Notícia

Portaria cria comitê para organizar Copa do Mundo feminina de 2027

Compartilhar:
Cover Image

O governo brasileiro criou um comitê que ficará responsável por organizar a Copa do Mundo Feminina de 2027.

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Coordenação ficará a cargo do Ministério do Esporte

O governo brasileiro criou um comitê que ficará responsável por organizar a Copa do Mundo Feminina de 2027, torneio que terá o país como sede. A medida está prevista em portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12).

Além de estabelecer uma estrutura de governança interministerial para “assegurar o alinhamento e a cooperação entre os diversos órgãos da administração pública federal envolvidos na organização do evento”, a portaria prevê a possibilidade de formação de câmaras temáticas temporárias, para tratar de assuntos específicos relacionados às atividades preparatórias.

A coordenação do Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol Feminino Fifa 2027 (CGCOPA 2027) e o Grupo Executivo da Copa (Gecopa 2027) ficará a cargo do Ministério do Esporte. A pasta ficará responsável também pela Secretaria Executiva, tanto do comitê como do grupo executivo, de forma a assegurar maior articulação entre os órgãos e o acompanhamento sistemático das ações.

“Com a liderança do Ministério do Esporte, o CGCOPA reunirá 23 órgãos da administração pública federal, entre eles a Advocacia-Geral da União, os ministérios da Fazenda, Saúde, Educação, Transportes, Justiça e Segurança Pública, Igualdade Racial, Mulheres, Turismo, além do Gabinete de Segurança Institucional e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República”, informou o Ministério do Esporte.

De acordo com a portaria, as reuniões do comitê ocorrerão de forma ordinária a cada seis meses, podendo ser convocadas de forma extraordinária pelo coordenador.

“Poderão ainda ser criadas câmaras temáticas temporárias para tratar de temas técnicos específicos, como segurança, infraestrutura, mobilidade, comunicação e turismo”, detalhou o ministério.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Superliga feminina pode chegar a Campo Grande após sucesso de jogos masculinos

Segundo Fabiano Rodrigues, organizador do evento, Minas ou Flamengo são as equipes mais prováveis de jogarem na capital, mas partida deve acontecer no final do segundo semestre deste ano ou em 2026

Saiba mais
Cover Image

SEJUVEL abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Masculino Série “A” e “B”, Edição 2025

A competição será realizada de 17 de junho a 30 de julho

Saiba mais
Cover Image

Liga do Enxadrista 2025 chega a Três Lagoas em comemoração aos 110 anos do Município

O torneio é promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e pela Liga do Enxadrista

Saiba mais
Cover Image

João Fonseca vence belga de virada e chega ao 1º triunfo na grama em torneios de nível ATP

Brasileiro estreia bem no ATP 250 de Eastbourne, aplica pneu em Zizou Bergs e rompe barreira dos 1.000 pontos no ranking mundial de simples

Saiba mais
Cover Image

SEJUVEL abre inscrições para aulas gratuitas do Projeto Ritbox destinadas a mulheres

As inscrições serão desta terça-feira, até o dia 01 de agosto (sexta-feira)

Saiba mais
Cover Image

Participe dos treinos da escolinha de vôlei de Selvíria

A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Saiba mais