Notícia

ALERTA – Cobertura vacinal da segunda dose contra a dengue ainda está muito abaixo da meta

Compartilhar:
Cover Image

Esquema vacinal com a 2º Dose (D2).

Foto: Divulgação

A coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, reforça que a proteção completa só ocorre após a segunda dose

Apesar do aumento na aplicação da primeira dose, a adesão à segunda dose do imunizante contra a dengue entre adolescentes de 10 a 14 anos segue como uma grande preocupação em Três Lagoas.

Segundo dados da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referentes a novembro de 2025, o público-alvo de 9.600 adolescentes demonstrou uma excelente procura pela 1º Dose (D1) da vacina, atingindo uma cobertura de 86,00% (8.256 doses aplicadas), próxima da meta de 90%.

No entanto, o retorno para completar o esquema vacinal com a 2º Dose (D2) permanece muito baixo. Apenas 45,86% do público-alvo retornou para a segunda aplicação (4.403 doses aplicadas).

POR QUE A 2ª DOSE É CRUCIAL NA ESTAÇÃO DAS CHUVAS

A coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, reforça que a proteção completa só ocorre após a segunda dose. Com a chegada da estação das chuvas, o alerta para o risco real de aumento de casos de dengue se acende, tornando a imunização completa ainda mais vital.

A eficácia da vacina contra a dengue, após a segunda dose, é em torno de 80,2%. Já para as formas graves da doença e redução da hospitalização, a eficácia gira em torno de 90,4%. Quando o indivíduo recebe apenas uma dose, essa proteção cai para menos da metade, ficando em torno de 40% para não contrair a doença e 45% para evitar internação por complicações. Ou seja, a eficácia é consideravelmente reduzida com apenas uma dose.

O baixo índice de adesão à segunda dose pode estar relacionado a fatores como: • Esquecimento: O intervalo de três meses entre as doses faz com que muitos pais ou responsáveis se esqueçam de retornar. • Falsa sensação de segurança: A atenção ao risco da dengue pode diminuir com a sazonalidade, mas a chegada das chuvas exige que o esquema vacinal seja completado imediatamente. • Medo de possíveis reações adversas: Casos isolados de eventos adversos pós-vacinais que ocorreram no país geram receio em alguns responsáveis.

A SMS reforça que todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas seguem oferecendo a vacina contra a dengue para o público de 10 a 14 anos de idade. A população é orientada a comparecer com o cartão de vacinação e documento de identidade do adolescente para completar o esquema vacinal.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Programa MS Saúde celebra mais de 200 cirurgias corretivas para fissura labiopalatina

As cirurgias são realizadas por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, referência nacional no tratamento de deformidades craniofaciais

Saiba mais
Cover Image

Campanha “Aluno Imunizado” segue com vacinação nas escolas de Três Lagoas até 30 de maio

A campanha é realizada até o dia 30 de maio, durante os horários normais de funcionamento das escolas, Escola Municipal Educação no Campo

Saiba mais
Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde

A adesão ao programa foi feita pelos secretários municipais de Saúde, com base na demanda e na estrutura de cada unidade

Saiba mais
Cover Image

Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise e aproxima atendimento dos pacientes

Governo do Estado vem reescrevendo essa realidade com uma estratégia concreta de regionalização do cuidado e expansão dos serviços de TRS (Terapia Renal Substitutiva), ancorada no SUS (Sistema Único de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

Hemosul convoca doadores: estoques de O-, O+ e A- estão em nível crítico em Mato Grosso do Sul

O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está com os estoques de sangue em estado crítico para os tipos O negativo, O positivo e A negativo

Saiba mais
Cover Image

Carreta da Saúde da Mulher chegará a Três Lagoas com atendimentos e exames sem custo

O atendimento está previsto para ocorrer de 15 de novembro a 15 de dezembro, com permanência de 30 dias na cidade

Saiba mais