Notícia

Gestores brasileiros retidos em Israel conseguem chegar à Jordânia

Compartilhar:
Cover Image

Grupo viajou para participar de uma feira de tecnologia e segurança.

Foto: REUTERS/Ammar Awad/ Proibida reprodução.

Parte dos gestores municipais brasileiros que ficaram retidos em Tel Aviv após o início dos conflitos entre Israel e Irã, na última quinta-feira (12), conseguiu cruzar a fronteira com a Jordânia em segurança

Parte dos gestores municipais brasileiros que ficaram retidos em Tel Aviv após o início dos conflitos entre Israel e Irã, na última quinta-feira (12), conseguiu cruzar a fronteira com a Jordânia em segurança, nesta segunda-feira (16).

“Graças a Deus, deu tudo certo na viagem […] e já estamos aqui, na Jordânia, fazendo os procedimentos de visto”, informou, em uma mensagem de vídeo, o tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Nélio Aguiar, pouco após chegar à Jordânia, de ônibus.

Aguiar integra o grupo de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais que viajaram a Israel com a justificativa de participar de uma feira de tecnologia e segurança. Segundo a CNM, além de Aguiar, fazem parte do primeiro grupo que conseguiu deixar Israel após as operações do Aeroporto Internacional de Tel Aviv serem suspensas:

Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte; Márcio Lobato, secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte; Welberth Porto, prefeito de Macaé (RJ); Johnny Maycon, prefeito de Nova Friburgo (RJ); Cícero de Lucena, prefeito de João Pessoa (PB); Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis (MG); Flávio Guimarães, vereador do Rio de Janeiro; Gilson Chagas, secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ); Francisco Vagner, secretário de Planejamento de Natal (RN); Davi de Matos, chefe-executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas).

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores de Israel garantiu que fará “todos os esforços, em coordenação com a Embaixada do Brasil, para garantir uma saída segura para os demais brasileiros de todas as delegações, sempre que houver as condições adequadas para o deslocamento”.

Em uma mensagem de vídeo, o prefeito de João Pessoa, Cícero de Lucena, contou que, ao chegar à Jordânia, o grupo foi acolhido por funcionários da embaixada do Brasil. “Agora, vamos seguir para a Arábia Saudita, já que, lá, o espaço aéreo está aberto. Continuamos com bastante segurança e tranquilidade”, comentou Lucena.

Conflito

A viagem das autoridades públicas brasileiras ocorre em meio à guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas – conflito bélico que se arrasta há décadas e se intensificou em outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel, matando e sequestrando civis em território israelense.

A partir daí, a reação militar israelense arrasou a Faixa de Gaza, ceifando milhares de vidas, incluindo de civis e crianças. Em resposta às ações do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o governo brasileiro estuda medidas para romper relações militares com Israel.

Além de ocupar a Faixa de Gaza, Israel abriu, na semana passada, uma nova frente de guerra, bombardeando o Irã durante a madrugada da última sexta-feira (13). Segundo Tel Aviv, os alvos dos ataques foram instalações militares e nucleares. De acordo com fontes iranianas, ao menos nove pessoas morreram e uma centena ficou ferida já neste primeiro ataque israelense.

A retaliação iraniana não demorou e, no mesmo dia (13), mísseis balísticos atingiram Tel Aviv e Jerusalém.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Após pressão dos EUA, Panamá anuncia saída da 'Nova Rota da Seda', programa econômico da China

Presidente panamenho rompeu acordo econômico que tinha com Pequim, que usa programa trilionário para abrir novos mercados na América Latina e no mundo, mas negou que rompimento com Pequim tenha sido exigência americana

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS discute com Paraguai construção de nova ponte e avanços no setor alfandegário

Entre os assuntos em pauta está a construção de uma nova ponte entre Brasil e Paraguai, que será erguida na cidade de Vallemi (Paraguai), próximo a Porto Murtinho.

Saiba mais
Cover Image

Países americanos elegem ministro do Suriname para chefiar a OEA

Eleito por aclamação, Ramdin é experiente negociador internacional

Saiba mais
Cover Image

Lula inicia agendas na China com foco em estender comércio chinês no Brasil

Presidente se encontra com empresários do setor de tecnologia do país asiático

Saiba mais
Cover Image

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula

Lula está em viagem oficial a Pequim, onde participou do Fórum Empresarial Brasil-China, com investidores chineses e brasileiros

Saiba mais
Cover Image

Empresa dos EUA que comprou 74 aviões da Embraer critica tarifaço de 50%

A empresa afirma que o tarifaço pode causar cancelamentos de pedidos, adiamento de entregas, corte de investimentos e até demissões

Saiba mais