Notícia

Retrospectiva: Fundesporte celebra conquistas no esporte escolar, Bolsa Atleta e Técnico e retorno dos Jogos Abertos

Compartilhar:
Cover Image

Destacamos alguns momentos e as conquistas que marcaram o esporte de Mato Grosso do Sul em 2025.

Foto: arquivo/ Fundesporte

Em 2025, tivemos uma conquista inédita no desporto escolar: Mato Grosso do Sul alcançou o 6º lugar no ranking geral dos Jogos da Juventude

Destacamos alguns momentos e as conquistas que marcaram o esporte de Mato Grosso do Sul em 2025.

Jogos Escolares da Juventude de MS

Em 2025, tivemos uma conquista inédita no desporto escolar: Mato Grosso do Sul alcançou o 6º lugar no ranking geral dos Jogos da Juventude, destinados a estudantes-atletas de 15 a 17 anos. O Estado confirmou a força do esporte escolar. A equipe, formada por 215 participantes, conquistou 35 medalhas: 11 de ouro, 8 de prata e 16 de bronze.

Com 194 integrantes, a delegação sul-mato-grossense também participou dos JEB’s 2025 (Jogos Escolares Brasileiros), para atletas de 12 a 14 anos, e garantiu 41 medalhas. Os jogos foram realizados em Uberlândia (MG).

Outro grande destaque foi a participação nas Paralimpíadas Escolares. Os atletas de MS conquistaram 37 medalhas de ouro, 25 de prata e 18 de bronze, totalizando 80 medalhas para a delegação. As conquistas nas Paralimpíadas em São Paulo só foi possível devido aos meetings e festivais paralímpicos realizados durante o ano de 2025, que permitiram aos atletas realizar diversos treinamentos antes das competições.

As Paralimpíadas Escolares aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reunindo estudantes-atletas com deficiência, entre 11 e 17 anos, com o objetivo de incentivar e ampliar a participação de crianças e jovens no paradesporto. Ao todo, a delegação sul-mato-grossense contou com 106 atletas, distribuídos em 9 modalidades e representando 17 municípios.

Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul

Neste ano, também tivemos a volta dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul, um momento importante para o desporto adulto no Estado. Foram realizadas seis fases regionais por todo o Estado, reunindo equipes nas modalidades de voleibol, futsal, basquetebol e handebol. A última etapa reuniu os times vencedores de todas as regiões para definir o campeão estadual.

A edição de 2025 dos JAMS adotou um formato inédito, ampliando o número de jogos e a duração do calendário esportivo para a categoria adulta. Antes restrita a uma fase única e com vagas limitadas, a competição passou a ser dividida em etapas regionais, permitindo que cada região realizasse suas próprias disputas classificatórias.

Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

A edição do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025/2026 conta com a inclusão de novas categorias, como Bolsa Atleta Nacional Surdolímpico, Bolsa Atleta Pré-Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico, além da Bolsa Atleta Pódio Complementar Surdolímpico.

O novo ciclo traz novidades, como a inclusão de categorias para atletas surdos, a criação da categoria pré-olímpica e a reserva de 30% das bolsas para mulheres. As novas inclusões atendem a pedidos apresentados durante uma audiência pública realizada em 2024.

A edição atual contempla 302 atletas e 41 técnicos, totalizando um investimento de R$ 4,2 milhões. Esses recursos, provenientes do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos), são destinados ao pagamento dos benefícios ao longo de 12 meses.

Além de reconhecer o esforço e a dedicação de atletas e técnicos, os programas trazem avanços nesta edição, com ajustes nos valores e criação de novas categorias que ampliam o alcance e a representatividade da iniciativa. Vale ressaltar que todo o processo de inscrição nos programas ocorreu de maneira totalmente on-line, garantindo mais agilidade e acesso aos atletas, sobretudo aos que residem no interior do Estado.

Jogos da Melhor Idade de MS

A Fundesporte ainda realizou as disputas para a melhor idade, reunindo 732 atletas-idosos na bocha e no voleibol adaptado, além de 800 atletas-idosos que disputaram provas de atletismo, dama, dança de salão, dominó, malha, sinuca, tênis de mesa, truco e xadrez. Também participaram 179 atletas no Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade, reafirmando o compromisso com a população idosa de Mato Grosso do Sul.

Na área do lazer, também promovemos diversos festivais, como o Festival de Yoga, o Festival de Praia em Aparecida do Taboado, além de outras atividades que movimentaram os municipios de Mato Grosso do Sul e incentivaram a prática esportiva ligada ao lazer.

Por: Bel Manvailer, Comunicação Setesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Processo de Felipe Massa contra a FIA pelo campeonato da F-1 de 2008: as primeiras audiências em Londres

As sessões vão acontecer entre os dias 28 e 31 de outubro de 2025, para discutir aspectos legais relevantes do processo

Saiba mais
Cover Image

Com recorde de inscritos, MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

A iniciativa tem como objetivo incentivar e apoiar o desenvolvimento de atletas e técnicos em todo o estado

Saiba mais
Cover Image

JUDÔ DOS JETS SUB-14 – Funlec ganha no feminino e Salesiano lidera no masculino

O torneio reuniu jovens atletas das escolas públicas e privadas da cidade, no feminino o título ficou com o Colégio Hermesindo Alonso Gonzales – Funlec e no masculino Colégio Salesiano Dom Bosco

Saiba mais
Cover Image

GP do Catar: Verstappen vence e é vice-líder da F1; Bortoleto é 13º

Regra que limitou número de voltas por pneus bagunçou grid e ajudou holandês a tirar 13 pontos do líder do Mundial. Piastri e Sainz completam pódio

Saiba mais
Cover Image

Alunos do projeto de Judô da SEJUVEL celebram troca de faixa no esporte

Uma noite de grande emoção, onde cerca de 36 alunos puderam celebrar, juntamente com seus familiares, a troca de faixas no esporte

Saiba mais
Cover Image

Copa Três Lagoas de Judô reúne quase 200 atletas em competição emocionante

Ao todo, foram 195 atletas inscritos na competição de cinco cidades diferentes

Saiba mais