Notícia

Ordem do Dia: Protocolo Antirracista é aprovado em 1ª discussão

Compartilhar:
Cover Image

Sessões são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da ALEMS.

Foto: Luciana Nassar

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 104/2024, de autoria da deputada estadual Gleice Jane (PT), que institui o Protocolo Sul-Mato-Grossense Antirracista

Três projetos de lei foram votados na Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). As sessões são abertas ao público e à imprensa.

Primeira discussão

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 104/2024, de autoria da deputada estadual Gleice Jane (PT), que institui o Protocolo Sul-Mato-Grossense Antirracista, visando a incentivar os estabelecimentos de grande circulação de pessoas, situados no Estado, a adotar voluntariamente medidas de sensibilização, de prevenção e de acolhimento às vítimas em situações de injúria racial e de racismo.

Conforme a proposta, a Lei nº 7.716/1989, define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, e garante que o racismo no Brasil seja um crime inafiançável. O projeto de lei também cria o Certificado Antirracista com a finalidade de identificar estabelecimentos que adotem o protocolo de medidas de prevenção, conscientização e acolhimento às vítimas de racismo. A proposta segue para análise das comissões de mérito.

Redação final

Os parlamentares aprovaram um projeto em redação final, por ter sofrido emendas. O Projeto de Lei 130/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), assegura aos indivíduos afetados pela Síndrome de Von Recklinghausen, conhecida como neurofibromatose, os mesmos direitos legalmente reconhecidos às pessoas com deficiência. A doença é uma condição genética autossômica dominante que se manifesta através do surgimento de múltiplos tumores benignos no sistema nervoso, entre outras complicações, conforme a justificativa da matéria. Vai ao expediente para sanção governamental.

Discussão única

Em discussão única foi aprovado o Projeto de Lei 291/2024, de autoria de Lidio Lopes (Sem Partido), que declara de Utilidade Pública Estadual o Instituto Missionário Cristão Sentinelas Sem Fronteiras, com sede e foro no município de Campo Grande-MS. Vai ao expediente para sanção.

Já o Projeto de Lei 113/2024, do deputado Paulo Duarte (PSB), que estava pautado foi retirado conforme preconiza o Regimento Interno, devido ao parlamentar estar em evento externo sobre a Reforma Tributária, representando a ALEMS.

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.

Por: Fernanda Kintschner

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Com fusão descartada, Kassab voltará à carga para tirar Riedel do ninho tucano

Ele já tirou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do PSDB e também quer o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

Saiba mais
Cover Image

Com foco em salvar vidas, Governo de MS reúne municípios em encontro pioneiro sobre trânsito

Evento consolida o Estado de Mato Grosso do Sul como referência nacional na gestão integrada do trânsito

Saiba mais
Cover Image

Ordem do Dia: Aviso prévio a autistas sobre suspensão de planos vai à sanção

Quatro matérias foram aprovados na Ordem do Dia durante a sessão ordinária desta terça-feira (8)

Saiba mais
Cover Image

Câmara aprova PL para divulgação da lista de espera na saúde e define homenageados nos 110 anos

Solenidade em comemoração do aniversário do Legislativo será dia 13 de agosto, no auditório da UFMS

Saiba mais
Cover Image

Zeca propõe placa de sinalização para entrada de comunidade terapêutica em Batayporã

Segundo Zeca do PT, o objetivo da indicação é facilitar o acesso às instalações da instituição, que além de sul-mato-grossenses, atende também famílias de estados vizinhos

Saiba mais
Cover Image

Dagoberto não descarta trocar ninho tucano pelo PP ou PL

Eventual decisão de deixar o partido está atrelada a um "chamado" de Riedel ou Azambuja

Saiba mais