Notícia

Nova espécie de Perereca Macaco é descoberta no Parque do Pombo em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

Perereca Macaco encontrada no Parque do Pombo pertence.

Foto: Divulgação

A Perereca Macaco, pertencente ao gênero Pithecopus, destaca-se por seu comportamento singular de reprodução

O Parque Natural Municipal do Pombo, um dos maiores complexos de preservação de vegetação e fauna do Cerrado em Mato Grosso do Sul, foi palco de uma importante descoberta científica. Pesquisadores das universidades UFMS, UNICAMP e UNESP identificaram uma nova espécie de Perereca Macaco durante uma expedição realizada no local.

A pesquisa foi conduzida pelos cientistas Sarah Mangia e Diego Santana, da UFMS, integrantes do Laboratório de Biologia e História Natural de Anfíbios e Répteis (Mapinguari) e Thiago Pezzuti, da UNESP. A pesquisa é uma parceria com os especialistas do grupo que fizeram a primeira identificação atrás de análises de DNA, Rafael Magalhães da UFSJ e Raíla Araújo da UFMG.

Durante o estudo, os pesquisadores confirmaram que a Perereca Macaco encontrada no Parque do Pombo pertence a uma espécie desconhecida pela ciência, que agora está em processo de descrição e nomeação oficial.

A Perereca Macaco, pertencente ao gênero Pithecopus, destaca-se por seu comportamento singular de reprodução. Diferente de outros anfíbios, essa espécie coloca seus ovos em folhas, dobrando-as para protegê-los. Quando os girinos se desenvolvem, caem na água e completam seu ciclo de vida. Além disso, esses animais possuem coloração vibrante, com tons esverdeados e padrões coloridos nas pernas e flancos, tornando-se um importante símbolo da biodiversidade local.

Além dessas pesquisas para a descoberta de novas espécies e de informações de distribuição das espécies, a equipe no parque também estudava diversos aspectos ecológicos dos anfíbios e répteis da região. Entre esses estudos, o pesquisador Juan Carrillo, da UNICAMP, participava com projetos sobre comportamento animal, e o professor Luciano Anjos liderava as pesquisas sobre a ecologia do parasitismo em anfíbios.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Mais de 500 terrenos foram multados em 2025 devido a mato alto e sujeira

A medida tem como principal objetivo preservar a saúde pública do Município

Saiba mais
Cover Image

Estado e município discutem avanços na reformulação e melhoria da Casa da Mulher Brasileira

Durante o encontro, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e a prefeita Adriane Lopes reforçaram o compromisso no fortalecimento da rede de proteção à mulher.

Saiba mais
Cover Image

Dr. Cassiano Maia realiza visita no IFMS e no CRAM

Durante o início da reunião, foi apresentado ao prefeito o Acordo de Cooperação Técnica – Oferta de Estágio.

Saiba mais
Cover Image

Com articulação de Caravina, UEMS inicia Curso de Engenharia em Nova Andradina

A solenidade será realizada às 19h, no auditório da universidade, e contará com palestra da professora doutora Márcia Aparecida Mendes Saraiva

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 307 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (25)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Banda Marcial Santa Maria conquista título inédito no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras 2025

A delegação de Selvíria contou com 50 integrantes, entre músicos, balizas e a linha de frente, sob a regência do maestro Athailson Brit’s

Saiba mais