Notícia

Ordem do Dia: Protocolo Antirracista é aprovado em 1ª discussão

Compartilhar:
Cover Image

Sessões são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da ALEMS.

Foto: Luciana Nassar

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 104/2024, de autoria da deputada estadual Gleice Jane (PT), que institui o Protocolo Sul-Mato-Grossense Antirracista

Três projetos de lei foram votados na Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). As sessões são abertas ao público e à imprensa.

Primeira discussão

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 104/2024, de autoria da deputada estadual Gleice Jane (PT), que institui o Protocolo Sul-Mato-Grossense Antirracista, visando a incentivar os estabelecimentos de grande circulação de pessoas, situados no Estado, a adotar voluntariamente medidas de sensibilização, de prevenção e de acolhimento às vítimas em situações de injúria racial e de racismo.

Conforme a proposta, a Lei nº 7.716/1989, define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, e garante que o racismo no Brasil seja um crime inafiançável. O projeto de lei também cria o Certificado Antirracista com a finalidade de identificar estabelecimentos que adotem o protocolo de medidas de prevenção, conscientização e acolhimento às vítimas de racismo. A proposta segue para análise das comissões de mérito.

Redação final

Os parlamentares aprovaram um projeto em redação final, por ter sofrido emendas. O Projeto de Lei 130/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), assegura aos indivíduos afetados pela Síndrome de Von Recklinghausen, conhecida como neurofibromatose, os mesmos direitos legalmente reconhecidos às pessoas com deficiência. A doença é uma condição genética autossômica dominante que se manifesta através do surgimento de múltiplos tumores benignos no sistema nervoso, entre outras complicações, conforme a justificativa da matéria. Vai ao expediente para sanção governamental.

Discussão única

Em discussão única foi aprovado o Projeto de Lei 291/2024, de autoria de Lidio Lopes (Sem Partido), que declara de Utilidade Pública Estadual o Instituto Missionário Cristão Sentinelas Sem Fronteiras, com sede e foro no município de Campo Grande-MS. Vai ao expediente para sanção.

Já o Projeto de Lei 113/2024, do deputado Paulo Duarte (PSB), que estava pautado foi retirado conforme preconiza o Regimento Interno, devido ao parlamentar estar em evento externo sobre a Reforma Tributária, representando a ALEMS.

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.

Por: Fernanda Kintschner

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Padilha diz que principal meta é reduzir tempo de espera no SUS

Novo ministro da Saúde promete combater o negacionismo

Saiba mais
Cover Image

Programa que promove defesa pessoal e autoproteção responsável para mulheres é proposto

A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)

Saiba mais
Cover Image

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

Saiba mais
Cover Image

Secretário Jaime Verruck receberá homenagem por sua contribuição ao desenvolvimento de Três Lagoas

A cerimônia de entrega da Comenda Antônio Trajano dos Santos será realizada na Câmara Municipal de Três Lagoas, em data a ser confirmada

Saiba mais
Cover Image

Deputado Caravina reúne lideranças e apresenta resultados do mandato

Em sua fala, Caravina ressaltou o compromisso com o diálogo e o desenvolvimento regional

Saiba mais
Cover Image

II Concurso: Candidatos indígenas têm nova oportunidade de inscrição para a ALEMS

Serão reservadas aos candidatos indígenas 3% das vagas existentes e das que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso

Saiba mais