Notícia

Presidente do TSE alerta para aumento de desinformação nas eleições

Compartilhar:
Cover Image

Ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cárme Lúcia participou de seminário sobre desinformação e segurança

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alertou nesta terça-feira (27) para o crescimento da circulação de desinformação com a proximidade das eleições de 2026, promovida com objetivos maliciosos de gerar descrença e “capturar a vontade livre do eleitor”.

Ao abrir um seminário sobre desinformação, segurança e comunicação no processo eleitoral, a ministra observou que as tecnologias não são más em si, dependendo do mau uso que se faz delas para provocarem o dano.

“Nenhuma dúvida que as tecnologias podem levar à contaminação de eleições, pela captura da vontade livre do eleitor, com as mentiras tecnologicamente divulgadas”, avaliou.

Em outro momento, a ministra criticou “pessoas que tentam de alguma forma contaminar a vontade do eleitor para conduzir a um resultado”.

“A dúvida corrói as bases democráticas de um processo eleitoral”, afirmou Cármen Lúcia.

Ela defendeu a necessidade de assegurar que a eleição seja um processo "pelo qual cada eleitora e cada eleitor livremente escolhe seu representante, sem que se submeta nem a pressões externas, nem a ataque a sua liberdade de escolha”. Cármen Lúcia pregou ainda tranquilidade no combate à desinformação.

“O processo eleitoral precisa de ser garantido de maneira íntegra, de maneira tranquila, que isso não seja um momento de tumulto e muito menos de violência”, ressaltou.

A presidente do TSE discursou na abertura de um seminário da própria Justiça Eleitoral sobre Segurança, Comunicação e Desinformação, voltado a servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais, que se preparam para o ciclo eleitoral deste ano.

Cármen Lúcia segue no comando da Justiça Eleitoral até agosto, quando o ministro Nunes Marques deverá tomar posse como presidente do TSE.

Eleições 2026

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno, se houver, para 25 de outubro. Neste ano, os eleitores devem votar para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

No momento, o TSE promove um consulta pública sobre as regras eleitorais deste ano, que devem ser aprovadas pelo tribunal até 5 de março. Entre os temas debatidos está o combate à desinformação no processo eleitoral e o uso de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) durante a campanha.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas realiza Campanha do PETI: “Toda criança que trabalha perde a infância”

O objetivo da campanha é conscientizar e mobilizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas realiza apresentação do Projeto “ÉH CULTURA”

Este projeto do núcleo de música tem como objetivo desenvolver talentos musicais na comunidade

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura dá posse ao novo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito, o Conselho atuará como órgão consultivo para subsidiar decisões estratégicas do Governo Municipal

Saiba mais
Cover Image

Yasmin Oliveira conquista o 1º lugar em mostra nacional de arte com 42,6% dos votos

Na votação popular, encerrada no último domingo (3), “Dois Amantes” garantiu a vitória com 42,6% dos votos

Saiba mais
Cover Image

Suzano entrega mais um espaço de lazer e convivência para a população de Ribas do Rio Pardo (MS)

Com área de mais de 4.120 m², projeto arquitetônico une estética e sustentabilidade e conta com praça de alimentação, coreto, arquibancada, sanitários, bicicletário, bebedouro e áreas recreativas

Saiba mais
Cover Image

Ocupação hoteleira para réveillon do Rio tem média superior a 87%

Copacabana e Leme são os bairros mais procurados

Saiba mais