Notícia

Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses apresenta ações desenvolvidas e novas tecnologias

Compartilhar:
Cover Image

Reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses.

Foto: Divulgação

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta manhã de quinta-feira. 26 de junho, a reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM).

O Comitê que tem como foco principal o fortalecimento das ações contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya, atuando no planejamento e monitoramento das estratégias para prevenir e controlar essas doenças, além de buscar respostas ágeis diante de possíveis surtos.

Durante a reunião, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleina Passalacqua, apresentou um boletim com dados atualizados sobre os casos epidemiológicos no município. Em seguida, o Coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, detalhou as iniciativas em andamento, como visitas domiciliares, aplicação de larvicidas e adulticidas, ações de bloqueio químico, recolhimento de pneus e limpeza em pontos estratégicos como bueiros. Ele também destacou o uso de tecnologias como drones e o levantamento rápido de índices (LIRAa) para monitorar a presença do mosquito.

Aline Oliveira, coordenadora do setor de Promoção da Saúde, falou sobre as atividades educativas promovidas pela Secretaria, incluindo palestras, blitz educativas e mutirões comunitários. Já a entomologista Geórgia, presidente do Comitê, explicou os métodos utilizados no monitoramento do mosquito com armadilhas ovitrampas e larvitrampas espalhadas pela cidade.

Além das apresentações técnicas referentes ao mês de junho, foram distribuídos materiais educativos como paródias sobre a dengue, literatura de cordel e cartazes informativos para instituições participantes.

O encontro reuniu representantes das Secretarias Municipais — SEGOV, SMS, SEMEC, SEJUVEL, SEMEA, SEINTRA e SMAS — além da Defesa Civil e membros da Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Saúde, Defensoria Pública, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM).

Aberta à população em geral, a iniciativa visa ampliar o diálogo entre poder público e sociedade para intensificar as ações que reduzam os casos suspeitos dessas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Novo CEI do Mais Parque está sendo construído com tecnologia inovadora

A construção modular destaca-se pela agilidade no processo de execução, permitindo que a obra seja concluída em menos da metade do tempo de uma obra convencional.

Saiba mais
Cover Image

Microsoft e Suzano desenvolvem solução para impulsionar eficiência industrial com IA generativa

Desde 2019, a Suzano vem passando por um processo de transformação digital em toda sua cadeia produtiva com viés sustentável e foco em alcançar a excelência operacional, redução de custo e melhoria de resultados

Saiba mais
Cover Image

Pantanal Tech MS 2025: Governo e UEMS fomentam desenvolvimento com inovação e sustentabilidade

2ª edição do Pantanal Tech MS, que ocorrerá de 26 a 29 de junho na Unidade Universitária de Aquidauana da UEMS

Saiba mais
Cover Image

MS conquista três Institutos de Ciência com foco na biotecnologia e produção sustentável

Mato Grosso do Sul passa a integrar de forma ainda mais expressiva o cenário nacional de ciência e inovação

Saiba mais
Cover Image

Referência nacional: com obras, investimentos e tecnologia, MS vai universalizar serviço de esgoto até 2028

Meta de universalização do serviço no Estado será alcançada cinco anos antes do Marco Regulatório Nacional

Saiba mais
Cover Image

Conheça os diferencias estratégicos da nova tecnologia que veio para revolucionar o mercado florestal

A plataforma atua desde a gestão operacional das áreas plantadas até a formalização de negociações no mercado primário de base florestal

Saiba mais