Notícia

Caravina cobra secretário por atraso em concurso da Polícia Civil de MS

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Pedro Caravina (PSDB).

Foto: Divulgação

O concurso foi autorizado pelo governo em janeiro de 2025

O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) protocolou nesta terça-feira (13) um requerimento na Assembleia Legislativa cobrando explicações formais sobre o atraso no concurso público da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. A solicitação é direcionada ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e busca esclarecer o porquê da não publicação do edital, inicialmente prometido para o início deste ano.

Apesar de o governador Eduardo Riedel já ter autorizado o certame, e o próprio secretário ter afirmado publicamente na última semana de março que em 40 dias seria publicado o edital, até o momento não houve avanço concreto no processo. Nem mesmo a banca organizadora foi oficialmente contratada, o que compromete o cronograma e aumenta a insegurança entre os candidatos que aguardam o concurso.

“Estamos diante de um tema extremamente sensível, que envolve o reforço da segurança pública e o futuro de milhares de candidatos que aguardam a oportunidade de ingressar na carreira policial. Há uma clara desconexão entre o que foi anunciado e o que está sendo entregue”, afirmou Caravina.

Prazo vencido e falta de informações

O concurso foi autorizado pelo governo em janeiro de 2025. Desde então, passaram-se mais meses sem qualquer atualização oficial por parte da Secretaria de Segurança Pública. O parlamentar agora quer esclarecimentos sobre:

O motivo do não cumprimento do prazo para publicação do edital; A nova previsão oficial para o lançamento do documento; O cronograma estimado para as etapas do concurso, incluindo provas, curso de formação e nomeação dos aprovados.

A ausência de respostas concretas, segundo Caravina, fere princípios básicos da administração pública, como a transparência e o respeito à legalidade. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul enfrenta defasagem histórica de efetivo, o que torna o novo concurso uma prioridade para a reestruturação do sistema de segurança no Estado. A demora no andamento do processo pode comprometer o planejamento das instituições de segurança e impactar diretamente a prestação de serviços à população.

A iniciativa de Caravina reforça o papel fiscalizador do Poder Legislativo e visa pressionar o Executivo a cumprir os compromissos assumidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Governo vai reforçar infraestrutura para facilitar escoamento da safra

Medidas foram anunciadas nesta quarta-feira (5) por três ministros

Saiba mais
Cover Image

Câmara aprova recursos para Apae de Três Lagoas

Os projetos aprovados são de autoria do Poder Executivo e foram aprovados em regime de urgência

Saiba mais
Cover Image

Campanha “Morenão Reaberto Já!” quer devolver à população o estádio símbolo do futebol sul-mato-grossense

A campanha já conta com apoio de presidente de clube, da Federação de Futebol, ex-jogadores, jornalistas esportivos e torcedores

Saiba mais
Cover Image

Vereadores aprovam Auxílio Moradia e criação de 60 cargos de agentes de saúde

Ainda nesta semana, no dia 11 de julho ocorrerá sessão extraordinária, às 9h, para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026

Saiba mais
Cover Image

Com país fora do Mapa da Fome, Lula diz ser homem mais feliz do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta segunda-feira (28) o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que mostra que o Brasil saiu do Mapa da Fome

Saiba mais
Cover Image

Reabertura do Estádio Morenão avança: estudo preliminar aponta medidas para reabertura parcial

A intenção é que o estudo mais detalhado seja apresentado no início de setembro

Saiba mais