Notícia

Quem é Edan Alexander, refém israelense-americano que pode ser libertado pelo Hamas?

Compartilhar:
Cover Image

Pessoas com cartaz com o retrato do refém Edan Alexander.

Foto: AFP

Libertação ocorrerá por meio de negociações entre os Estados Unidos e o movimento islâmico palestino

O movimento islâmico palestino Hamas anunciou neste domingo após discussões com representantes dos Estados Unidos, que libertará o refém israelense-americano Edan Alexander, de 21 anos, mantido em território palestino desde os ataques de 7 de outubro de 2023.

"Edan Alexander será libertado como parte dos esforços para alcançar um cessar-fogo, abrir as travessias de fronteira e permitir que serviços de ajuda e resgate cheguem ao nosso povo" na Faixa de Gaza, disse o Hamas em um comunicado.

Minutos antes, o grupo anunciou que havia mantido discussões diretas com os Estados Unidos em Doha, nas quais houve "progresso" em direção a uma trégua na Faixa de Gaza, disse uma autoridade do movimento islâmico palestino à AFP.

Outro representante do Hamas relatou que "houve progresso (...), particularmente no que diz respeito à entrada de ajuda na Faixa de Gaza".

Em 18 de março, Israel quebrou uma trégua de dois meses e retomou sua ofensiva na Faixa de Gaza para forçar o Hamas a libertar os reféns ainda mantidos desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Um cessar-fogo entre 19 de janeiro e 17 de março permitiu a libertação de 33 reféns israelenses de Gaza, incluindo oito que morreram, em troca da libertação de cerca de 1.800 palestinos mantidos por Israel.

As negociações para acabar com os conflitos, mediadas por Egito, Catar e Estados Unidos, não tiveram sucesso até agora.

O Hamas está pedindo uma "solução abrangente" e, em 18 de abril, rejeitou uma proposta israelense de trégua de pelo menos 45 dias, que incluía a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos e autorização para levar ajuda humanitária a Gaza.

Israel, por sua vez, exige a devolução de todos os reféns e a desmilitarização da Faixa de Gaza.

Quem é Edan Alexander, o refém israelense-americano? Alexander foi sequestrado em 7 de outubro de 2023, ele tinha 19 anos na época. Ele servia como soldado em uma unidade de infantaria de elite na fronteira de Gaza quando foi sequestrado por combatentes palestinos.

O jovem nasceu em Tel Aviv e cresceu no estado americano de Nova Jersey. Ele retornou a Israel depois do ensino médio para se juntar ao exército.

Agora com 21 anos, acredita-se que ele seja o último refém israelense-americano vivo mantido pelo Hamas em Gaza.

A libertação de Alexander já havia sido discutida entre os líderes do Hamas e o negociador de reféns dos EUA, Adam Boehler.

Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, chamou a libertação de Alexander de "prioridade absoluta" algumas semanas atrás. O Hamas já libertou 38 reféns sob um cessar-fogo de curta duração que começou em 19 de janeiro.

Fonte: oglobo.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Lula recebe Boric e defende integração sul-americana

Presidente chileno faz visita de Estado ao Brasil

Saiba mais
Cover Image

Rito de fechamento do caixão do papa ocorre nesta sexta-feira

A cerimônia litúrgica será presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana

Saiba mais
Cover Image

Brasil é o segundo país com mais imigrantes notificados a sair de Portugal; veja ordem

Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força

Saiba mais
Cover Image

Lula recebe ligação de Putin e conversa sobre guerra na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (9) uma ligação telefônica do presidente da Rússia, Vladmir Putin. A conversa durou cerca de 40 minutos

Saiba mais
Cover Image

'Sinais anti-ocidentais': China manda mensagem aos EUA e aliados com parada militar validada por Rússia e Coreia do Norte e novidades militares

Ao lado dos seus poderosos aliados — a Rússia e a Coreia do Norte — e munida de novos armamentos, como mísseis de alcance global e armas hipersônicas atualizadas, a China fez nesta quarta-feira (3) o maior desfile militar de sua história

Saiba mais
Cover Image

Exportações de MS somam US$ 7,24 bilhões até agosto e carne bovina cresce 43,7% no acumulado do ano

Somente no mês de agosto, a China respondeu por US$ 91 milhões em compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, consolidando-se como principal destino

Saiba mais