Notícia

Vereador Fernando Jurado propõe modelo eficaz para enfrentar situação de rua em Três Lagoas/MS

Compartilhar:
Cover Image

Vereador Fernando Jurado.

Foto: Divulgação

Durante o discurso, o vereador apontou que, mesmo com a redução do desemprego no Brasil, o número de pessoas vivendo nas ruas tem aumentado

Na sessão da Câmara Municipal de Três Lagoas realizada nesta terça-feira, 21 de outubro, o vereador Fernando Jurado apresentou um discurso contundente sobre o crescimento da população em situação de rua na cidade e propôs medidas inspiradas em modelos bem-sucedidos adotados em outras regiões do país.

Jurado iniciou sua fala reafirmando o compromisso com o enfrentamento do problema, destacando que “o combate é contra o problema, não contra o morador de rua”. Segundo o parlamentar, é preciso conciliar o respeito à dignidade humana com o direito da comunidade de viver em segurança e com ordem nos espaços públicos.

Durante o discurso, o vereador apontou que, mesmo com a redução do desemprego no Brasil, o número de pessoas vivendo nas ruas tem aumentado. Ele atribuiu parte desse fenômeno à mudança nas políticas de saúde mental, que substituíram o antigo modelo de internação por um atendimento comunitário em liberdade, sem os investimentos necessários para garantir suporte adequado. “Sem estrutura, muitas pessoas com transtornos graves acabam desassistidas e vão parar nas ruas”, afirmou.

Como exemplo de solução eficaz, Jurado relatou sua visita à cidade de Florianópolis, onde foi recebido pelo prefeito Topázio Neto e pelo vereador Diácono Ricardo. Segundo ele, a capital catarinense obteve resultados positivos ao adotar um modelo baseado em três pilares:

  • Oferecer tratamento e acolhimento para quem deseja sair das ruas, com acesso a casas de passagem e programas de reinserção social;
  • Aplicar medidas firmes para quem recusa o tratamento voluntário, com ações que desestimulam a permanência em espaços públicos e campanhas que orientam a população a direcionar sua solidariedade para canais estruturados;
  • Realizar internação nos casos mais graves, com respaldo legal e acompanhamento técnico, como último recurso.

“O modelo de Florianópolis não criminaliza o morador de rua — ele responsabiliza o Estado e a sociedade pela busca de soluções reais”, destacou Jurado. Ao final, o vereador defendeu que Três Lagoas adote medidas semelhantes para retomar o controle sobre a situação de rua, com coragem, humanidade e compromisso com o bem comum.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Em meio ao PL da Anistia, Senado homenageia redemocratização do Brasil

Sessão solene contou com a assinatura de oito partidos da Casa

Saiba mais
Cover Image

Caravina é nomeado membro titular do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social

A nomeação foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, assinada pelo governador Eduardo Riedel

Saiba mais
Cover Image

Lula está no Chile e participa de reunião sobre defesa da democracia

A reunião vai ser reservada para os chefes de Estado e será seguida de um encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de pesquisa

Saiba mais
Cover Image

Azambuja anuncia que vai levar mais da metade dos prefeitos tucanos para o PL

Ex-governador assina ficha de ingresso no partido do ex-presidente Bolsonaro no dia 21 de setembro em Campo Grande

Saiba mais
Cover Image

Apoiadores de Bolsonaro fazem atos no 7 de Setembro para pedir anistia a condenados por atos golpistas

Em SP, Tarcísio discursou e atacou Moraes. No Rio, senador Flávio Bolsonaro defendeu candidatura do pai em 2026. STF retoma julgamento de Bolsonaro na terça (9)

Saiba mais
Cover Image

União Brasil determina exoneração de filiados em cargos federais

Partido já havia anunciado afastamento da base do governo Lula

Saiba mais