Notícia

Com 10,7 mil doses, Mato Grosso do Sul começará a vacinação contra bronquiolite

Compartilhar:
Cover Image

Contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Foto: Agência Brasil

Remessa com vacinas contra VSR chega amanhã ao Estado e a distribuição para os 79 municípios será a partir de quinta-feira (4)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) recebe nesta quarta-feira (3), um total de 10.755 doses enviadas pelo Ministério da Saúde da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente causador da bronquiolite em recém-nascidos e lactentes.

A chegada dessas doses marca o início da oferta do imunizante pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul, conforme anunciado previamente pela SES. As vacinas serão imediatamente conferidas e armazenadas. Os municípios deverão realizar a retirada das doses diretamente na Rede de Frio estadual, conforme cronograma previamente pactuado.

Foco na Proteção dos Bebês

O imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana. A vacinação durante a gravidez é uma estratégia essencial, pois permite a transferência de anticorpos para o bebê pela placenta, garantindo a proteção do recém-nascido desde o nascimento.

É justamente neste período que a criança está mais vulnerável a infecções respiratórias, sendo o VSR responsável por 60% das pneumonias em menores de 2 anos.

O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, destaca o impacto dessa nova campanha.

"Esta vacina é um marco na saúde pública, pois nos permite intervir na proteção do bebê antes mesmo do nascimento. Estruturamos toda a rede e capacitamos os 79 municípios para garantir que o imunizante chegue de forma rápida e segura. É fundamental que as gestantes a partir da 28ª semana procurem a unidade de saúde, pois essa dose será determinante para reduzir internações, evitar complicações graves e salvar vidas de nossos recém-nascidos contra a bronquiolite", explica.

Logística e Distribuição Imediata no Estado

Para garantir a implantação segura e eficiente da vacinação, a SES concluiu o treinamento das equipes, alinhou fluxos com os municípios e organizou a rede de atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

As equipes receberam orientações sobre o acolhimento das gestantes, a conferência da idade gestacional, a organização das salas de vacina, o registro adequado das doses e a priorização do atendimento no pré-natal. Os procedimentos de triagem e aplicação também foram padronizados para assegurar uniformidade e qualidade em todo o Estado.

Com a chegada da remessa nesta quarta-feira (3), a distribuição para os 79 municípios do estado será iniciada a partir de quinta-feira (4), seguindo um fluxo descentralizado:

Logística descentralizada: os municípios de Mato Grosso do Sul já estão orientados a retirar as doses na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição (CEAD) da SES, em Campo Grande. Eles são responsáveis por buscar a vacina para garantir a rapidez na distribuição.

Preparação da Rede: as equipes municipais de imunização concluíram o treinamento e receberam as orientações oficiais do informe técnico, garantindo o início da campanha de forma padronizada em todo o Estado.

Capacitação Abrangente: a capacitação cobriu a verificação da idade gestacional a partir de 28 semanas, a organização das salas de vacinação, o registro adequado das doses e a priorização do atendimento no pré-natal.

Distribuição da 1ª Remessa: esta primeira remessa destinará todas as 755 doses aos municípios, com base no público-alvo de gestantes a partir de 28 semanas.

Por: André Lima, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeitura de TL inicia Campanha “Aluno Imunizado” nas Escolas e CEIs da Rede Municipal e Estadual de Ensino

O objetivo da campanha é realizar a verificação e atualização da caderneta vacinal dos alunos, com ênfase na vacinação contra a Influenza (Gripe)

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO TUTORES – Castramóvel estará na Vila Piloto a partir de segunda-feira (07)

Nesta fase, o trailer da SMS estará alocado na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Vila Piloto, com previsão de atendimento até 1º de agosto

Saiba mais
Cover Image

Etapa do Castramóvel na Vila Piloto termina nesta sexta-feira, 1º de agosto

A partir do dia 05 de agosto, terça-feira, o Castramóvel passará atender na USF do Vila Alegre

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul adota aplicação da ‘dose zero’ contra sarampo para reforçar proteção em bebês

A medida preventiva se soma às ações já em curso no Estado, que mantém bloqueios vacinais e vigilância ativa para evitar a reintrodução do vírus

Saiba mais
Cover Image

Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS

Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio

Saiba mais
Cover Image

Mutirão de vacinação em Três Lagoas atualiza cadernetas e emite 722 DVAs

A ação aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município

Saiba mais