Notícia

Musk chama de 'repugnante' projeto de lei orçamentária de Trump: 'Não aguento mais'

Compartilhar:
Cover Image

Elon Musk recebe uma chave de ouro do presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca.

Foto: REUTERS/Nathan Howard

Bilionario criticou o plano em post no X, nesta terça-feira (3). Na semana passada, ele já havia reclamado do projeto durante uma entrevista, um dia antes de deixar o cargo na Casa Branca

O bilionário Elon Musk chamou, nesta terça-feira (3), de "repugnante, escandaloso e eleitoreiro" o megaprojeto de lei orçamentária que o presidente americano Donald Trump está promovendo no Congresso dos Estados Unidos.

"Sinto muito, mas já não aguento mais", publicou o bilionário em sua rede social X, dias depois de deixar de ser um dos conselheiros mais próximos de Trump.

"Este projeto de lei de gastos do Congresso, enorme, escandaloso e eleitoreiro, é uma abominação repugnante. Os que votaram a favor deveriam sentir vergonha: sabem que erraram. Eles sabem."

Musk afirmou ainda que o texto irá aumentar o déficit orçamentário em US$ 2,5 trilhões (R$ 14 trilhões). Segundo ele, isso "sobrecarregará os americanos com uma dívida esmagadoramente insustentável".

Por fim, o bilionário declarou que o Congresso está levando os Estados Unidos à falência. Atualmente, tanto a Câmara quanto o Senado têm maioria republicana — mesmo partido de Trump.

Um dos principais aliados de Trump na campanha presidencial de 2024, Musk ganhou destaque no governo dos Estados Unidos ao comandar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge). No cargo, ficou responsável por cortar gastos da administração pública.

O bilionário deixou o comando do Doge em 28 de maio, um dia após conceder uma entrevista criticando o plano fiscal proposto por Trump. Em 30 de maio, ele apareceu ao lado do presidente no Salão Oval da Casa Branca para uma despedida formal.

"Elon realmente não vai embora", disse Trump. "Ele vai ficar indo e voltando." Ambos sugeriram que Musk poderia continuar atuando como conselheiro do presidente. Nos bastidores, no entanto, o entorno de Trump já demonstrava incômodo com a imprevisibilidade de Musk. Segundo a imprensa americana, aliados afirmavam que o bilionário havia se tornado um "fardo político".

A agência Reuters noticiou ainda que a saída de Musk do Doge aconteceu de forma "rápida e sem cerimônias". Fontes da Casa Branca afirmaram que o bilionário não teve uma conversa formal com o presidente antes de pedir demissão.

No sábado (31), Trump anunciou que tinha desistido de indicar um aliado de Musk para comandar a Nasa, sem explicar o motivo. Uma fonte da agência Reuters com conhecimento no assunto afirmou que o bilionário ficou desapontado com a medida.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Bombardeios de Israel à Faixa de Gaza interrompem trégua; 413 morreram, diz Hamas

Ataque pôs fim a trégua em vigor desde janeiro em Gaza. Militares israelenses afirmaram que bombardearam alvos do Hamas. Terroristas acusam Israel de encerrar cessar-fogo de forma unilateral e colocar reféns em 'destino incerto'.

Saiba mais
Cover Image

Fechamento do aeroporto de Heathrow, em Londres, provoca efeito cascata e caos na aviação global

Fechamento afetará pelo menos 1.351 voos de entrada e saída do aeroporto, de acordo com o Flightradar24; polícia antiterrorismo lidera investigação sobre incêndio que causou fechamento

Saiba mais
Cover Image

EUA vão taxar produtos da China em 104% a partir desta quarta

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos vão cobrar tarifas de 104% sobre os produtos chineses a partir de quarta-feira (9)

Saiba mais
Cover Image

Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar

De acordo com o comunicado, o conclave vai acontecer na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes até que a eleição do novo pontífice

Saiba mais
Cover Image

Enchentes no Texas: equipes buscam ao menos 23 meninas desaparecidas em acampamento; 27 pessoas morreram

Região do Rio Guadalupe, no estado norte-americano, foi tomada por uma forte cheia nesta sexta-feira (4). Equipes fazem buscas com o apoio de helicópteros

Saiba mais
Cover Image

Lula rebate Trump sobre Brasil ser um mau parceiro comercial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta (14), como “mentira” uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial

Saiba mais