Notícia

Tiago Botelho reúne com Enio Verri, diretor da Itaipu, e constrói ações de investimentos no Mato Grosso do Sul

Compartilhar:
Cover Image

Reunião com Diretor-geral da Itaipu, Enio Verri e Tiago Botelho.

Foto: Divulgação

Botelho e Verri avançaram nas tratativas para a criação da Escola da Agricultura Familiar e da Agroecologia, a ser implantada em áreas urbanas da União (SPU) no Mato Grosso do Sul

Em reunião realizada nesta segunda-feira (3), em Foz do Iguaçu, sede da Itaipu Binacional, o superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU/MS), Tiago Resende Botelho, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio José Verri, discutiram uma ampla agenda de parcerias e investimentos estratégicos para o estado.

Entre os projetos da Itaipu em andamento no MS estão a perfuração de poços e construção de casas de reza em aldeias indígenas, a edificação da Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã, investimentos em municípios, universidades e no IF, incentivos à agricultura familiar e programas de capacitação de servidores municipais por meio de cursos de pós-graduação oferecidos pela Itaipu em parceria com a Assomasul.

Botelho e Verri avançaram nas tratativas para a criação da Escola da Agricultura Familiar e da Agroecologia, a ser implantada em áreas urbanas da União (SPU) no Mato Grosso do Sul. O projeto tem como objetivo promover a educação gratuita voltada aos trabalhadores rurais sem terra, com práticas sustentáveis e foco no fortalecimento da produção local, na gestão ambiental e na integração com universidades, os movimentos sociais e instituto federal.

O superintendente Tiago Botelho explicou que a proposta é transformar as áreas da União em espaços de aprendizado e experimentação.

“A Escola da Agricultura Familiar e da Agroecologia será um espaço de formação prática para acampados e trabalhadores sem terra vinculados aos movimentos sociais que buscam conhecimento e qualificação. Vamos reservar, em cinco cidades do estado, quarteirões inteiros na área urbana para implantação dessas escolas, em parceria com a Itaipu, a SPU, as Universidades e institutos federais. A ideia é preparar o acampado para quando conquistar o lote da reforma agrária, estar capacitado no plantio de hortas, hidroponia, viveiro de mudas e outras técnicas agrícolas. Serão cursos rápidos, práticos, aos finais de semanas e gratuitos”, detalhou.

Botelho destacou ainda o caráter social e educativo da iniciativa:

“Queremos aproximar o campo da cidade e mostrar que o trabalhador sem terra não é ‘vagabundo’, mas alguém que, quando tem oportunidade, produz e transforma a realidade. A escola da agricultura familiar será um espaço de visitação e de comercialização de produtos agroecológicos orgânico no centro das cidades. É um projeto inovador no Brasil em área da União. Cada escola da agricultura familiar e da agroecologia terá estrutura para capacitar os sem terra e ensinar na prática o cultivo das culturas e mostrar para cidade a importância de quem luta para produzir”.

O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional:

“A Itaipu Binacional segue avançando no compromisso de transformar a energia que produz em desenvolvimento social e humano. Na história da Itaipu, nenhum governo investiu tanto no Mato Grosso do Sul quanto o presidente Lula. Já fizemos muito e queremos fazer ainda mais. O projeto da Escola da Agricultura Familiar e da Agroecologia, que valoriza homens e mulheres que acreditam na reforma agrária, terá o apoio da Itaipu, em parceria com a SPU, universidades e institutos federais.”

Botelho ressaltou que abrir as portas da SPU para parcerias que melhorem a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses é um dos eixos centrais de sua gestão.

“Temos intensificado o diálogo com os municípios, com os movimentos sociais, com as universidades e com as empresas públicas para dar celeridade aos processos e transformar ideias em entregas concretas.”

A expectativa é que, nos próximos meses, sejam formalizados convênios entre as instituições de ensino, a SPU/MS e a Itaipu Binacional, consolidando o alinhamento entre o Governo Federal e as demandas regionais do Mato Grosso do Sul, especialmente no interior, em prol de um desenvolvimento com justiça social e sustentabilidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Deputado Caravina reforça críticas à concessão da BR-163 durante entrega de relatório na ALEMS

O relatório entregue à ALEMS reúne os principais resultados das audiências públicas realizadas em diversos municípios do Estado

Saiba mais
Cover Image

Ex-prefeitos devem voltar às urnas para garantir vagas na Assembleia Legislativa

Até o momento, pelo menos 14 ex-gestores já demonstraram interesse em disputar o pleito do próximo ano em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Em Brasília, Caravina articula permanência no PSDB com foco em Riedel 2026

17ª convenção nacional do PSDB aprovou que a executiva nacional do partido dê continuidade aos trâmites para a incorporação do Podemos

Saiba mais
Cover Image

Deputado articula reunião com prefeitos para discutir soluções para a falta de cobertura de telefonia em MS

Um dos modelos que será colocado em discussão é a experiência de Minas Gerais, apresentada pelos representantes da Vivo

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas discute criação de Centro Noturno de Cuidado Infantil: um passo urgente pela dignidade das mães trabalhadoras

O parlamentar defendeu a criação do primeiro Centro Noturno de Cuidado e Atenção Infantil de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Gordinho do Bolsonaro e Pollon votam contra a distribuição gratuita de gás

Maioria da bancada de MS votou a favor e a medida segue para votação no Senado

Saiba mais