Notícia

Trump promete assinar um decreto com tarifa global de 10% após decisão da Suprema Corte

Compartilhar:
Cover Image

Trump durante entrevista no Salão Oval, na Casa Branca, em 7 de janeiro de 2026.

Foto: Doug Mills/The New York Times

Argumento do republicano é que medida da Justiça não decreta as tarifas como ilegais, apenas o uso da IEEPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta sexta-feira assinar um decreto impondo uma nova tarifa global de 10% sobre todos os países após a Suprema Corte americana decidir derrubar as tarifas globais impostas pelo republicano.

As tarifas anunciadas em abril do ano passado foram aplicadas por Trump com base em uma interpretação da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês). Mas a Suprema Corte, por seis votos a três, decidiu que a lei que sustentou as taxas comerciais "não autoriza o presidente a impor tarifas".

Em coletiva com jornalistas, Trump argumentou que a Suprema Corte não anulou sua capacidade de aplicar tarifas, apenas um uso específico das tarifas da IEEPA.

— Vou numa direção diferente, provavelmente a direção que eu deveria ter ido originalmente, que é ainda mais forte do que a nossa escolha inicial — disse Trump, ao se referir às novas taxações. (...) — Hoje assinarei uma ordem para impor uma tarifa global de 10%.

O presidente disse que buscaria a tarifa prevista na Seção 122 da Lei de Comércio de 1974, que concede ao presidente a capacidade unilateral de impor tarifas. Trata-se de um instrumento que nunca antes foi acionado por um governante americano. Mas a disposição legal, ainda não testada, restringe o escopo das possíveis taxas e impõe um limite de 150 dias para sua duração.

Mesmo com tarifaço de Trump: Déficit comercial dos EUA soma US$ 901 bi em 2025, o maior da História Novas investigações e ataques à Suprema Corte Trump também afirmou que lançaria investigações adicionais com base nas Seções 301 e 232, que ele já havia utilizado para impor tarifas sobre exportações chinesas, automóveis e metais.

— Vamos impor uma série de outras investigações para proteger a nação.

Trump iniciou seu discurso atacando duramente a Suprema Corte, dizendo estar “envergonhado de certos membros da corte” e que alguns dos juízes eram “francamente uma vergonha para nossa nação”.

— Eles são muito antipatrióticos e desleais à nossa Constituição — disse Trump, sugerindo que os juízes poderiam ter sido influenciados por interesses estrangeiros.

Trump disse que a decisão da corte não fazia sentido, pois ele tinha o poder de embargar totalmente o comércio com empresas, mas não de impor tarifas aos países. Ele também disse estar frustrado com o fato de a decisão permitir que ele emitisse licenças, mas não de cobrar as taxas relacionadas.

— Posso fazer o que eu quiser, posso conceder uma licença, só não posso cobrar uma taxa por essa licença. Nem um dólar. (...) Mas isso não importa, porque temos alternativas.

Fonte: oglobo.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Polícia de Paris divulga fotos da bomba intacta da 2ª Guerra Mundial encontrada em trilhos de trem; VEJA

Bomba foi encontrada durante a madrugada desta sexta-feira (7) e paralisou todos os trens partindo e chegando à estação Gare du Nord, a mais movimentada da Europa

Saiba mais
Cover Image

Itamaraty convoca chefe da Embaixada dos EUA após ameaça ao Judiciário

O governo entende que as manifestações dos órgãos do Estado do país norte-americano representam clara ingerência em assuntos internos e são ameaças inaceitáveis à autoridades brasileiras

Saiba mais
Cover Image

Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump, é baleado e morre nos EUA

Influenciador de 31 anos estava participando de evento na Universidade Utah Valley quando foi alvo de um ataque, nesta quarta-feira (10). Morte foi confirmada pelo presidente dos EUA

Saiba mais
Cover Image

Lula comemora gesto de Trump: torço para que dê certo

Presidente volta a defender a reformulação da ONU

Saiba mais
Cover Image

Brasil e Indonésia assinam comunicado e citam potencial de parcerias

Documento fala sobre multilateralismo e reforma da ONU

Saiba mais
Cover Image

Manifestações contra o alto custo de vida no Irã deixam vários mortos e se espalham pelo país

O movimento de protestos contra o alto custo de vida no Irã está se estendendo às cidades do interior

Saiba mais