolas

Saiba mais
Cover Image

“Cinema nos Bairros” será realizado no Guanabara nesta sexta (04)

As sessões do Cinema nos Bairros acontecem nas duas últimas sextas-feiras de cada mês

Saiba mais
Cover Image

Apresentação da proposta de revisão do Plano Diretor será feita no dia 29 no Plenário da Câmara

A audiência tem como objetivo apresentar à sociedade a minuta do projeto de lei que trata da revisão do Plano Diretor de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Dr. Cassiano Maia participa do lançamento da construção da nova sede do SENAC

A expansão do Senac Três Lagoas integra uma estratégia de fomento à qualificação profissional em sintonia com a expansão econômica local

Saiba mais