Notícia

Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de MS recebe reconhecimento estadual

Compartilhar:
Cover Image

Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRMS.

Foto: Divulgação

O reconhecimento como equipe destaque é relativo às atividades do segundo semestre de 2024

O trabalho do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) recebeu um reconhecimento da Coordenação de Emergências em Saúde Pública, por meio da Gerência dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares, da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O reconhecimento como equipe destaque é relativo às atividades do segundo semestre de 2024. A iniciativa tem o objetivo de valorizar a eficiência dos trabalhos desempenhados pelas equipes e recompensar, simbolicamente, os esforços que têm reflexo em ações que impactam positivamente nas políticas públicas de saúde.

Médica infectologista do HRMS, Mara Galiz afirma que as atividades começaram em 2002, como resultado de uma ação pioneira da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar). “Anterior a qualquer regulamentação ou exigência de publicação por portaria”, relembra.

O NVEH (Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar) foi instituído oficialmente a partir de 27 de abril de 2005, com a publicação no Diário Oficial nº 6.473.

Para a médica, a premiação reflete não só o compromisso, mas também o grande diferencial da equipe do HRMS, que conta com um grupo multiprofissional. “No complexo universo da saúde, a colaboração entre diferentes profissionais especializados é essencial para garantir o cuidado e a eficácia dos serviços. Portanto, médicos, enfermeiros, administrativo, técnicos de enfermagem aliados à cooperação de outros setores como patologia, laboratório, imagem, e alguns colaboradores dos setores assistenciais, foram fundamentais para que o NVEH recebesse o reconhecimento como um setor de qualidade pela Coordenação de Emergências em Saúde Pública, por meio da Gerência dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares”, afirmou Mara Galiz.

O objetivo da vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar é detectar, investigar e notificar oportunamente doenças de notificação compulsória atendidas em hospital e divulgar o perfil de morbimortalidade hospitalar.

A diretora-presidente da Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), Marielle Alves Corrêa Esgalha, também enfatizou a relevância do trabalho realizado pelos Núcleos de Vigilância Epidemiológica. “A vigilância epidemiológica tem um papel fundamental na formulação de políticas públicas em saúde. Através da notificação e análise de dados, conseguimos identificar padrões, prevenir surtos e estruturar a rede de atenção à saúde de forma mais eficiente. Esse trabalho impacta diretamente a qualidade dos serviços prestados e fortalece o sistema de saúde como um todo”, afirmou.

Atualmente, o Estado conta com 15 Núcleos Hospitalares de Epidemiologia vinculados à Renaveh (Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar), abrangendo núcleos em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas, Coxim, Naviraí, Paranaíba, Nova Andradina e Bonito, que recentemente passou a integrar a rede.

A responsável pela Gerência dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares, Grazielli Romera, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais e a relevância da premiação.

“Essa estratégia tem sido muito bem recebida pelos profissionais da área, pois além de valorizar os esforços de cada um, incentiva a melhoria das informações estratégicas para a organização, preparação e resposta do serviço hospitalar no manejo de eventos de interesse à saúde. Trabalhamos com quatro indicadores avaliados mensalmente pelo Ministério da Saúde: aperfeiçoamento, representatividade, oportunidade e sensibilidade. O objetivo é garantir que os agravos de notificação imediata sejam informados em tempo oportuno, conforme preconizado, além da completude e consistência das informações”, destacou.

Por: Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Hospital Regional de Três Lagoas contabiliza mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre

Foram 49 cirurgias realizadas em janeiro, 33 em fevereiro e outras 40 agendadas em mutirão que será realizado ainda neste mês de março

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas amplia vacinação contra hepatite A para usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP)

A imunização pode ser realizada em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) do município ou diretamente no Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais, mediante apresentação da prescrição da medicação

Saiba mais
Cover Image

MS Vacina Mais Dengue: incentivo de R$ 1,9 milhão leva municípios de MS a alcançarem meta nacional

A campanha estadual MS Vacina Mais Dengue mobilizou todos os municípios sul-mato-grossenses, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Saiba mais
Cover Image

Dia D de vacinação contra o Sarampo será realizado neste sábado (30), em cinco USFs das 8h às 12h

Campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” realizada entre 18 e 31 de agosto e o dia D, no dia 30 (sábado) abrangendo todos os 79 municípios

Saiba mais
Cover Image

DIA D – USFs de Três Lagoas estarão abertas no dia 18 de outubro para a Campanha de Multivacinação

Ação que será realizada em todas as Unidades de Saúde do município, das 8h às 16h

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas é destaque nacional e regional em cobertura vacinal e acesso à saúde

O ranking é baseado em dados coletados em 2024 e analisa 418 municípios brasileiros, representando 60,28% da população do país, com foco nos municípios com população acima de 80 mil habitantes

Saiba mais