Notícia

Parceria entre Prefeitura e AGRAER fortalece agricultura familiar com apoio à adubação orgânica em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

Abastecimento de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Foto: Divulgação

A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos produtores a insumos orgânicos, especialmente os que atuam no cultivo de hortaliças

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), está promovendo uma importante iniciativa em apoio à agricultura familiar local: o transporte gratuito de composto orgânico até as propriedades rurais do município.

A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos produtores a insumos orgânicos, especialmente os que atuam no cultivo de hortaliças destinadas ao abastecimento de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Assistência técnica e logística aliadas em benefício do campo

A equipe técnica da AGRAER realiza uma visita à propriedade, avalia as características do solo e da cultura a ser cultivada, e orienta o agricultor familiar sobre a quantidade adequada do composto orgânico a ser utilizado. Com base na recomendação, o produtor realiza a compra do insumo.

Nesse processo, o papel da Prefeitura é garantir o transporte gratuito do composto até a propriedade. Embora o composto tenha valor acessível (cerca de R$ 34,00 por tonelada), o custo do frete pode ser até três vezes maior que o próprio insumo, o que dificulta o acesso, especialmente em propriedades mais distantes.

Com o apoio logístico fornecido pela SEMEA, esse obstáculo é eliminado, possibilitando que mais produtores possam investir na melhoria do solo e na ampliação de sua produtividade.

Sustentabilidade e produtividade no campo

A utilização do composto orgânico apresenta diversos benefícios, como a melhora na fertilidade do solo, maior retenção de água, fortalecimento da microbiota benéfica e nutrição equilibrada das plantas. Esses fatores contribuem diretamente para uma produção mais sustentável, reduzindo a necessidade de insumos químicos e fortalecendo a autonomia dos agricultores.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Campanha “Trânsito não é folia! Não brinque com a vida!”, conscientiza motoristas em Três Lagoas

Para evitar acidentes e garantir um Carnaval seguro, o Deptran orienta os foliões a seguirem algumas medidas essenciais

Saiba mais
Cover Image

Mês do Meio Ambiente: projeto florestinha intensifica atividades de educação ambiental em MS

Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul intensificou as atividades do Projeto Florestinha, iniciativa socioambiental na formação de crianças e adolescentes

Saiba mais
Cover Image

CESP irá restaurar mais de 460 hectares de mata nativa em Mato Grosso do Sul

Ação contempla a restauração nos municípios de Anaurilândia e Bataguassu (MS), com o objetivo de promover a implantação de corredores de biodiversidade e a proteção de nascentes

Saiba mais
Cover Image

Prefeitos de Selvíria e Ilha Solteira se reúnem

Na reunião, os prefeitos discutiram assuntos de interesse comum dos dois Municípios

Saiba mais
Cover Image

Praça Mais Parque recebe revitalização através da Secretaria de Infraestrutura

Também estão foram instalados parquinho e academia ao ar livre

Saiba mais
Cover Image

Veja o que abre e o que fecha durante o feriado e ponto facultativo da Consciência Negra

O expediente será retomado normalmente na segunda-feira, 24 de novembro.

Saiba mais