Notícia

Com apoio de Caravina, Caravana da Castração vira realidade no MS

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Pedro Caravina (PSDB).

Foto: Divulgação

A Caravana da Castração é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos dos Animais

Na última quinta-feira (24), o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) participou da capacitação da Caravana da Castração, realizada na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O evento reuniu servidores de dez municípios da região do Pantanal, que receberam orientações sobre a logística e o uso do sistema digital SIGPET para o agendamento das castrações. 

A Caravana da Castração é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos dos Animais (Suprova), com investimento de R$ 5 milhões provenientes de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke (Podemos). O projeto prevê a realização de mais de 20 mil castrações gratuitas em cães e gatos nos 79 municípios sul-mato-grossenses, com início previsto para junho deste ano. 

Durante o evento, Caravina destacou sua participação na idealização do projeto quando atuava como secretário de Governo. “Foi um trabalho de articulação. Ainda quando era secretário de governo, junto ao Carlos [Eduardo Rodrigues, superintendente da Suprova], convencemos a senadora Soraya a destinar esse recurso para a causa animal. É inédito. Nenhum outro estado do Centro-Oeste destinou tanto à castração de cães e gatos”, afirmou o deputado. 

Caravina também ressaltou que a ação vai além da saúde animal, integrando a saúde pública e a educação.

“Estamos falando de saúde única. Quando cuidamos dos animais, cuidamos da saúde das pessoas. A castração também é uma ferramenta de educação e conscientização”, frisou. Ele ainda afirmou que seguirá apoiando o programa com emendas estaduais e mobilização política. 

A primeira etapa da Caravana da Castração contemplará dez cidades da região do Pantanal: Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá. A escolha das cidades levou em consideração o número de animais em situação de rua e os altos índices de zoonoses registrados nessas regiões. 

O projeto será descentralizado, com atendimento direto à população por meio do SIGPET (Sistema Gestor de PET), que permitirá o agendamento online de castrações. Serão castrados em média 150 animais por dia, e o ônibus da caravana ficará cerca de quatro dias em cada município. 

Com o slogan “Castrar é um ato de amor”, a Caravana da Castração busca engajar a população na proteção e bem-estar animal, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional na área.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Líderes definem comissões da Câmara e CCJ fica com União Brasil

Após quase 50 dias de iniciado o ano legislativo de 2025, os líderes partidários conseguiram chegar a um acordo para definição dos partidos que presidirão as 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados

Saiba mais
Cover Image

Seis em cada 10 brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho atual de 44 horas semanais

Saiba mais
Cover Image

Caravina cobra da SEJUSP estrutura digital para emissão de Identidade em todos os municípios de MS

A cobrança do parlamentar também aponta a necessidade de planejamento e transparência por parte da Sejusp

Saiba mais
Cover Image

PEC propõe alterar data de posse de governador e vice em MS

Atualmente, a posse ocorre todo 1º de janeiro de anos ímpares, mas, a ideia é alterar para 6 de janeiro

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS lidera parceria histórica com União para moradia e energia limpa em comunidades quilombolas

Protocolo de Intenções entre Agehab e Incra garante kits de energia fotovoltaica em assentamentos rurais e viabiliza o Condomínio Quilombola Tia Eva, que reforça a inclusão social e a sustentabilidade

Saiba mais
Cover Image

Maioria do STF condena sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

Com voto de Cármen Lúcia, placar está em 3 a 1 pela condenação

Saiba mais