Notícia

Com foco nas eleições de 2026, Riedel já prepara nova reforma administrativa

Compartilhar:
Cover Image

Os secretários de Estado Jaime Verruck, Eduardo Rocha e Marcelo Miranda devem deixar cargos.

Foto: Montagem

O governador pretende exonerar, até dezembro, os secretários de Estado que vão disputar cargos eletivos no próximo ano

De olho nas eleições gerais do próximo ano, o governador Eduardo Riedel (PP) já estaria preparando uma nova reforma administrativa para liberar os secretários de Estado que vão disputar cargos eletivos em 2026 e, dessa forma, não atrapalhar a gestão pública em ano eleitoral.

O Correio do Estado apurou que já estariam certos para deixar as respectivas funções que exercem no governo estadual os secretários Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Eduardo Rocha, titular da Secretaria de Estado da Casa Civil (Casa Civil), e Marcelo Miranda, titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura(Setesc).

A reportagem foi informada, ainda, de que outros secretários do Estado também podem optar por concorrer a cargos eletivos no pleito de 2026, entretanto, apenas os três já citados comunicaram ao governador a intenção de deixar a administração estadual.

Por esse motivo, conforme levantou o Correio do Estado, Riedel teria estipulado como prazo, para a saída de integrantes do primeiro escalão do governo, o mês de dezembro, apesar de o prazo legal ser até abril de 2026.

No entendimento do governador, o ideal é iniciar o ano eleitoral já com a equipe modificada e sem risco de substituição por causa das eleições gerais, dando tranquilidade para o chefe do Executivo estadual tocar a administração sem sobressaltos, afinal, ele também participará do pleito para tentar a reeleição.

NOVOS RUMOS

No caso de Jaime Verruck, o secretário de Estado deve deixar o cargo para tentar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSD, porém, conforme apuração da reportagem, não estaria descartada uma provável troca de partido e, até mesmo, de interesse, já que o titular da Semadesc é tratado como um “coringa”, podendo concorrer ao Senado.

Dentro do governo estadual, o entendimento é de que chegou a hora de Verruck disputar a sua primeira eleição e o cargo mais provável seria o de deputado federal, pois o experiente secretário passou oito anos na gestão de Reinaldo Azambuja e quase três anos na de Riedel, tendo de passar pelo teste das urnas para ver seu potencial de votos.

Interlocutores do governador revelaram que o secretário de Estado já está maduro para concorrer no próximo pleito e que, inclusive, teria recebido o apoio de Riedel para ser candidato em 2026, tendo o aval de todo o grupo político.

Procurado, Jaime não quis comentar, porém, no evento de filiação do ex-governador Azambuja ao PL, ele revelou ao Correio do Estado que sairá candidato para deputado federal ou até para o Senado.

Já Eduardo Rocha, que é marido da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, sairá para concorrer a deputado estadual pelo MDB, mesmo partido da esposa.

À reportagem, ele revelou que o governador deve fazer em breve uma reunião com todo o secretariado para tratar dessa questão, porém, não sabe quando será.

O secretário Marcelo Miranda é outro que também tentará conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), provavelmente pelo PSDB, porém, como desmanche do partido no Estado, a legenda pode ser outra.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Nos 45 anos do PT, Vander pretende retornar à presidência estadual da sigla

De olho em 2026, grupo do deputado federal entende que o partido está sob o desafio de renovar o discurso para recuperar espaço

Saiba mais
Cover Image

Deputado Caravina solicita pagamento de indenização por plantões aos policiais civis

Para Caravina, garantir esse pagamento é essencial tanto para a valorização dos policiais quanto para a eficiência da segurança pública

Saiba mais
Cover Image

Após cobrança de Caravina, SEJUSP cria Grupo de Trabalho para acelerar apuração de casos de violência doméstica em Dourados

O objetivo é diagnosticar e promover mais eficiência e celeridade na apuração dos crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher

Saiba mais
Cover Image

Autoridades da segurança pública do MS recebem títulos de cidadãos três-lagoenses

Câmara de Vereadores de Três Lagoas realizou solenidade, na noite desta quinta-feira (22), para outorgar Título de Cidadão Três-Lagoense e moções de congratulação

Saiba mais
Cover Image

Nelsinho Trad afirma que diálogo com os Estados Unidos é uma "missão difícil"

O anúncio foi feito nas redes sociais do senador que é Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado e vai aos EUA para negociar "tarifaço" de Donald Trump

Saiba mais
Cover Image

Silvania Bersani é nomeada como chefe de gabinete interina

Prefeito Dr. Cassiano Maia nomeou a servidora Silvania de Fátima Bersani para assumir a função de chefe interina do gabinete municipal

Saiba mais