Notícia

Governo de Mato Grosso do Sul amplia leitos e cirurgias ortopédicas para desafogar atendimentos

Compartilhar:
Cover Image

A estratégia contempla unidades de Campo Grande e Três Lagoas, fortalecendo a rede pública no período de maior demanda assistencial.

Foto: Arquivo

Estratégia visa enfrentar o aumento dos casos de doenças respiratórias com a autorização de novos leitos e ampliação das cirurgias ortopédicas e gerais de urgência e eletivas

Com foco no enfrentamento das doenças respiratórias e na sobrecarga de atendimentos ortopédicos, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), autorizou a ampliação de 32 novos leitos hospitalares e um aumento significativo na oferta de cirurgias ortopédicas e gerais, tanto de urgência e emergência quanto eletivas.

A estratégia contempla unidades de Campo Grande e Três Lagoas, fortalecendo a rede pública no período de maior demanda assistencial.

Em Campo Grande, o Hospital São Julião terá a inclusão de 12 leitos de clínica médica no convênio vigente com o município. O atendimento será regulado via urgência e emergência, com exigência de resposta rápida às solicitações da regulação e atualização da disponibilidade de leitos três vezes ao dia.

No município de Três Lagoas, o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé receberá 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica, ampliando a capacidade de atendimento intensivo a crianças.

Já o Hospital Auxiliadora, também em Três Lagoas, contará com a implantação de 10 leitos de Unidade Intermediária de Pediatria, que atenderão de junho a agosto fortalecendo a linha de cuidado infantil na região e garantindo suporte especializado no tratamento de síndromes respiratórias.

As autorizações estão formalizadas em ofícios enviados pela SES à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), com detalhamento da distribuição, critérios de regulação e valores de incentivo feitos por meio de termo aditivo em elaboração.

“Essa medida é uma resposta direta à população que sofre com a falta de leitos neste período de alta incidência de doenças respiratórias. Estamos fortalecendo a rede nos pontos de maior demanda para garantir atendimento oportuno e seguro”, afirma o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

Cirurgias ortopédicas

Como parte da estratégia para reduzir a dependência da Santa Casa de Campo Grande nos atendimentos ortopédicos, a SES autorizou o aumento da produção de cirurgias ortopédicas e gerais no Hospital Adventista do Pênfigo, unidade contratualizada pelo Estado.

“A ampliação cirúrgica no Pênfigo é estratégica porque nos permite desafogar os grandes hospitais e garantir fluxo mais eficiente aos pacientes que aguardam procedimentos eletivos. Essa redistribuição alivia o sistema e melhora os tempos de resposta”, avalia a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro.

O detalhamento consta no ofício encaminhado à Sesau e prevê os seguintes volumes mensais: 80 cirurgias gerais; 80 procedimentos de Terapia Ortopédica Eletiva (TOE) pós-fixado e 80 cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, sendo 40 de alta complexidade.

Além disso, estão previstos incentivos mensais para os serviços já contratualizados na unidade - 40 leitos clínicos e 15 leitos de UTI Adulto. Elas abrangerão tanto os procedimentos de urgência e emergência quanto os eletivos.

"Estamos focados em um trabalho conjunto entre a SES, os municípios e os hospitais, pois só com uma rede colaborativa conseguiremos enfrentar os desafios das doenças respiratórias e das necessidades ortopédicas, que afetam grande parte da população. A ampliação dos leitos e das cirurgias ortopédicas e gerais são passos importantes para descentralizar o atendimento, promovendo um sistema de saúde mais equilibrado, com maior capacidade de resposta e com o objetivo de garantir mais vagas para quem precisa de atendimento urgente”, resume a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso.

Por: Danúbia Burema, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk

Saiba mais
Cover Image

MS completa 5ª semana de alta consecutiva nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Os dados são compilados pela Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

Saúde realiza ação na Feira Central para ampliar vacinação contra a gripe em grupos prioritários

A iniciativa busca facilitar o acesso da população à imunização em horários alternativos e locais de grande circulação

Saiba mais
Cover Image

Saúde reorganiza entrega de medicamentos da Clínica de Idoso para melhorar atendimento à população; entenda

Entrega de medicamentos na Farmácia da Clínica do Idoso será descontinuada, e os medicamentos deverão ser retirados no Setor de Medicamentos Especiais da SMS

Saiba mais
Cover Image

Escorpião mata duas crianças e Estado diz que tem estrutura para atender vítimas

Só na primeira semana de agosto, uma menina e um menino, ambos de 8 anos, perderam a vida após serem picados pelo animal

Saiba mais
Cover Image

Regionalização da saúde mental: MS expande rede de atendimento e projeta salto histórico em cobertura

A meta é ampliar a cobertura de saúde mental para 69 municípios, alcançando 87% do território estadual

Saiba mais