Notícia

Parceria entre Prefeitura e AGRAER fortalece agricultura familiar com apoio à adubação orgânica em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

Abastecimento de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Foto: Divulgação

A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos produtores a insumos orgânicos, especialmente os que atuam no cultivo de hortaliças

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), está promovendo uma importante iniciativa em apoio à agricultura familiar local: o transporte gratuito de composto orgânico até as propriedades rurais do município.

A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos produtores a insumos orgânicos, especialmente os que atuam no cultivo de hortaliças destinadas ao abastecimento de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Assistência técnica e logística aliadas em benefício do campo

A equipe técnica da AGRAER realiza uma visita à propriedade, avalia as características do solo e da cultura a ser cultivada, e orienta o agricultor familiar sobre a quantidade adequada do composto orgânico a ser utilizado. Com base na recomendação, o produtor realiza a compra do insumo.

Nesse processo, o papel da Prefeitura é garantir o transporte gratuito do composto até a propriedade. Embora o composto tenha valor acessível (cerca de R$ 34,00 por tonelada), o custo do frete pode ser até três vezes maior que o próprio insumo, o que dificulta o acesso, especialmente em propriedades mais distantes.

Com o apoio logístico fornecido pela SEMEA, esse obstáculo é eliminado, possibilitando que mais produtores possam investir na melhoria do solo e na ampliação de sua produtividade.

Sustentabilidade e produtividade no campo

A utilização do composto orgânico apresenta diversos benefícios, como a melhora na fertilidade do solo, maior retenção de água, fortalecimento da microbiota benéfica e nutrição equilibrada das plantas. Esses fatores contribuem diretamente para uma produção mais sustentável, reduzindo a necessidade de insumos químicos e fortalecendo a autonomia dos agricultores.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Em Assembleia no Sinted, prefeito dialoga sobre reajuste salarial dos professores e Lei de Responsabilidade Fiscal

De acordo com a lei, em 2025, assim como nos anos de 2023 e 2024, deve haver uma correção de 6,79% nos salários dos professores, além do acréscimo do índice do Piso Nacional

Saiba mais
Cover Image

No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, HRMS realiza evento especial para celebrar o Abril Verde

Entre as atividades, os participantes podem tirar dúvidas e conhecer mais sobre as ações já implementadas no HRMS

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas convoca, em caráter de urgência, cinco aprovados para cargo de Educador Social no PSU

A convocação é em caráter de urgência e exige o comparecimento imediato dos selecionados para etapas obrigatórias de admissão.

Saiba mais
Cover Image

Região norte de MS ganha destaque como nova fronteira de desenvolvimento sustentável

A região norte é a nova fronteira de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Praça Mais Parque recebe revitalização através da Secretaria de Infraestrutura

Também estão foram instalados parquinho e academia ao ar livre

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura inicia recuperação do gramado do “Campão”

A revitalização do “Campão” integra os preparativos de Selvíria para sediar, provavelmente em outubro, uma etapa da Copa Assomasul de Futebol

Saiba mais