Notícia

Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS

Compartilhar:
Cover Image

Equipamentos permite procedimentos minimamente invasivos com mais eficiência e segurança.

Foto: HR3Lagoas

A medida fortalece a realização de cirurgias minimamente invasivas nos hospitais do interior do estado

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem feito, nas últimas semanas, a entrega de 11 sistemas completos de videolaparoscopia, também conhecidos como torres de vídeo rígidas, a unidades de saúde da rede pública de Mato Grosso do Sul. A medida fortalece a realização de cirurgias minimamente invasivas nos hospitais do interior do estado, promovendo mais segurança e eficiência no atendimento à população.

A distribuição dos equipamentos levou em conta o processo de regionalização da saúde. A SES fez a aquisição com foco em contemplar, de forma estratégica, unidades de acordo com as necessidades específicas de cada macrorregião.

Os municípios beneficiados são: Aquidauana, Costa Rica, Coxim, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.

Tecnologia em saúde

As torres possibilitam cirurgias com menor tempo de recuperação, menor risco de infecção e redução significativa no tempo de internação dos pacientes. Cada torre é composta por câmera de alta definição, monitor, fonte de luz, insuflador e demais componentes que formam o sistema.

Os recursos utilizados para aquisição dos equipamentos são oriundos tanto da esfera federal quanto estadual, viabilizados por meio de propostas previamente cadastradas e indicações parlamentares.

Para assegurar sua correta utilização, os profissionais de saúde das unidades contempladas passaram por capacitação especializada. A Superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Cristina Segatto Congro, destacou a importância da iniciativa: “Estamos investindo em tecnologia e capacitação para garantir um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado. Essas torres representam um avanço significativo na qualidade das cirurgias realizadas nos hospitais”, finalizou.

Por: Danúbia Burema, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

USF Paranapungá funcionará das 8h às 12h no plantão do MS Vacina Mais – Dengue

A campanha é destinada ao público-alvo da vacinação: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade

Saiba mais
Cover Image

Câncer bucal: curso prático amplia capacidade diagnóstica em áreas remotas de MS

A qualificação de cirurgiões-dentistas fortalece o diagnóstico precoce do câncer bucal e amplia o acesso à saúde especializada em regiões de difícil acesso

Saiba mais
Cover Image

“Dia D” de Vacinação contra a Gripe imunizou 837 pessoas em Três Lagoas

A ação promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria inicia cadastro para mutirão gratuito de consultas oftalmológicas gratuitas

O cadastro começou nesta segunda, 9 de junho, pelo assentamento Canoas, e segue até sábado (14), cada dia em uma região da cidade

Saiba mais
Cover Image

Para atender regionalização da Saúde, nova arquitetura já é realidade em Mato Grosso do Sul

O projeto de regionalização da saúde, com atendimento de qualidade para a população em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul, já é uma realidade

Saiba mais
Cover Image

72ª etapa do Castramóvel no Bairro Jardim Atenas inicia nesta terça-feira, 09 de agosto

Além da castração, a estrutura do Castramóvel oferecerá uma série de serviços essenciais à população, com foco na promoção da saúde animal e na conscientização da posse responsável

Saiba mais