Notícia

Prefeitura de Três Lagoas esclarece sobre aumento de pernilongos e orienta população sobre medidas preventivas

Compartilhar:
Cover Image

A aplicação frequente e sem controle de inseticidas pode causar resistência nos mosquitos, reduzindo a eficácia dos produtos.

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde destaca que segue monitorando a situação e orienta a população a manter os cuidados preventivos em suas residências

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população sobre o aumento de pernilongos registrados nos últimos dias em diversos bairros da cidade.

De acordo com a coordenação de Endemias, o pernilongo comum (Culex quinquefasciatus) tem se desenvolvido em grande quantidade, principalmente em fossas, bueiros e locais com acúmulo de água, o que favorece a sua proliferação e a consequente presença em residências.

Fumacê só em casos de epidemia

Com as reclamações, muitos moradores têm solicitado a aplicação da borrifação, conhecida popularmente como “fumacê”. No entanto, a Secretaria de Saúde esclarece que a aplicação do UBV pesado (Ultra Baixo Volume) só pode ser realizada em situações de surto ou epidemia, quando há risco comprovado à saúde pública.

Já a borrifação com bomba costal motorizada é utilizada apenas em locais específicos, em casos notificados, delimitando áreas de ação. O produto disponibilizado tem finalidade exclusiva para esse tipo de ocorrência, e sua utilização exige prestação de contas oficial e rigorosa.

Uso indiscriminado traz riscos

A aplicação frequente e sem controle de inseticidas pode causar resistência nos mosquitos, reduzindo a eficácia dos produtos. Além disso, o uso inadequado pode gerar desequilíbrio ambiental, afetando insetos benéficos, como as abelhas, e predadores naturais dos mosquitos.

Orientações à população

A Prefeitura reforça que, embora compreensível o incômodo causado, a colaboração da população é essencial para reduzir a presença de pernilongos. Algumas medidas simples podem ajudar:

Manter caixas d’água, ralos e fossas sempre vedados; Evitar acúmulo de água em recipientes, quintais e calhas; Manter bueiros limpos e livres de resíduos que favoreçam o acúmulo de água; Usar telas em janelas e portas para reduzir a entrada dos insetos nas residências; Usar repelentes; Usar inseticidas em casa e no trabalho, se possível. A Secretaria de Saúde destaca que segue monitorando a situação e orienta a população a manter os cuidados preventivos em suas residências.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Moradores do Vila Nova e JK podem descartar entulhos e objetos nas caçambas do Mutirão de Limpeza até o dia 24

A ação tem como objetivo eliminar criadouros de vetores de doenças relacionadas a arboviroses, leishmaniose e escorpiões

Saiba mais
Cover Image

Incêndio possivelmente criminoso mata três indígenas em MS

Três mulheres foram carbonizadas, entre elas uma bebê de um ano e seis meses

Saiba mais
Cover Image

OPORTUNIDADE ÚNICA – Veja como cancelar de forma online a multa por terreno sujo em Três Lagoas

Para comprovar a execução do serviço, será necessário anexar fotografias coloridas que evidenciem a melhoria do terreno ou passeio público

Saiba mais
Cover Image

Maio Laranja: Prefeito recebe crianças e adolescentes do SER MAIS

O ato foi mais uma ação do “Maio Laranja”, campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Saiba mais
Cover Image

Empresa Brilha Três Lagoas inicia capacitação de equipe para atuação na iluminação pública

A empresa está em fase de estruturação interna, e a execução dos serviços ocorrerá em breve, conforme o cronograma previsto

Saiba mais
Cover Image

Coxim: Governo entrega reformas em três escolas, celebra 50 anos da Pedro Mendes e inaugura obras de infraestrutura

Os investimentos reforçam o compromisso da atual gestão com a melhoria da infraestrutura urbana e educacional

Saiba mais