Notícia

Parceria entre Prefeitura e AGRAER fortalece agricultura familiar com apoio à adubação orgânica em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

Abastecimento de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Foto: Divulgação

A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos produtores a insumos orgânicos, especialmente os que atuam no cultivo de hortaliças

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), está promovendo uma importante iniciativa em apoio à agricultura familiar local: o transporte gratuito de composto orgânico até as propriedades rurais do município.

A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos produtores a insumos orgânicos, especialmente os que atuam no cultivo de hortaliças destinadas ao abastecimento de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Assistência técnica e logística aliadas em benefício do campo

A equipe técnica da AGRAER realiza uma visita à propriedade, avalia as características do solo e da cultura a ser cultivada, e orienta o agricultor familiar sobre a quantidade adequada do composto orgânico a ser utilizado. Com base na recomendação, o produtor realiza a compra do insumo.

Nesse processo, o papel da Prefeitura é garantir o transporte gratuito do composto até a propriedade. Embora o composto tenha valor acessível (cerca de R$ 34,00 por tonelada), o custo do frete pode ser até três vezes maior que o próprio insumo, o que dificulta o acesso, especialmente em propriedades mais distantes.

Com o apoio logístico fornecido pela SEMEA, esse obstáculo é eliminado, possibilitando que mais produtores possam investir na melhoria do solo e na ampliação de sua produtividade.

Sustentabilidade e produtividade no campo

A utilização do composto orgânico apresenta diversos benefícios, como a melhora na fertilidade do solo, maior retenção de água, fortalecimento da microbiota benéfica e nutrição equilibrada das plantas. Esses fatores contribuem diretamente para uma produção mais sustentável, reduzindo a necessidade de insumos químicos e fortalecendo a autonomia dos agricultores.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Selvíria, 45 anos: Quase tudo pronto para “Encontro de Cowboys”

22ª edição do Encontro de Cowboys de Selvíria

Saiba mais
Cover Image

Maio Laranja: Prefeito recebe crianças e adolescentes do SER MAIS

O ato foi mais uma ação do “Maio Laranja”, campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS reforça parceria com Ribas do Rio Pardo e iniciativa privada em novas entregas de infraestrutura

Obras estruturantes e lançamento do Programa Ribas 100 Anos marcam agenda conjunta que fortalece desenvolvimento sustentável do município

Saiba mais
Cover Image

EMC Professor José Dodô, de Selvíria, é finalista do Prêmio Escola Destaque MS Alfabetiza

As 30 escolas finalistas, como a EMC Professor José Dodô, receberão a premiação de R$ 80 mil cada

Saiba mais
Cover Image

Programa Refis 2025 continua com descontos progressivos. Veja condições

A secretária da pasta, Soyla Garcia, destaca que, mesmo após o fim do desconto integral, o mês de novembro continua sendo um momento muito vantajoso para o contribuinte

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO – Semáforo no cruzamento da Av. Rosário Congro e Rua Oscar Guimarães já está em funcionamento

A Prefeitura de Três Lagoas orienta a população a prestar atenção à nova sinalização e às mudanças de sentido

Saiba mais