A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Aliança II, que cumpre mandados em Mato Grosso do Sul e outros dois estados para desarticular uma organização criminosa investigada por contrabando, descaminho e lavagem de capitais.
Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva, além de medidas de sequestro e bloqueio de bens dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Guaíra (PR).
Segundo a Polícia Federal, a operação é um desdobramento da primeira fase da investigação, realizada no início de 2026, quando cinco policiais militares foram presos por suspeita de participação em um esquema de contrabando na região noroeste do Paraná.
As investigações apontam que o grupo atuava na internalização irregular de mercadorias pela fronteira brasileira, contando, supostamente, com a facilitação de agentes públicos e uma rede de freteiros e motoristas responsáveis pelo transporte das cargas ilícitas.
As diligências foram realizadas em municípios de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Até o momento, a operação resultou em dois flagrantes por contrabando, descaminho e posse ilegal de arma de fogo nas cidades de Umuarama (PR) e São Paulo (SP).
Além da coleta de provas, as medidas judiciais têm como objetivo a recuperação de ativos vinculados às atividades criminosas, por meio da apreensão de valores obtidos de forma ilícita e da reparação dos prejuízos causados.
A operação contou com o apoio da Receita Federal e da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná.
Fonte: oestadoonline.com.br
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar