Notícia

Com apoio de Caravina, Caravana da Castração vira realidade no MS

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Pedro Caravina (PSDB).

Foto: Divulgação

A Caravana da Castração é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos dos Animais

Na última quinta-feira (24), o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) participou da capacitação da Caravana da Castração, realizada na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O evento reuniu servidores de dez municípios da região do Pantanal, que receberam orientações sobre a logística e o uso do sistema digital SIGPET para o agendamento das castrações. 

A Caravana da Castração é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos dos Animais (Suprova), com investimento de R$ 5 milhões provenientes de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke (Podemos). O projeto prevê a realização de mais de 20 mil castrações gratuitas em cães e gatos nos 79 municípios sul-mato-grossenses, com início previsto para junho deste ano. 

Durante o evento, Caravina destacou sua participação na idealização do projeto quando atuava como secretário de Governo. “Foi um trabalho de articulação. Ainda quando era secretário de governo, junto ao Carlos [Eduardo Rodrigues, superintendente da Suprova], convencemos a senadora Soraya a destinar esse recurso para a causa animal. É inédito. Nenhum outro estado do Centro-Oeste destinou tanto à castração de cães e gatos”, afirmou o deputado. 

Caravina também ressaltou que a ação vai além da saúde animal, integrando a saúde pública e a educação.

“Estamos falando de saúde única. Quando cuidamos dos animais, cuidamos da saúde das pessoas. A castração também é uma ferramenta de educação e conscientização”, frisou. Ele ainda afirmou que seguirá apoiando o programa com emendas estaduais e mobilização política. 

A primeira etapa da Caravana da Castração contemplará dez cidades da região do Pantanal: Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá. A escolha das cidades levou em consideração o número de animais em situação de rua e os altos índices de zoonoses registrados nessas regiões. 

O projeto será descentralizado, com atendimento direto à população por meio do SIGPET (Sistema Gestor de PET), que permitirá o agendamento online de castrações. Serão castrados em média 150 animais por dia, e o ônibus da caravana ficará cerca de quatro dias em cada município. 

Com o slogan “Castrar é um ato de amor”, a Caravana da Castração busca engajar a população na proteção e bem-estar animal, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional na área.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

CCJR é favorável à conversão de multa de trânsito leve e média em advertência

A medida está prevista no Projeto de Lei 176 de 2024, de autoria do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB)

Saiba mais
Cover Image

Zeca propõe obras de pavimentação asfáltica em estradas de Bandeirantes, um benefício para 350 famílias

Conforme o deputado e ex-governador, a realização das obras beneficiaria cerca de 350 famílias da zona rural do município, além de fomentar a agricultura familiar e o turismo local

Saiba mais
Cover Image

Câmara aprova repasse para Motoshow 2025

Um dos projetos aprovados é o de Emenda à Lei Orgânica, porém, como dita o regimento, deve passar por nova votação após um intervalo de 10 dias e, somente após a segunda aprovação, passará a vigorar

Saiba mais
Cover Image

Câmara restabelece voto secreto em PEC da Blindagem

Motta permitiu que tema fosse apreciado novamente

Saiba mais
Cover Image

Nelsinho pode perder apoio de aliados com os irmãos na esquerda

Candidato à reeleição, o senador dificilmente poderá contar de subir no palanque de candidatos do PL e União Progressista

Saiba mais
Cover Image

Vereadores aprovam retomada de área e instituem logomarca oficial da Câmara

Na Ordem do Dia, foram analisados e aprovados um total de 02 projetos de lei e 9 decretos legislativos

Saiba mais