Notícia

Prefeitura de Três Lagoas esclarece sobre aumento de pernilongos e orienta população sobre medidas preventivas

Compartilhar:
Cover Image

A aplicação frequente e sem controle de inseticidas pode causar resistência nos mosquitos, reduzindo a eficácia dos produtos.

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde destaca que segue monitorando a situação e orienta a população a manter os cuidados preventivos em suas residências

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população sobre o aumento de pernilongos registrados nos últimos dias em diversos bairros da cidade.

De acordo com a coordenação de Endemias, o pernilongo comum (Culex quinquefasciatus) tem se desenvolvido em grande quantidade, principalmente em fossas, bueiros e locais com acúmulo de água, o que favorece a sua proliferação e a consequente presença em residências.

Fumacê só em casos de epidemia

Com as reclamações, muitos moradores têm solicitado a aplicação da borrifação, conhecida popularmente como “fumacê”. No entanto, a Secretaria de Saúde esclarece que a aplicação do UBV pesado (Ultra Baixo Volume) só pode ser realizada em situações de surto ou epidemia, quando há risco comprovado à saúde pública.

Já a borrifação com bomba costal motorizada é utilizada apenas em locais específicos, em casos notificados, delimitando áreas de ação. O produto disponibilizado tem finalidade exclusiva para esse tipo de ocorrência, e sua utilização exige prestação de contas oficial e rigorosa.

Uso indiscriminado traz riscos

A aplicação frequente e sem controle de inseticidas pode causar resistência nos mosquitos, reduzindo a eficácia dos produtos. Além disso, o uso inadequado pode gerar desequilíbrio ambiental, afetando insetos benéficos, como as abelhas, e predadores naturais dos mosquitos.

Orientações à população

A Prefeitura reforça que, embora compreensível o incômodo causado, a colaboração da população é essencial para reduzir a presença de pernilongos. Algumas medidas simples podem ajudar:

Manter caixas d’água, ralos e fossas sempre vedados; Evitar acúmulo de água em recipientes, quintais e calhas; Manter bueiros limpos e livres de resíduos que favoreçam o acúmulo de água; Usar telas em janelas e portas para reduzir a entrada dos insetos nas residências; Usar repelentes; Usar inseticidas em casa e no trabalho, se possível. A Secretaria de Saúde destaca que segue monitorando a situação e orienta a população a manter os cuidados preventivos em suas residências.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Dr. Cassiano Maia visita 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Brasil

Dr. Cassiano destacou a importância da visita para a implementação de inovações e melhorias em Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

PSU – Prefeitura convoca 63 candidatos para atuarem na SEMEC e SMAS

O chamamento refere-se ao Processo Seletivo Unificado (PSU)

Saiba mais
Cover Image

Marco histórico: MS recebe status de área livre de aftosa, apto para ampliar mercados da carne

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29), às 5h20 (no horário de MS, 11h20 na França), durante cerimônia na 92ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), realizada em Paris

Saiba mais
Cover Image

Detran anuncia digitalização de guias de licenciamento e fim do envio impresso já a partir de agosto

Embasada em dados internos que demonstram a necessidade de aprimoramento contínuo, a decisão leva em consideração a baixa adimplência pelo meio impresso

Saiba mais
Cover Image

Ação de atualização do Cadastro Único regulariza dezenas de famílias no CRAS Interlagos

A iniciativa teve como foco garantir que as famílias da região pudessem manter seus dados em dia, assegurando o acesso aos benefícios sociais

Saiba mais
Cover Image

DÍVIDA ZERO – REFIS 2025 lançado pela Prefeitura de TL garante 100% de desconto no primeiro mês

A iniciativa oferece descontos progressivos, de 100% a 70%, em multas e juros de tributos e débitos municipais, facilitando a regularização da situação fiscal de pessoas físicas e jurídicas

Saiba mais