Notícia

Parceria entre Prefeitura e AGRAER fortalece agricultura familiar com apoio à adubação orgânica em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

Abastecimento de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Foto: Divulgação

A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos produtores a insumos orgânicos, especialmente os que atuam no cultivo de hortaliças

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), está promovendo uma importante iniciativa em apoio à agricultura familiar local: o transporte gratuito de composto orgânico até as propriedades rurais do município.

A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos produtores a insumos orgânicos, especialmente os que atuam no cultivo de hortaliças destinadas ao abastecimento de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Assistência técnica e logística aliadas em benefício do campo

A equipe técnica da AGRAER realiza uma visita à propriedade, avalia as características do solo e da cultura a ser cultivada, e orienta o agricultor familiar sobre a quantidade adequada do composto orgânico a ser utilizado. Com base na recomendação, o produtor realiza a compra do insumo.

Nesse processo, o papel da Prefeitura é garantir o transporte gratuito do composto até a propriedade. Embora o composto tenha valor acessível (cerca de R$ 34,00 por tonelada), o custo do frete pode ser até três vezes maior que o próprio insumo, o que dificulta o acesso, especialmente em propriedades mais distantes.

Com o apoio logístico fornecido pela SEMEA, esse obstáculo é eliminado, possibilitando que mais produtores possam investir na melhoria do solo e na ampliação de sua produtividade.

Sustentabilidade e produtividade no campo

A utilização do composto orgânico apresenta diversos benefícios, como a melhora na fertilidade do solo, maior retenção de água, fortalecimento da microbiota benéfica e nutrição equilibrada das plantas. Esses fatores contribuem diretamente para uma produção mais sustentável, reduzindo a necessidade de insumos químicos e fortalecendo a autonomia dos agricultores.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

PREFEITURA ALERTA – Descarte irregular de lixo em bueiros agrava alagamentos, colabore!

Esse problema poderia ser evitado se o descarte de resíduos fosse feito de forma consciente”, alerta Osmar Dias, secretário da SEINTRA

Saiba mais
Cover Image

Campo do Bairro São João ganha parque infantil e academia ao ar livre

A entrega oficial aconteceu durante a disputa de um torneio realizado no local, na semana passada que contou com a presença do prefeito Dr. Cassiano Maia

Saiba mais
Cover Image

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos de MS para todo o território nacional está liberado

O documento foi enviado pelo ministério a todas as superintendências de Agricultura e Pecuária do país

Saiba mais
Cover Image

Trânsito instala semáforo em cruzamento movimentado no Alto da Boa Vista

A medida visa aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego de veículos

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul supera desafios do saneamento ao atingir 72,34% de área de cobertura de esgoto

A média nacional está abaixo dos 60%, o que reforça o avanço de Mato Grosso do Sul, hoje acima de 72%

Saiba mais
Cover Image

SEMANA DO LIXO ZERO – Meio Ambiente lança Concurso de Desenho “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar estudantes sobre a importância da sustentabilidade e estimular atitudes conscientes em relação ao meio ambiente.

Saiba mais