Notícia

Apesar de ainda estar baixa, Três Lagoas sobe 11,93% na imunização após liberação da vacina contra gripe

Compartilhar:
Cover Image

O imunizante está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade e em ações promovidas pela SMS.

Foto: Divulgação

Cobertura vacinal aumentou 11,93% entre o público-alvo da Campanha Nacional

Desde 13 de maio, a vacina contra a Influenza/Gripe foi liberada para todas as pessoas com ou mais de 6 meses de idade, em Três Lagoas. De acordo com dados da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Três Lagoas, a cobertura vacinal aumentou 11,93% entre o público-alvo da Campanha Nacional.

Atualmente, o município registra 42,87% de cobertura vacinal nesse grupo, que inclui idosos (45,56%), gestantes (37,01%) e crianças de 6 meses a 6 anos (39,19%), totalizando 13.104 doses aplicadas. No entanto, mesmo com esse crescimento, o número ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de, no mínimo, 90%.

Até o Dia D da campanha, realizado em 10 de maio, antes da ampliação da vacinação para todos os públicos, Três Lagoas registrava 30,94% de cobertura, com 9.813 doses aplicadas: 34,02% entre os idosos, 23,91% entre as gestantes e 34,90% entre as crianças.

O imunizante está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade e em ações promovidas pela SMS, como o ponto de vacinação na Feira Turística Central e a busca ativa em escolas municipais, estaduais e particulares.

Segundo a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, um dos fatores que explicam o aumento na taxa de cobertura após a liberação para o público em geral é o incentivo familiar: “A liberação da vacina impactou positivamente na cobertura, pois acaba virando um programa familiar, em que uma pessoa leva a outra — muitas vezes, alguém pertencente ao grupo prioritário.”

VACINAÇÃO NA FEIRA CENTRAL

Uma das ações promovidas pela SMS é o ponto de vacinação na Feira Central. Somente no sábado, 24 de maio, foram imunizadas 442 pessoas durante o período da manhã, em uma edição especial da campanha.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Saúde reforça a importância das salas de hidratação no manejo clínico da dengue em MS

As salas de hidratação – cerca de 300 unidades espalhadas pelo estado – estão localizadas nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal

O SUS passará a realizar a terapia genética com o medicamento Zolgensma, que na rede particular custa em média R$ 7 milhões

Saiba mais
Cover Image

VACINAÇÃO FEIRA CENTRAL – Prefeitura ofertará vacina contra Influenza/Gripe na Feira Central neste sábado (31)

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Central de Imunização em parceria com as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Saiba mais
Cover Image

Em dois meses, internações por doenças respiratórias aumentaram mais de 80% em Três Lagoas

O município, que é referência hospitalar para vários municípios da região, tem enfrentado um cenário de superlotação, reflexo da alta circulação de vírus respiratórios em todo o país

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria inicia cadastro para mutirão gratuito de consultas oftalmológicas gratuitas

O cadastro começou nesta segunda, 9 de junho, pelo assentamento Canoas, e segue até sábado (14), cada dia em uma região da cidade

Saiba mais
Cover Image

Com nova arquitetura de regionalização, saúde digital é fortalecida para pacientes de todo o MS

O governador Eduardo Riedel participou de uma visita técnica ao prédio onde são desenvolvidas e implementadas as políticas e projetos da área de “saúde digital”

Saiba mais