Notícia

Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses apresenta ações desenvolvidas e novas tecnologias

Compartilhar:
Cover Image

Reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses.

Foto: Divulgação

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta manhã de quinta-feira. 26 de junho, a reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM).

O Comitê que tem como foco principal o fortalecimento das ações contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya, atuando no planejamento e monitoramento das estratégias para prevenir e controlar essas doenças, além de buscar respostas ágeis diante de possíveis surtos.

Durante a reunião, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleina Passalacqua, apresentou um boletim com dados atualizados sobre os casos epidemiológicos no município. Em seguida, o Coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, detalhou as iniciativas em andamento, como visitas domiciliares, aplicação de larvicidas e adulticidas, ações de bloqueio químico, recolhimento de pneus e limpeza em pontos estratégicos como bueiros. Ele também destacou o uso de tecnologias como drones e o levantamento rápido de índices (LIRAa) para monitorar a presença do mosquito.

Aline Oliveira, coordenadora do setor de Promoção da Saúde, falou sobre as atividades educativas promovidas pela Secretaria, incluindo palestras, blitz educativas e mutirões comunitários. Já a entomologista Geórgia, presidente do Comitê, explicou os métodos utilizados no monitoramento do mosquito com armadilhas ovitrampas e larvitrampas espalhadas pela cidade.

Além das apresentações técnicas referentes ao mês de junho, foram distribuídos materiais educativos como paródias sobre a dengue, literatura de cordel e cartazes informativos para instituições participantes.

O encontro reuniu representantes das Secretarias Municipais — SEGOV, SMS, SEMEC, SEJUVEL, SEMEA, SEINTRA e SMAS — além da Defesa Civil e membros da Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Saúde, Defensoria Pública, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM).

Aberta à população em geral, a iniciativa visa ampliar o diálogo entre poder público e sociedade para intensificar as ações que reduzam os casos suspeitos dessas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Ônibus espacial secreto dos EUA retorna à Terra após 434 dias no espaço

Reconhecido como o primeiro veículo espacial sem tripulação a ser enviado ao espaço, o X-37B permaneceu em órbita terrestre fazendo uma série de testes e experimentos espaciais

Saiba mais
Cover Image

Desafio do Brasil é transformar IA em aplicações de uso comercial

Afirmação é de autor de estudo sobre panorama da IA no país

Saiba mais
Cover Image

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android

Saiba mais
Cover Image

Com tecnologia inédita, MS tem monitoramento ambiental para identificar desmatamento e queimadas

A nova estrutura representa uma evolução tecnológica inédito no país

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura lança SouTL Servidor: novo sistema online traz mais praticidade e eficiência para servidores municipais

A iniciativa faz parte do Plano de Governo do prefeito Dr. Cassiano Maia, que prevê a expansão das fronteiras digitais da Administração Municipal, aproximando tecnologia e gestão pública

Saiba mais
Cover Image

MS oferece 1.250 bolsas de estudo para alunos e professores com pesquisas no Ensino Médio

O programa começou em 2021 e já beneficiou mais de 2,4 mil estudantes e professores em 500 projetos de pesquisa em todas as regiões do Estado

Saiba mais