Notícia

Comitê Paralímpico faz 1ª convocação para Jogos de Inverno, na Itália

Compartilhar:
Cover Image

Primeira lista de convocação de atletas que competirão na Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina (Itália).

Foto: Divulgação/FIS Internacional Ski/Direitos Reservados

Campeão mundial no esqui cross-country, Ribera é um dos 5 elencados

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (27) a primeira lista de convocação de atletas que competirão na Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina (Itália), com início em 6 de março. O rondoniense Cristian Ribera e a paranaense Aline Rocha – atuais campeão e vice-campeã mundiais, respectivamente – encabeçam a relação de atletas do esqui cross-country, que conta ainda com os paulistas Wellington da Silva e Elena Sena, ambos estreantes nos Jogos. No snowboard, o representante será o gaúcho André Barbieri.

Os cinco atletas elencados atenderam os critérios pré-estabelecidos pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), em parceria com o CPB. A segunda e última chamada de atletas será em 3 de fevereiro, com mais dois nomes, totalizando sete competidores. É o maior número de representantes do Brasil desde a última edição (Beijing 2022) - na ocasião foram seis.

Aline Rocha e Cristian Ribera disputarão na Itália a terceira paralimpíada da carreira. A esquiadora foi a primeira brasileira a competir nos Jogos de Inverno, na edição de PyeongChang (Coreia do Sul), em 2018. Quatro anos depois, em Beijing (China), Aline obteve a sétima colocação, melhor resultado até então, na prova longa (15 quilômetros), no esqui cross-country,

Já Cristian Ribera estreou com apenas 15 anos em PyeongChang 2018, conquistando de cara o sexto lugar, melhor marca do Brasil no esqui cross-country tanto nos Jogos Olímpicos quanto Paralímpicos de Inverno. Em Beijing 2022, Ribera terminou na nona posição.

No snowboard, o gaúcho André Barbieri representará o país pela segunda vez. Ele debutou em Beijing 2022, onde competiu nas provas de cross e banked slalom (slalon inclinado), terminando em 13º lugar em ambas.

Prestes a estrear na Paralimpíada de Milão-Cortina, os esquiadores Wellington da Silva, de 19 anos, e Elena Sena, de 22, somaram bons resultados continentais no último ciclo de preparação. Em 2023, Elena foi campeã na prova de sprint da Copa Continental da Noruega) e, na mesma prova, Wellington levou a prata. Ambos também brilharam na Copa Continental da Argentina, em Ushuaia. Ele foi ouro e ela prata em quatro provas (sprint, 5km, 10km e 20km).

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

ATP atualiza ranking com João Fonseca no top 60; veja lista

Brasileiro subiu 20 posições após título do Challenger de Phoenix

Saiba mais
Cover Image

Poliesportivo da Lagoa recebe partidas das quartas de finais do Campeonato Municipal de Futsal Masculino Série “A” e “B, nesta terça-feira (15)

O campeonato é promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL)

Saiba mais
Cover Image

DESTAQUE REGIONAL – Três Lagoas é vice-campeã de voleibol feminino infantil em Bauru

O voleibol três-lagoense continua se destacando na região, dessa vez a seleção três-lagoense de voleibol infantil categoria sub-16

Saiba mais
Cover Image

Judô de Três Lagoas é campeão geral no 1º Campeonato Tomodachi em Andradina

O evento reuniu cerca de 400 atletas de toda a região e foi organizado pela Associação de Judô Andradinense

Saiba mais
Cover Image

Com 106 atletas, delegação de MS disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

A competição reúne estudantes-atletas com deficiência com idades entre 11 e 17 anos

Saiba mais
Cover Image

Neymar faz hat-trick, Santos vence Juventude e se aproxima de permanência na Série A

Camisa 10 marca três gols no segundo tempo e dá vitória ao Peixe no Alfredo Jaconi

Saiba mais