Notícia

Secretaria da Cidadania lança programa ‘Inspira Jovem’ em assembleia da juventude terena

Compartilhar:
Cover Image

Assembleia reúne juventude terena, kadiwéu, kinikinau e guarani-kaiowá em espaço para discussão.

Foto: Matheus Carvalho/SEC

A ação fez parte da programação da 8ª Assembleia da Juventude Terena

A Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude, com apoio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Povos Originários, realizou o lançamento do Programa Inspira Jovem, na Aldeia Brejão – Terra Indígena de Nioaque. A ação fez parte da programação da 8ª Assembleia da Juventude Terena.

Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do Estado, o programa tem a finalidade de fomentar estratégias de promoção, prevenção, acolhimento e fortalecimento de ações voltadas à saúde mental dos jovens sul-mato-grossenses na faixa etária de 15 a 29 anos, por meio de articulação intersetorial entre órgãos governamentais, iniciativa privada, sociedade civil, conselhos de direitos e demais entidades envolvidas.

Entre os objetivos do programa está a promoção de ações para a conscientização sobre saúde mental e desenvolvimento de estratégias de enfrentamento ao sofrimento e adoecimento psíquicos que afetam a juventude; divulgação da sistemática da rede pública de atenção psicossocial voltada para os jovens, além da capacitação continuada e o fortalecimento de profissionais da rede pública de saúde mental, assistência social e educação, das equipes multidisciplinares e das lideranças juvenis de organizações da sociedade civil envolvidas na rede pública de atenção psicossocial.

O programa também prevê o desenvolvimento e disseminação de materiais educativos acessíveis, voltados à orientação da juventude e de multiplicadores sobre saúde mental, como cartilhas, vídeos, podcasts e outros formatos adaptados à linguagem e à realidade da juventude sul-mato-grossense.

Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, explica que o nome do programa veio justamente da inspiração que a juventude indígena traz. “Na verdade, são vocês que nos inspiram a lutar. Hoje, aqui na 8ª Assembleia vejo jovens guarani, terena, kadiwéu, kinikinau dando as mãos e lutando por um futuro para vocês e para a próxima geração”.

Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, o Inspira Jovem é um marco em Mato Grosso do Sul e resultado do projeto da Semana Estadual da Juventude, que ao longo do segundo semestre de 2024 impactou mais de 17 mil jovens entre indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas.

“É um marco para a Secretaria da Cidadania, porque agora temos uma base legal, uma fundamentação por meio do decreto para darmos continuidade, ampliar e deixar o projeto mais robusto, lembrando do nosso objetivo de municipalização do Governo do Estado, lembrando de valorizar os recortes indígenas, essas juventudes indígenas”, ressalta Jessé.

Para o jovem terena da aldeia Cachoeirinha, em Miranda, Elder Belizário, a questão da saúde mental, que tem afetado cada vez mais a juventude, também chega nas comunidades indígenas.

“É muito importante ter um programa que olhe para o jovem, porque gradativamente está se aumentando os problemas de saúde mental, e na comunidade não é diferente. É fundamental ter um acompanhamento especial, ainda mais na nossa cultura, que a gente sabe que está se perdendo. Então, ver pessoas vindo resgatar, é muito gratificante”, conta.

Representando a organização da 8ª Assembleia da Juventude Terena, Guilherme Figueiredo, agradeceu a presença de todas as juventude indígenas, não só dos terena, como também dos guarani-kaiowá, kinikinau e kadiwéu.

“Quando dizem ‘diga ao povo que avance’, e muitos de vocês conhecem essa frase, isso é para a juventude avançar. Quero dizer que a juventude está preparada para lutar ao lado de vocês, ao lado dos nossos mais velhos, das mulheres. Ouçam a juventude, obrigado a cada um que chegou aqui por perto, para nos ouvir atentamente”, disse.

Assembleia da Juventude Terena

A Grande Assembleia da Juventude Terena é um espaço onde se reúne a juventude indígena para discutir educação, saúde e cultura, além de ter danças e trocas de saberes culturais com lideranças.

A 8ª edição da Assembleia é realizada entre os dias 6 a 9 de fevereiro, na Aldeia Brejão, em Nioaque.

Por: Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeitura realizou 2ª reunião do Comitê municipal de mobilização e combate as arboviroses

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM) e reuniu representantes de diversas entidades, órgãos públicos, empresas e da sociedade civil

Saiba mais
Cover Image

Beija-flor conquista o 15º título do carnaval do Rio de Janeiro

Desfile marcou a despedida de Neguinho da Beija-Flor como intérprete

Saiba mais
Cover Image

Com quase 73% do quadro formado por servidoras, Prefeitura celebra o mês da mulher com diversas ações

A data se torna ainda mais importante quando se nota que a Administração Municipal é composta por 3.445 mulheres, 72,55% da folha, e 1.304 homens

Saiba mais
Cover Image

Troféu Celina Jallad: Legado das mães atípicas é reconhecido em homenagem na ALEMS

Quem participou do evento foi acolhido no saguão da ALEMS pelas belas interpretações do Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa

Saiba mais
Cover Image

Caminhada pela Paz acontece amanhã (15), na Lagoa Maior

Evento em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”

Saiba mais
Cover Image

MÊS DA MULHER – Três Lagoas debate feminicídio e impulsiona protagonismo feminino em evento especial

O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve como foco a conscientização, motivação e o empreendedorismo feminino

Saiba mais