Notícia

Polícia Federal combate tráfico de medicamentos para os Estados Unidos

Compartilhar:
Cover Image

Operação Tarja Preta.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Líder da organização criminosa foi preso em Orlando, na Flórida

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (11) a Operação Tarja Preta. A meta é desarticular um esquema de exportação ilegal para os Estados Unidos de medicamentos sujeitos a controle especial. A ação contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) e de oficiais do governo norte-americano.

Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em endereços residenciais e comerciais localizados em Rio das Ostras (RJ), envolvendo quatro pessoas físicas e duas pessoas jurídicas diretamente ligadas ao esquema.

“O líder da organização criminosa foi localizado e preso em Orlando, na Flórida, por oficiais do governo dos Estados Unidos. Após os trâmites legais, ele será deportado para o Brasil”, destacou o comunicado.

Segundo a PF, as investigações começaram em 2023 e revelaram a atuação de uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas entre fornecedores (farmácias), intermediários e receptadores.

Remessas internacionais

“O grupo realizava remessas internacionais de fármacos psicotrópicos sem a exigência de prescrição médica, em desacordo com normas sanitárias brasileiras e norte-americanas”, detalhou a PF.

Alguns envios foram interceptados pela própria PF e pelo Customs and Border Protection, em cooperação com a Drug Enforcement Administration. Foram localizadas substâncias como zolpidem, alprazolam, clonazepam, pregabalina e ritalina – todas classificadas pelo Ministério da Saúde como psicotrópicas ou entorpecentes.

“A investigação conduzida revelou ainda dezenas de movimentações financeiras atípicas e transferências bancárias, trazendo à tona fortes indícios de lavagem de dinheiro e financiamento da atividade ilícita”, destacou a Polícia Federal.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e tráfico internacional de drogas, “sem prejuízo de outros delitos que porventura venham a surgir no decorrer da investigação”.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Justiça determina prisão preventiva de Mister MS após assassinato de motorista de van

Alexandre foi preso no último domingo (09) na BR-060; ex-policial civil também foi preso

Saiba mais
Cover Image

Catarinense é preso com 8 toneladas de maconha escondidas em carga de milho

Droga saiu de Ponta Porã na madrugada desta terça-feira e foi interceptada pela PRF na MS-386

Saiba mais
Cover Image

STF estabelece medidas contra violência em operações policiais do Rio

As medidas foram definidas durante o julgamento definitivo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como a ADPF das Favelas

Saiba mais
Cover Image

Taxista é preso em flagrante pelo estupro de passageira

Este ano, a polícia registrou 660 casos de violência sexual no Estado, 29 somente em maio

Saiba mais
Cover Image

Três jovens são presos acusados de assassinarem professor para roubar uma moto

O crime aconteceu na madrugada do último domingo (20), próximo da aldeia indígena PiraKuá

Saiba mais
Cover Image

Operação do Gaeco desmantela esquema de tráfico de drogas dentro de presídio

A organização criminosa contava com uma rede de colaboradores em Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Jardim, Sidrolândia, Ponta Porã e Bonito

Saiba mais