Notícia

Mato Grosso do Sul inicia levantamento documental de indígenas transfronteiriços

Compartilhar:
Cover Image

A ação integra um projeto piloto, alinhado com o Consulado do Paraguai.

Foto: Arquivo/Sead

O Ceesrad é um comitê que reúne diversas instituições com o objetivo de garantir que toda a população de Mato Grosso do Sul tenha acesso a documentos básicos, como certidão de nascimento, CPF e carteira de identidade

O Ceesrad/MS (Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica) iniciou quarta-feira (21) o levantamento da situação documental da população indígena transfronteiriça que migrou do Paraguai e atualmente reside em Mato Grosso do Sul.

A ação integra um projeto piloto, alinhado com o Consulado do Paraguai, e será realizada nos municípios de Paranhos, Coronel Sapucaia e Caarapó, com o objetivo de identificar a situação documental dessas populações, etapa fundamental para a definição de estratégias de regularização.

Em Paranhos, os trabalhos ocorrem entre até 25 de janeiro, nas aldeias Arroio Corá, Ipoy, Sete Cerros, Pirajuí, Potrero Guassu e Paraguassu. As atividades serão realizadas nas escolas municipais de cada aldeia, onde ocorrerão as reuniões com as comunidades indígenas, conforme a coordenadora do Comitê e técnica da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Sabrina Frazeto.

Após o levantamento, o Ceesrad atuará de forma articulada com o Consulado do Governo Paraguaio em Ponta Porã para viabilizar a documentação necessária à regularização migratória dos indígenas transfronteiriços.

A regularização documental é essencial para garantir o acesso pleno às políticas públicas, como saúde, educação, assistência social, programas sociais, emissão de documentos civis e demais direitos assegurados pela legislação brasileira. A iniciativa visa a promoção da cidadania, a inclusão social e o respeito aos direitos dos povos indígenas.

O projeto piloto permitirá a consolidação de um modelo de atuação interinstitucional, que poderá subsidiar futuras ações voltadas à ampliação do acesso à documentação básica e à regularização migratória de populações indígenas em contexto de mobilidade transfronteiriça.

Ligado à Sead, o Ceesrad realiza a ação por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Indígenas, das Coordenações Regionais da Funai de Ponta Porã e Dourados, e do Distrito Sanitário Especial Indígena.

Sobre o Ceesrad

O Ceesrad é um comitê que reúne diversas instituições com o objetivo de garantir que toda a população de Mato Grosso do Sul tenha acesso a documentos básicos, como certidão de nascimento, CPF e carteira de identidade. O comitê promove mutirões de emissão de documentos, desenvolve estratégias para combater o sub-registro civil, apoia campanhas de conscientização e acompanha a execução de políticas públicas voltadas à garantia do direito à documentação básica em todo o estado.

Por: Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Governo de MS dobra UTIs pediátricas no Regional de Três Lagoas diante do aumento de SRAG

Com a ativação de mais 10 leitos, a unidade agora conta com 20 vagas de terapia intensiva exclusivas para crianças

Saiba mais
Cover Image

MS investe R$ 76 milhões em saneamento, educação e infraestrutura em Novo Horizonte do Sul e Ivinhema

O Governo de Mato Grosso do Sul tem ampliado investimentos em infraestrutura, educação e saneamento nos municípios do Estado

Saiba mais
Cover Image

Governo do Estado antecipa pagamento de servidores públicos para esta terça-feira

Servidores públicos de Mato Grosso do Sul poderão comemorar a data com dinheiro na conta

Saiba mais
Cover Image

Vanessa Sêna é nomeada secretária municipal de Administração de Três Lagoas

Natural de Três Lagoas, Vanessa possui formação em Recursos Humanos e Psicologia Organizacional

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO – Vence amanhã (10) a décima e última parcela do IPTU 2025

Vence amanhã, 10 de dezembro, o prazo para pagamento da décima e última parcela do IPTU 2025, para quem optou pelo parcelamento

Saiba mais
Cover Image

Parceria entre Suzano, Sebrae e Senai leva curso de costura criativa para comunidade indígena Ofaié

O Projeto Relacionamento da companhia visa promover a geração de trabalho e renda por meio da valorização do artesanato regional e do fortalecimento da agricultura familiar

Saiba mais