Notícia

Caravana da Castração encerra primeira etapa com mais de 5 mil procedimentos e engajamento da população

Compartilhar:
Cover Image

Primeira etapa da Caravana da Castração.

Foto: Jean Paçoka/Suprova

Em 38 dias de atendimento, a ação percorreu 10 municípios

A primeira etapa da Caravana da Castração, coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal ), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), superou expectativas e consolidou-se como um marco na política pública de bem-estar animal em Mato Grosso do Sul. Em 38 dias de atendimento, a ação percorreu 10 municípios — Miranda, Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho, Jardim, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá — oferecendo castração, microchipagem e medicação pós-operatória de forma totalmente gratuita.

Até o dia 12 de agosto, 4.187 cirurgias haviam sido realizadas, com média de 150 procedimentos diários. A previsão é que, até o encerramento oficial em 20 de agosto, o total alcance 5.387 castrações, restando apenas 113 para atingir a meta regional de 5.500.

Entre as cidades atendidas, Aquidauana se destacou ao ultrapassar sua própria meta, alcançando 750 castrações. Corumbá, última cidade da primeira etapa, recebeu 1.600 vagas e sediará, no dia 20, uma cerimônia especial para homenagear os 10 pontos focais da região. Cada representante receberá medalha em reconhecimento ao empenho e dedicação que garantiram o sucesso da campanha em seus municípios.

O alcance do projeto se sobressai também pelo engajamento popular. No total, foram 14.872 cadastros registrados pela ferramenta digital SigPet (mais que o dobro do número de vagas ofertadas), o que evidencia a demanda e a mobilização da comunidade.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda ressalta a importância da iniciativa. “A Caravana da Castração mostra como a integração entre Estado, municípios e sociedade gera resultados concretos. Cada animal atendido é uma vida protegida, um futuro com menos abandono e uma cidade mais saudável. Mato Grosso do Sul está fazendo um trabalho de referência nacional, e vamos continuar apoiando e ampliando essas ações em todo o estado”.

Para o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, os resultados vão muito além dos números. “Encerramos a primeira etapa da caravana da castração com mais de cinco mil procedimentos realizados. O principal aprendizado foi ver na prática que a integração entre governo, municípios, pontos focais e a população é o que garantiu o resultado sólido. Cada cidade tem sua realidade e isso nos desafiou a adaptar um fluxo logístico e de comunicação para atender com toda a qualidade e segurança para a população”.

Ele também comenta sobre os desafios técnicos e a alta demanda. “Entre os desafios enfrentados, temos questões como a necessidade de reforçar a orientação sobre o jejum, lidar com animais com comorbidades e outros critérios clínicos. Foram mais de 14 mil cadastros com o número de vagas disponível. Ainda assim conseguimos superar essa barreira com planejamento e uma equipe comprometida, tanto da parte do estado quanto do município. Cada animal atendido representa menos sofrimento no futuro e mais qualidade de vida para todos os seres vivos”.

Sobre a mobilização da população, Carlos Eduardo destaca que “o recorde de 14.872 cadastros pelo SigPet na primeira região é a prova de que a população abraçou a Caravana da Castração como uma causa coletiva. Vamos investir ainda mais em comunicação, trabalhar com os pontos focais municipais e utilizar todas as ferramentas de divulgação para garantir que cada vaga seja preenchida e cada animal receba o cuidado que merece”.

A segunda região da Caravana da Castração vai contemplar 14 cidades: Inocência (primeira cidade a ser atendida), Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Nova Andradina, Taquarussu, Batayporã e Novo Horizonte do Sul. Confira as datas de agendamento on-line e de atendimento:

Inocência: 22 a 24 de agosto (agendamento: 21 de agosto)

Cassilândia: 26 a 28 de agosto (agendamento: 25 de agosto)

Chapadão do Sul: 30 de agosto a 1º de setembro (agendamento: 29 de agosto)

Paranaíba: 3 a 5 de setembro (agendamento: 2 de setembro)

Selvíria: 7 de setembro (agendamento: 6 de setembro)

Três Lagoas: 9 a 16 de setembro (agendamento: 8 de setembro)

Brasilândia: 18 de setembro (agendamento: 17 de setembro)

Santa Rita do Pardo: 20 de setembro (agendamento: 19 de setembro)

Bataguassu: 22 a 24 de setembro (agendamento: 21 de setembro)

Anaurilândia: 26 de setembro (agendamento: 25 de setembro)

Nova Andradina: 28 a 30 de setembro (agendamento: 27 de setembro)

Taquarussu: 2 de outubro (agendamento: 1º de outubro)

Batayporã: 4 de outubro (agendamento: 3 de outubro)

Novo Horizonte do Sul: 6 de outubro (agendamento: 3 de outubro)

Por: Lucas Castro, Comunicação Setesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Programa ‘Remédio em Casa’ faz quase 500 entregas diárias em Mato Grosso do Sul

Governo leva medicamentos de uso contínuo diretamente aos pacientes, garantindo comodidade e adesão ao tratamento

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO PAIS E RESPONSÁVEIS – Ministério da Saúde altera esquema de vacinação contra Meningite

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Unidades de Saúde ou junto à Central de Imunização pelo telefone (67) 9298-1372 ou WhatsApp (67) 8139-3326

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS apresenta nova arquitetura da saúde para qualificar atendimento e cumprir diretrizes do SUS

Novo modelo hierarquizado e regionalizado reorganiza fluxos, reforça papéis por porte de município e amplia investimentos para garantir atendimento adequado em todas as regiões

Saiba mais
Cover Image

Mais moradores são atendidos por Telemedicina em unidade de saúde de Selvíria

Os atendimentos acontecem em uma sala equipada na unidade e acompanhada por funcionários da saúde

Saiba mais
Cover Image

Regionalização da saúde mental: MS expande rede de atendimento e projeta salto histórico em cobertura

A meta é ampliar a cobertura de saúde mental para 69 municípios, alcançando 87% do território estadual

Saiba mais
Cover Image

MS segue sem casos confirmados de sarampo em 2025 e nota técnica mantém vigilância e bloqueio vacinal

Documento da SES orienta intensificação de ações em municípios fronteiriços e reforça a importância da vacinação

Saiba mais