Notícia

Deputado denuncia descaso da AENA na administração do aeroporto de Corumbá

Compartilhar:
Cover Image

Deputado Paulo Duarte se indigna com descaso de empresa gestora do aeroporto de Corumbá pela falta de contato para transporte aéreo de pacientes graves.

Foto: Joelson Soares/Assessoria Parlamentar

Paulo Duarte relata que somente no mês de abril, houve mais de quatro acionamentos que não foram respondidos causando grandes prejuízos ao atendimento em saúde aos pacientes graves.

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) denunciou, na sessão plenária desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa, descaso no atendimento do Aeroporto de Corumbá às aeronaves de UTI aérea responsáveis pelo transporte de paciente em estado grave para outros municípios com maior suporte na assistência em saúde. Via requerimento, o parlamentar quer saber os motivos da falta de comunicação nos contatos que são disponibilizados 24 horas pela empresa AENA Brasil, que administra o aeroporto do município.

Paulo Duarte relata que somente no mês de abril, houve mais de quatro acionamentos que não foram respondidos causando grandes prejuízos ao atendimento em saúde aos pacientes graves. Indignado, Duarte afirma que “esse é um caso de polícia. A AENA Brasil é a concessionária gestora dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, além de ser a maior operadora de campos de aviação do mundo. Não tem fiscalização. Vivemos hoje um apagão das Agências Reguladoras. Sem fiscalização as concessionárias pintam e bordam, fazem o que querem e ainda deixam pessoas correrem risco de morte. Lembro que o aeroporto de Corumbá deve funcionar 24 horas para esse tipo de operação, conforme documento oficial da ROTAER”, argumenta o deputado.

No requerimento Duarte questiona o prazo que os funcionários responsáveis são orientados a responder e quantos funcionários são disponibilizados nos plantões noturnos para atenderem às chamadas de emergência para atendimento de casos graves de saúde que precisam de transporte aéreo. “Esse requerimento se justifica pelos vários relatos de médicos e pilotos de UTIs que não conseguem contato com os fiscais de pátio encarregados de responderem aos chamados das UTIs aéreas”, justifica Paulo Duarte.

Por: Miriam Ibanhes/Assessoria parlamenta

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Matéria estabelece medidas para prevenir a importunação sexual em eventos

Projeto apresentado hoje tem o objetivo de prevenir e coibir a importunação sexual em eventos

Saiba mais
Cover Image

Assembleia Legislativa pode ser renovada em até 42% nas eleições do próximo ano

Dos 24 deputados estaduais da Casa de Leis, pelo menos 10 parlamentares não devem retornar aos atuais cargos em 2027

Saiba mais
Cover Image

Zeca pede melhorias na rede de água, cascalhamento e patrolamento em comunidade de Rochedo

O objetivo das propostas de Zeca é atender as necessidades dos moradores e produtores locais da comunidade Pira-Parque

Saiba mais
Cover Image

Moraes pede sessão extra para julgamento de Bolsonaro no STF

A partir de terça o colegiado começa a votação sobre trama golpista

Saiba mais
Cover Image

Guia de Direitos dos Povos de Matriz Africana é lançado em Brasília

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, na Bahia

Saiba mais
Cover Image

Deputado sugere criação de grupo técnico para acompanhar pesquisas com polilaminina em MS

O deputado citou a experiência do Espírito Santo, que criou um grupo de trabalho para acompanhar a incorporação de terapias inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS)

Saiba mais