Notícia

Rede SUS oferecerá vacina de alto custo para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

Compartilhar:
Cover Image

A ação segue as orientações do Ministério da Saúde (MinSaúde).

Foto: Divulgação

De acordo com o MinSaúde, o VSR é o principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de dois anos

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que iniciará, no começo de dezembro, a oferta da vacina para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A ação segue as orientações do Ministério da Saúde (MinSaúde) e tem como finalidade proteger as gestantes e, principalmente, os bebês nos primeiros 6 meses de vida — período em que estão mais vulneráveis a complicações respiratórias graves.

De acordo com o MinSaúde, o VSR é o principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de dois anos. Estima-se que o vírus esteja presente em até 80% dos casos de bronquiolite e 60% dos casos de pneumonia nessa faixa etária. A vacinação das gestantes é uma estratégia eficaz para reduzir hospitalizações e óbitos infantis, já que os anticorpos da mãe são transmitidos ao bebê ainda durante a gestação.

PÚBLICO-ALVO E CRONOGRAMA

A vacinação é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, conforme o calendário estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aplicação será realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município, durante o horário de funcionamento habitual.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do pré-natal e comprovante de residência. A imunização é feita em dose única, garantindo proteção prolongada para a mãe e o bebê.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

A coordenadora de imunização, Humberta Azambuja, destacou que a campanha representa um avanço na saúde materno-infantil no SUS para o município. “A introdução da vacina contra o VSR é uma conquista importante para proteger nossas gestantes e recém-nascidos. A prevenção é a melhor forma de evitar complicações respiratórias graves nos primeiros meses de vida”, afirmou Humberta.

Estudos apontam que, com a introdução dessa vacina, o Brasil poderá evitar mais de 28 mil internações de bebês por ano. O imunizante também contribuirá para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde, especialmente durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

ORIENTAÇÕES ÀS GESTANTES

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes mantenham o acompanhamento pré-natal em dia e conversem com o profissional de saúde, seguindo as recomendações. Independentemente da idade cronológica, o ideal é que a gestante seja vacinada entre a 28ª e a 36ª semana de gestação.

Mesmo após a imunização, é importante continuar adotando medidas preventivas, como:

• Lavar as mãos com frequência; • Evitar contato próximo com pessoas com sintomas gripais; • Manter os ambientes bem ventilados.

A vacinação contra o VSR não substitui outras vacinas recomendadas durante a gestação, como as vacinas contra influenza e dTpa (difteria, tétano e coqueluche).

Para mais informações, as gestantes podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou entrar em contato com a Central de Imunização pelo telefone (67) 8139-3326. Também é possível obter informações através da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (67) 3929-9943.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Sábado tem atendimento gratuito de diversas especialidades médicas em Selvíria; Consultas devem ser agendadas

O serviço será oferecido em Selvíria no dia 29 de março, a partir das 7h, na escola Joaquim Camargo, no Bairro Véstia

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura reforça ações de combate à dengue em reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses

O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e reuniu diversos representantes de instituições e setores comprometidos com a saúde pública

Saiba mais
Cover Image

Hemosul convoca doadores: estoques de O-, O+ e A- estão em nível crítico em Mato Grosso do Sul

O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está com os estoques de sangue em estado crítico para os tipos O negativo, O positivo e A negativo

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura amplia número de castrações de cães e gatos em Selvíria; Pré-cadastro continua aberto

As cirurgias — para cães e gatos, machos e fêmeas — serão realizadas no dia 7 de setembro, em uma unidade móvel do projeto

Saiba mais
Cover Image

Caravana da Castração em Três Lagoas chega ao penúltimo dia com mais de 900 animais atendidos

A ação acontece no Parque de Exposições “Joaquim Marques de Souza” e termina nesta terça-feira, 16 de setembro, último dia de atendimentos na cidade

Saiba mais
Cover Image

Novembro Roxo: HRMS reforça importância da prevenção e dos cuidados com a prematuridade

Neste ano, o tema mundial da campanha é “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”

Saiba mais