Notícia

Aiatolá ameaça reagir contra EUA após Trump exigir a rendição do Irã

Compartilhar:
Cover Image

Ali Khamenei respondeu exigência de Trump de rendição incondicional.

Foto: Reuters/OFFICIAL KHAMENEI WEBSITE

Khamenei frisa que não é sensato pedir que a nação iraniana que se renda e que os danos aos EUA serão maiores do que os que Washington impuser ao país persa

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em mensagem divulgada na televisão local, nesta quarta-feira (18), ameaçou retaliar os Estados Unidos (EUA) após o presidente Donald Trump exigir a rendição incondicional do governo iraniano na guerra contra Israel.

“A entrada dos EUA nesta questão [guerra] é 100% em seu próprio prejuízo. O dano que os EUA sofrerão será definitivamente irreparável se eles entrarem militarmente neste conflito”, garante o líder iraniano.

Trump publicou em uma rede social, nessa terça-feira (17), a frase “Rendição Incondicional”, logo após escrever que o líder supremo do Irã “é um alvo fácil” e que, por enquanto, não vai matá-lo. “Não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando”, disse Trump.

Khamenei frisa que não é sensato pedir que a nação iraniana que se renda e que os danos aos EUA serão maiores do que os que Washington impuser ao país persa.

Ameaça e retórica

“O presidente dos EUA nos ameaça. Com sua retórica absurda, ele exige que o povo iraniano se renda a ele. Eles deveriam fazer ameaças contra aqueles que têm medo de serem ameaçados. A nação iraniana não se assusta com ameaças”, salienta o líder iraniano.

A autoridade de Teerã afirma que as suspeitas de que os EUA estão por trás do ataque de Israel se confirmam dia a dia. “A nação iraniana também se opõe firmemente a qualquer paz imposta. A nação iraniana não capitulará diante da coerção de ninguém”, completa Khamenei.

As manifestações do governo Trump têm aumentado as suspeitas de que os EUA podem se envolver diretamente no conflito iniciado por Israel na última sexta-feira (13). O ataque ocorreu durante as negociações entre Teerã e Washington sobre os limites do programa nuclear do Irã.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Guerra da Ucrânia completa 3 anos; entenda reviravolta pós-Trump

EUA exclui Europa, isola Ucrânia e atende Moscou no 3º ano do conflito

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS recebe representantes do Japão para fortalecer relações econômicas e laços culturais

O governador Eduardo Riedel recebeu o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, que apresentou as potencialidades de investimentos e possíveis parcerias entre ambos

Saiba mais
Cover Image

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy citam Brasil; veja

Governo dos EUA publicou mais de 2 mil documentos com investigações que envolvem a morte do presidente na década de 1960. Brasil é citado em arquivos sobre influência de Cuba e China na América Latina

Saiba mais
Cover Image

Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado

Após 38 dias internado, o Papa Francisco recebeu alta neste domingo (23). Antes, o pontífice apareceu na sacada do hospital e acenou para os fiéis

Saiba mais
Cover Image

Pequim está pronto para assumir 'papel construtivo' na Ucrânia, diz chanceler chinês em Moscou

O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, terá encontro com o presidente Vladimir Putin

Saiba mais
Cover Image

Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros

A data foi nomeada pelo republicano como o "Dia de Libertação"

Saiba mais