Notícia

Polícia já apreendeu 70 toneladas de maconha neste ano em MS

Compartilhar:
Cover Image

Carreta de Gustavo estava carregada com quase 4 toneladas de maconha.

Foto: Divulgação / PCMS

Números da secretaria de segurança pública indicam apreensão média de 2 toneladas da droga todos os dias

A polícia sul-mato-grossense já apreendeu 70 toneladas de maconha ao longo deste ano em todo o Estado, números que, de acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), resultaram em apreensões de ao menos 2 toneladas da droga em todos os dias desde o início do ano.

O volume já apreendido em 2025 representa o maior montante fiscalizado desde 2021, quando a polícia incinerou 123 toneladas de maconha neste mesmo período do ano.

Em um comparativo, foram apreendidas “apenas” 32 toneladas do entorpecente entre janeiro e fevereiro de 2024, 118% a menos do que neste ano.

No último dia 24, o motorista Gustavo Novakoski, 33 anos, morreu em acidente, na MS-160, em Sete Quedas. Um dia depois, a polícia encontrou cerca de 3,7 toneladas de maconha em um fundo falso da carreta que ele conduzia.

O acidente aconteceu à noite e Gustavo dirigia a carreta pela rodovia quando um caminhão tentou realizar uma ultrapassagem.

Durante a manobra, a carreta tocou de raspão no caminhão e Gustavo, que estava em alta velocidade, perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu em troncos de árvores, às margens da rodovia. Com o impacto, o semirreboque acabou indo para cima da cabine da carreta e o motorista morreu prensado.

No início do mês passado, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreendeu 2,2 toneladas de maconha nas fronteiras de Mato Grosso do Sul, nas cidades de Itaporã, Tacuru, Campo Grande e Amambai.

Do total, também foram apreendidos 152 kg de “skank”, variação da droga popularmente conhecida como “supermaconha”, prejuízo de R$ 6 milhões ao crime organizado.

NÚMEROS Concomitantemente a isso, dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que as apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul registraram um aumento de 30% em 2024.

Entre janeiro e novembro do ano passado, o volume total de entorpecentes interceptados chegou a 525.163,6 kg, ante os 403.540,8 kg recolhidos no mesmo período de 2023.

A Superintendência de Inteligência de Segurança Pública e a Coordenadoria de Fiscalização e Controle, setores vinculados à Sejusp, apontam que o maior volume foi registrado no interior do Estado, com 471.060,6 kg. Já a Capital somou 54.103,0 kg.

O levantamento revela uma variação de 6% em ocorrências relacionadas ao tráfico, levando em consideração o mesmo comparativo. Em 2024, foram registradas 3.759 ocorrências, contra 3.558, em 2023.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Casos de violência doméstica aumentam e mais de 300 são monitorados por tornozeleira eletrônica

Foram registrados 736 casos de violência doméstica em janeiro

Saiba mais
Cover Image

Escola Segura, Família Forte: educação e segurança unidas para proteger e transformar gerações

Programa fortalece a segurança nas escolas e reforça laços entre comunidades e forças de segurança, garantindo um ambiente de aprendizado mais seguro

Saiba mais
Cover Image

Placas falsas eram colocadas em veículos utilizados para tráfico de drogas

A Operação resultou na prisão de quatro acusados de envolvimento na fabricação de placas falsas, feitas por uma empresa conveniada ao Detran

Saiba mais
Cover Image

Autor de tentativa de homicídio é preso no interior do Estado

O homem foi presos poucas horas depois do crime que aconteceu em Fátima do Sul

Saiba mais
Cover Image

Polícia prende 355 agressores de mulheres no estado de São Paulo

Segundo a SSP-SP, a operação deve cumprir ao longo do mês mais de mil mandados de prisão contra autores de violência doméstica, familiar e sexual

Saiba mais
Cover Image

Polícia prende trio acusado de arrancar orelha de suposto ladrão

Os envolvidos foram autuados em flagrante por crime de tortura

Saiba mais