Notícia

Quem é Edan Alexander, refém israelense-americano que pode ser libertado pelo Hamas?

Compartilhar:
Cover Image

Pessoas com cartaz com o retrato do refém Edan Alexander.

Foto: AFP

Libertação ocorrerá por meio de negociações entre os Estados Unidos e o movimento islâmico palestino

O movimento islâmico palestino Hamas anunciou neste domingo após discussões com representantes dos Estados Unidos, que libertará o refém israelense-americano Edan Alexander, de 21 anos, mantido em território palestino desde os ataques de 7 de outubro de 2023.

"Edan Alexander será libertado como parte dos esforços para alcançar um cessar-fogo, abrir as travessias de fronteira e permitir que serviços de ajuda e resgate cheguem ao nosso povo" na Faixa de Gaza, disse o Hamas em um comunicado.

Minutos antes, o grupo anunciou que havia mantido discussões diretas com os Estados Unidos em Doha, nas quais houve "progresso" em direção a uma trégua na Faixa de Gaza, disse uma autoridade do movimento islâmico palestino à AFP.

Outro representante do Hamas relatou que "houve progresso (...), particularmente no que diz respeito à entrada de ajuda na Faixa de Gaza".

Em 18 de março, Israel quebrou uma trégua de dois meses e retomou sua ofensiva na Faixa de Gaza para forçar o Hamas a libertar os reféns ainda mantidos desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Um cessar-fogo entre 19 de janeiro e 17 de março permitiu a libertação de 33 reféns israelenses de Gaza, incluindo oito que morreram, em troca da libertação de cerca de 1.800 palestinos mantidos por Israel.

As negociações para acabar com os conflitos, mediadas por Egito, Catar e Estados Unidos, não tiveram sucesso até agora.

O Hamas está pedindo uma "solução abrangente" e, em 18 de abril, rejeitou uma proposta israelense de trégua de pelo menos 45 dias, que incluía a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos e autorização para levar ajuda humanitária a Gaza.

Israel, por sua vez, exige a devolução de todos os reféns e a desmilitarização da Faixa de Gaza.

Quem é Edan Alexander, o refém israelense-americano? Alexander foi sequestrado em 7 de outubro de 2023, ele tinha 19 anos na época. Ele servia como soldado em uma unidade de infantaria de elite na fronteira de Gaza quando foi sequestrado por combatentes palestinos.

O jovem nasceu em Tel Aviv e cresceu no estado americano de Nova Jersey. Ele retornou a Israel depois do ensino médio para se juntar ao exército.

Agora com 21 anos, acredita-se que ele seja o último refém israelense-americano vivo mantido pelo Hamas em Gaza.

A libertação de Alexander já havia sido discutida entre os líderes do Hamas e o negociador de reféns dos EUA, Adam Boehler.

Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, chamou a libertação de Alexander de "prioridade absoluta" algumas semanas atrás. O Hamas já libertou 38 reféns sob um cessar-fogo de curta duração que começou em 19 de janeiro.

Fonte: oglobo.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen fica inelegível por 5 anos após condenação por desvios

As sentenças são debatidas, mas já se sabe que ela está impedida de concorrer à presidência do país em 2027

Saiba mais
Cover Image

Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “ajudem a construir pontes”

O novo pontífice, que escolheu usar o nome Leão XIV, ainda homenageou seu antecessor, Francisco.

Saiba mais
Cover Image

Rússia acusa EUA de instalar mísseis na Europa e rompe promessa militar: 'Espere novas medidas'

Promessa russa de não instalar mísseis dependia de ação recíproca dos EUA. Agora, Moscou afirma que não há mais motivos para manter o compromisso

Saiba mais
Cover Image

Itamaraty convoca chefe da Embaixada dos EUA após ameaça ao Judiciário

O governo entende que as manifestações dos órgãos do Estado do país norte-americano representam clara ingerência em assuntos internos e são ameaças inaceitáveis à autoridades brasileiras

Saiba mais
Cover Image

Lula telefona para Xi Jinping e conversam sobre ampliação de comércio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, reforçaram a disposição em continuar trabalhando para identificar novas oportunidades de negócios entre os dois países

Saiba mais
Cover Image

ONG denuncia manipulação em relatório dos EUA sobre direitos humanos

Nos casos do Brasil e da África do Sul, onde há governos atacados pela Casa Branca, os dados apontam uma piora do cenário

Saiba mais