Notícia

Três Lagoas registra aumento de 64,57% nos casos de picadas de escorpião e CCZ faz alerta à população

Compartilhar:
Cover Image

Apenas até 11 de agosto deste ano, o município já soma 19 registros.

Foto: Divulgação

O veterinário e coordenador do CCZ, Christovam Bazan, explica que esse aumento acompanha uma tendência registrada em todo o Estado

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou um aumento preocupante de 64,57% no número de acidentes com escorpiões, comparando o período de janeiro a julho de 2024 e 2025.

Entre janeiro e julho de 2024, foram contabilizados 271 casos, enquanto no mesmo período de 2025 já são 446 casos. Apenas até 11 de agosto deste ano, o município já soma 19 registros. No comparativo com anos anteriores, os números também impressionam:

• 2023: 702 casos • 2024: 518 casos • 2025 (até 11 de agosto): 465 casos

O veterinário e coordenador do CCZ, Christovam Bazan, explica que esse aumento acompanha uma tendência registrada em todo o Estado. “O escorpião não tem muitos predadores e, por isso, sua população vem crescendo em praticamente todos os lugares. É um cenário que se repete em várias cidades e exige atenção redobrada.”

PREVENÇÃO É A MELHOR DEFESA

De acordo com o CCZ, a principal forma de prevenir acidentes é eliminar locais que possam servir de abrigo e reprodução para os escorpiões, além de evitar a presença de baratas — seu alimento natural.

Recomendações do CCZ:

• Manter calçadas limpas e sem quebraduras; • Manter caixas de gordura sempre fechadas; • Rebocar muros e vedar trincas; • Evitar entulhos, madeiras, blocos e outros materiais acumulados nos quintais; • Tampar ralos e vedar frestas em portas; • Verificar furos em forros; • Não encostar camas e berços nas paredes; • Sacudir roupas de cama, toalhas e roupas antes de usar; • Redobrar o cuidado ao tentar capturar o animal para evitar picadas.

O CCZ reforça que, em caso de acidente, a vítima deve procurar imediatamente atendimento médico, evitando soluções caseiras e garantindo atendimento rápido, fundamental para prevenir complicações.

SERVIÇO

Caso encontre um animal peçonhento o munícipe deve entrar em contato com o CCZ pelo telefone: (67) 99251-1668 (somente ligações – não recebe WhatsApp ou endereço Rua Egídio Thomé, 5562, bairro Jupiá, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Destaque nacional, HRMS tem as melhores práticas de segurança do paciente na UTI em MS

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) foi destaque nacional na avaliação das práticas de segurança do paciente realizada pela Anvisa.

Saiba mais
Cover Image

Castramóvel inicia 71ª etapa com atendimentos gratuitos no bairro Vila Alegre

A ação é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Saiba mais
Cover Image

Trabalho da Saúde de Três Lagoas é selecionado para o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Brasília

A seleção do trabalho é mais um reflexo do compromisso da Gestão do prefeito Dr. Cassiano Maia, na Saúde, viabilizando políticas públicas de atenção integral à população em situação de vulnerabilidade

Saiba mais
Cover Image

Selvíria já cadastra para “Caravana da Castração” de cães e gatos

Para garantir o atendimento, é obrigatório realizar o pré-cadastro

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria realiza ação contra a dengue na CEI Izabel Barbosa dos Santos

A atividade foi executada no período em que não havia crianças na unidade, garantindo segurança durante o procedimento

Saiba mais
Cover Image

Rede SUS disponibilizará vacina de alto custo para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

A imunização segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MinSaúde) e tem como objetivo proteger tanto as gestantes e principalmente os bebês nos primeiros 6 meses de vida

Saiba mais