Na madrugada desta quinta-feira, 04 de dezembro, a Prefeitura de Três Lagoas, em conformidade com a orientação do Ministério Público Estadual, realizou a internação involuntária de uma pessoa em situação de rua. A medida foi tomada com o objetivo de proteger a integridade e garantir o bem-estar do cidadão, tendo em vista sua vulnerabilidade e o comprometimento de sua saúde física e mental.
A decisão foi fundamentada após uma avaliação técnica, que constatou a ausência de condições mínimas de autocuidado, higiene e preservação da saúde. Além disso, os familiares da pessoa em questão estão cientes da situação, autorizaram a ação e informaram que não possuem condições de oferecer os cuidados necessários.
Outro ponto levado em consideração, é que o indivíduo, que se encontrava em situação de risco devido ao uso de substâncias psicoativas, não possuía condições de cuidar de si mesmo.
A ação foi realizada no cruzamento da Avenida Filinto Müller com a Rua Paranaíba, com a colaboração e participação integrada da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério Público Estadual e o Batalhão do Corpo de Bombeiros.
A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, de acordo com a legislação vigente de saúde mental, reitera que é dever do município garantir o tratamento adequado a indivíduos que não conseguem mais se cuidar, assegurando o acesso à rede de cuidados e à proteção de sua integridade.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar