Notícia

Deputado denuncia descaso da AENA na administração do aeroporto de Corumbá

Compartilhar:
Cover Image

Deputado Paulo Duarte se indigna com descaso de empresa gestora do aeroporto de Corumbá pela falta de contato para transporte aéreo de pacientes graves.

Foto: Joelson Soares/Assessoria Parlamentar

Paulo Duarte relata que somente no mês de abril, houve mais de quatro acionamentos que não foram respondidos causando grandes prejuízos ao atendimento em saúde aos pacientes graves.

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) denunciou, na sessão plenária desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa, descaso no atendimento do Aeroporto de Corumbá às aeronaves de UTI aérea responsáveis pelo transporte de paciente em estado grave para outros municípios com maior suporte na assistência em saúde. Via requerimento, o parlamentar quer saber os motivos da falta de comunicação nos contatos que são disponibilizados 24 horas pela empresa AENA Brasil, que administra o aeroporto do município.

Paulo Duarte relata que somente no mês de abril, houve mais de quatro acionamentos que não foram respondidos causando grandes prejuízos ao atendimento em saúde aos pacientes graves. Indignado, Duarte afirma que “esse é um caso de polícia. A AENA Brasil é a concessionária gestora dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, além de ser a maior operadora de campos de aviação do mundo. Não tem fiscalização. Vivemos hoje um apagão das Agências Reguladoras. Sem fiscalização as concessionárias pintam e bordam, fazem o que querem e ainda deixam pessoas correrem risco de morte. Lembro que o aeroporto de Corumbá deve funcionar 24 horas para esse tipo de operação, conforme documento oficial da ROTAER”, argumenta o deputado.

No requerimento Duarte questiona o prazo que os funcionários responsáveis são orientados a responder e quantos funcionários são disponibilizados nos plantões noturnos para atenderem às chamadas de emergência para atendimento de casos graves de saúde que precisam de transporte aéreo. “Esse requerimento se justifica pelos vários relatos de médicos e pilotos de UTIs que não conseguem contato com os fiscais de pátio encarregados de responderem aos chamados das UTIs aéreas”, justifica Paulo Duarte.

Por: Miriam Ibanhes/Assessoria parlamenta

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Proposta visa conscientizar consumidores sobre os riscos das apostas virtuais - as bets

Foi apresentado nesta quinta-feira (6) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o Projeto de Lei 10 de 2025 que visa promover campanhas educativas à população sobre o risco das chamadas bets.

Saiba mais
Cover Image

Nos 45 anos do PT, Vander pretende retornar à presidência estadual da sigla

De olho em 2026, grupo do deputado federal entende que o partido está sob o desafio de renovar o discurso para recuperar espaço

Saiba mais
Cover Image

Caravina propõe inclusão do Festival de Hambúrguer no Calendário Oficial de Eventos de MS

Deputado estadual Caravina apresentou o Projeto de Lei nº 035/2025

Saiba mais
Cover Image

Cidades brasileiras têm atos contra anistia a golpistas neste domingo

Manifestantes se reuniram em várias cidades brasileiras, neste domingo (30), em atos contra a anistia aos envolvidos na tentativa de golpe do 8 de janeiro

Saiba mais
Cover Image

Projeto de lei quer proibir áreas VIPs em eventos custeados pelo Estado

De autoria do deputado Pedrossian Neto, o texto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)

Saiba mais
Cover Image

Riedel critica e diz que tarifaço de Trump é um 'equívoco'

Governador ainda defendeu uma solução "no âmbito da diplomacia, da conversa", e afirmou que o governo federal deve buscar saídas pela via da negociação no comércio exterior

Saiba mais