Notícia

PM inicia Operação Boas Festas 2025 com reforço de 40% no policiamento em todo o Estado

Compartilhar:
Cover Image

Operação Boas Festas 2025.

Foto: Comunicação PMMS

A ação, que segue até 4 de janeiro, reforça o policiamento para garantir mais segurança à população durante o período de compras

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul deu início quarta-feira (3) à Operação Boas Festas 2025, durante cerimônia realizada no Comando-Geral da corporação, em Campo Grande. A ação, que segue até 4 de janeiro, reforça o policiamento para garantir mais segurança à população durante o período de compras, eventos e circulação intensa típica do final de ano.

O lançamento reuniu autoridades civis e militares e marcou o início das atividades reforçadas em todos os 79 municípios do Estado, abrangendo áreas urbanas e rurais, regiões turísticas, corredores comerciais e locais de grande fluxo de pessoas.

Representando o comandante-geral da PM de Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Garnes, o chefe do Estado-Maior, coronel Nivaldo de Pádua Mello, reforçou que a operação amplia o policiamento em todo o Estado, com atenção especial às regiões turísticas, cidades da fronteira e áreas rurais.

“Estamos reforçando o policiamento em todo o Estado, inclusive nos ranchos e propriedades rurais, muito procurados neste período de festas. O Batalhão Rural e a Polícia Militar Ambiental estão atuando em uma operação especial”, explicou.

O coronel destacou ainda o aumento de 30% a 40% no efetivo em cidades estratégicas, priorizando o policiamento ostensivo e preventivo para reduzir riscos relacionados ao abandono temporário de residências, deslocamento de famílias e maior circulação de turistas.

Capital

Segundo o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Emerson de Almeida, somente na Capital haverá um aumento de aproximadamente 40% no efetivo empregado, considerando o crescimento da movimentação econômica, especialmente após o pagamento de salários e do 13º.

O coronel destacou que o planejamento contempla diversas modalidades operacionais: patrulhamento motorizado e a pé, apoio das unidades especializadas, como Cavalaria, reforço nas rodovias e áreas de turismo, além da utilização da aeronave da PM, que atuará tanto em missões ordinárias quanto em monitoramento aéreo de aglomerações e pontos sensíveis.

“A intenção é fazer um policiamento de qualidade e dar segurança às pessoas que vão ao comércio ou ao lazer. Toda a cidade estará policiada, com atenção especial aos corredores comerciais e gastronômicos”, afirmou o coronel.

Em Campo Grande, áreas como o quadrilátero entre as avenidas Mato Grosso, Fernando Corrêa da Costa e Rui Barbosa, além da região da 14 de Julho, onde ocorre a parada natalina, receberão maior presença policial.

Combate a crimes e atenção ao trânsito

Entre os crimes mais sensíveis deste período, a PM destaca o combate ao roubo e furto, que tendem a aumentar em razão do fluxo comercial. O coronel Emerson lembrou que houve uma redução de 22% nos crimes de roubo este ano e que o objetivo é manter a queda com ações intensificadas.

O trânsito também será alvo de fiscalização reforçada. O uso de bebida alcoólica associado à direção é um dos principais pontos de atenção. “Estamos reforçando o policiamento de trânsito para alertar os motoristas e evitar acidentes, especialmente envolvendo motociclistas, que infelizmente têm sido as principais vítimas”, afirmou.

Durante o evento, representantes da comunidade também reforçaram a importância da atuação integrada entre segurança pública e sociedade civil.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região do Anhanduizinho, Irwing Ferreira, destacou: “A aproximação entre a comunidade e as forças de segurança tem sido essencial. A Polícia Militar, a Polícia Civil e os conselhos comunitários estão fazendo um excelente trabalho conjunto.”

Com o início da Operação Boas Festas 2025, a PM reforça seu compromisso de garantir tranquilidade à população sul-mato-grossense, oferecendo mais presença nas ruas, apoio às atividades comerciais e proteção em áreas de lazer, turismo e trânsito.

Por: Joilson Francelino, Comunicação Sejusp

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Soldados da Usura: Operação contra PMs ‘agiotas’ cumpre mandado em MS

Ministério Público de Rondônia com apoio do MPMS cumpre diligências em Chapadão do Sul

Saiba mais
Cover Image

Fisioterapeuta volta a ser preso acusado de desviar R$ 8 mi da Apae

Dinheiro público era repassado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e serviria para tratamento de ostomizados

Saiba mais
Cover Image

PF faz devassa em 8 revendas de pneus paraguaios na capital

Operação é desdobramento de outra ação policial realizada em novembro de 2023, do qual 6 mil pneumáticos foram confiscados por descaminho

Saiba mais
Cover Image

Polícia prende, em Olinda, suspeito de ameaçar influenciador Felca

Segundo Derrite, homem vendia material infantil nas redes

Saiba mais
Cover Image

Conflitos internos em facções fortaleceram crime organizado em Campo Grande

Major PM Rafael Custódio Alves, revelou preocupação com a interiorização de conflitos típicos de regiões dominadas pelo tráfico para dentro da Capital

Saiba mais
Cover Image

Sonegador contumaz, empresário já foi alvo da PF e preso em MS

Grupo familiar usava empresas de fachada e laranjas para deixar de recolher impostos tributários

Saiba mais