Notícia

Em Três Lagoas, Caravana da Castração inicia segunda etapa com formação técnica para municípios

Compartilhar:
Cover Image

A Caravana representa cuidado com os animais, saúde pública e respeito às comunidades.

Foto: divulgação

O encontro reuniu representantes dos 13 municípios que integram esta nova fase do projeto

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realizou nesta quarta-feira (30), em Três Lagoas, a capacitação técnica que marca o início da segunda etapa da Caravana da Castração.

O encontro reuniu representantes dos 13 municípios que integram esta nova fase do projeto, com o objetivo de alinhar estratégias, fortalecer a organização logística e garantir um atendimento seguro e eficiente à população e aos animais. A capacitação aconteceu na Câmara Municipal e contou com oficinas práticas, apresentações técnicas e orientações sobre fluxo logístico, mobilização comunitária e uso da ferramenta SigPet, responsável pelo cadastro e agendamento digital das castrações.

Para o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, a capacitação representa mais do que um preparo técnico. “Esse encontro é uma construção coletiva de uma política pública que salva vidas. A Caravana representa cuidado com os animais, saúde pública e respeito às comunidades. Nossa missão é garantir que esse serviço chegue com qualidade e responsabilidade a cada canto do nosso estado”, afirmou.

Carlos também celebrou os resultados da primeira região e reforçou a importância do alinhamento para manter o padrão de excelência. “Estamos prestes a encerrar a primeira região, com a meta de 5 mil animais castrados. Esse resultado só foi possível graças ao trabalho exemplar dos pontos focais na mobilização, logística e organização local. Agora, com a segunda região, seguimos fortalecendo esse padrão de sucesso”.

Além de orientações técnicas, a capacitação incluiu pautas educativas sobre bem-estar animal, guarda responsável e combate aos maus-tratos. Para a diretora do Departamento de Meio Ambiente de Três Lagoas, Maria Fernanda Marques Dias, o momento foi essencial para padronizar atendimentos. “Esse preparo técnico é fundamental para garantir um serviço ético, organizado e eficiente à população. Ao capacitarmos as equipes, fortalecemos o compromisso coletivo com a saúde pública e a proteção animal. Agradeço à Suprova pela parceria”.

A segunda região da Caravana da Castração vai contemplar 13 cidades: Inocência (primeira cidade a ser atendida), Três Lagoas, Brasilândia, Chapadão do Sul, Bataguassu, Batayporã, Selvíria, Novo Horizonte do Sul, Cassilândia, Nova Andradina, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo e Paranaíba.

Presente na capacitação, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, reforçou o papel transformador da ação. “A Caravana é uma iniciativa que une saúde pública, responsabilidade social e bem-estar animal. É uma política de governo que chega às pessoas, transforma realidades e fortalece o compromisso do Estado com aqueles que mais precisam. O sucesso da primeira etapa mostra que estamos no caminho certo e vamos avançar com a mesma dedicação nesta nova fase”.

Com meta de mais de 20 mil castrações em 45 municípios, a Caravana da Castração é uma política pública permanente do Governo do Estado. Além do controle populacional ético de cães e gatos, a ação oferece microchipagem, atendimento gratuito e ações educativas que promovem dignidade e prevenção de zoonoses.

Ainda na primeira etapa, a Caravana da Castração segue por diversos municípios sul-mato-grossenses, com datas já confirmadas:

Aquidauana: 1º a 5 de agosto (agendamento: 31 de julho)

Ladário: 7 e 8 de agosto (agendamento: 6 de agosto)

Corumbá: 11 a 20 de agosto (agendamento: 9 e 10 de agosto)

A estimativa é de que milhares de animais sejam atendidos com castração segura, microchipagem e atendimento pós-operatório gratuito. O serviço é agendado exclusivamente pelo site oficial da ferramenta digital: www.sigpet.ms.gov.br.

Por: Lucas Castro, Comunicação Setesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de MS recebe reconhecimento estadual

O reconhecimento como equipe destaque é relativo às atividades do segundo semestre de 2024

Saiba mais
Cover Image

Programa MS Saúde celebra mais de 200 cirurgias corretivas para fissura labiopalatina

As cirurgias são realizadas por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, referência nacional no tratamento de deformidades craniofaciais

Saiba mais
Cover Image

Secretaria de Saúde de Selvíria realiza Audiência Pública para prestação de contas de 2024 e do 1º quadrimestre de 2025

A audiência pública tem o objetivo de garantir toda a transparência possível na destinação dos gastos da Saúde

Saiba mais
Cover Image

Avaliação positiva: Casa da Saúde de MS é aprovada pela população em pesquisa de campo da CGE

A iniciativa-piloto da CGE faz parte do projeto Ouvidoria Itinerante

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas inicia construção da nova Unidade de Saúde da Família “Miguel Nunes” porte IV

A nova unidade atenderá a uma área de abrangência com cerca de 16 mil pessoas, sendo 11 mil já cadastradas

Saiba mais
Cover Image

Mesmo sem casos de intoxicação por metanol em Três Lagoas, Vigilância Sanitária emite alerta e intensifica fiscalização

O metanol é uma substância altamente tóxica que, mesmo em pequenas quantidades, pode causar graves danos à saúde, como cegueira, insuficiência renal e até a morte

Saiba mais