Notícia

Lei: Alertas contra o racismo poderão ser divulgados em eventos em MS

Compartilhar:
Cover Image

Nova lei de autoria de Pedro Kemp irá compor rol de leis na página especial ALEMS Antirracista.

Foto: Luciana Nassar / Arquivo ALEMS

De autoria do deputado Pedro Kemp (PT), a norma foi inicialmente proposta na Assembleia Legislativa pelo deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023 e com histórico de defesa dos direitos das pessoas negras

Publicada nesta terça-feira (10), a Lei Estadual 6.544 de 2026, dispõe sobre a possibilidade de divulgação de informações e ou de alertas contra o racismo, a discriminação racial e as demais formas correlatas de intolerâncias em eventos culturais ou esportivos, sediados no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os alertas poderão ser projetados em telão ou sistemas de alto-falantes, assim como dispostos em banners ou cartazes, para visualização dos presentes antes ou durante os eventos culturais e esportivos.

De autoria do deputado Pedro Kemp (PT), a norma foi inicialmente proposta na Assembleia Legislativa pelo deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023 e com histórico de defesa dos direitos das pessoas negras.

Kemp justificou que o racismo é tipificado como crime na legislação brasileira desde 1989 e relembrou que a injúria racial, presente no Código Penal foi equiparada ao crime de racismo desde 2023.

“Até mesmo o esporte, que é constantemente palco de manifestações de combate ao preconceito racial e fábrica de ídolos de pele negra, tem visto um crescimento alarmante de casos de racismo. Somente em 2019, os casos de injúria racial no esporte brasileiro cresceram a ponto de atingir o maior índice em cinco anos. E as atitudes racistas não ficam restritas às torcidas e às arquibancadas, como muitos podem pensar, e acontecem também dentro de quadra ou campo, entre atletas, jogadores e companheiro de equipe”, lamentou Kemp ao justificar a propositura da Lei.

A nova norma entra no rol das legislações de Mato Grosso do Sul de combate ao preconceito e valorização da cultura negra, dispostas na página multimídia especial ALEMS Antirracista – acesse aqui – criada pela Gerência de Site e Mídias Sociais como forma de reunir materiais que também promovam a diversidade racial.

Por: Fernanda Kintschner

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Líderes definem comissões da Câmara e CCJ fica com União Brasil

Após quase 50 dias de iniciado o ano legislativo de 2025, os líderes partidários conseguiram chegar a um acordo para definição dos partidos que presidirão as 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados

Saiba mais
Cover Image

Jovens vereadores apresentam projetos de lei visando diagnóstico tardio do autismo e combate ao cyberbullying

Eles também relataram muitos acidentes de trânsito e pediram cuidado e cumprimento das leis

Saiba mais
Cover Image

Zeca solicita pavimentação em estrada de acesso ao PA Nioaque

Deputado estadual Zeca do PT solicitou a elaboração de um projeto para a pavimentação asfáltica da estrada de acesso ao Projeto de Assentamento (PA) Nioaque, localizado em Nioaque-MS.

Saiba mais
Cover Image

Agentes de saúde: Seminário na ALEMS fortalece mobilização para aprovação da PEC 14

O seminário teve cobertura da Comunicação Institucional da ALEMS

Saiba mais
Cover Image

Universitários participam do programa Visita Guiada

Pela primeira vez o programa recebeu universitários para conhecerem o poder legislativo e discutirem mais sobre os três poderes e a democracia

Saiba mais
Cover Image

Parlamentares se dividem entre apoios e críticas à prisão de Bolsonaro

Segundo STF, ex-presidente tentou romper a tornozeleira eletrônica

Saiba mais