Notícia

Projeto “Saúde em Cada Roda” alerta para os perigos dos pneus descartados no meio ambiente em Selvíria

Compartilhar:
Cover Image

A ação é conduzida pela equipe de Educação e Saúde do Controle de Vetores.

Foto: Divulgação

Apenas em 2024, mais de 24 toneladas foram descartadas em Selvíria

O descarte incorreto de pneus é um grave problema ambiental e de saúde pública. Apenas em 2024, mais de 24 toneladas foram descartadas em Selvíria, criando locais propícios para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Para chamar a atenção da população e propor soluções criativas, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu o projeto “Saúde em Cada Roda”, que dá um novo destino a pneus usados. A ação é conduzida pela equipe de Educação e Saúde do Controle de Vetores, formada pelas agentes Marineuza Batista, Maria de Lourdes Silva Saturnino e Rosângela Maria de Brito.

Na frente do Postinho, que fica ao lado do DETRAN, os pneus se transformaram em um jardim colorido, pintados e cheios de flores. Já nas unidades de saúde, passaram a ser usados em hortas medicinais, mostrando que é possível reutilizar o material de forma sustentável.

Segundo a equipe, o objetivo do projeto é conscientizar a população de que cada pneu retirado do meio ambiente significa menos risco de doenças e mais qualidade de vida. A iniciativa também inspira a comunidade a dar novos usos a materiais que poderiam se tornar criadouros de mosquitos.

Atenção, Selvíria! Pneus abandonados não são apenas lixo — são perigo para a saúde de todos. Descarte corretamente e ajude a transformar o meio ambiente em um espaço mais limpo e seguro.

Fonte: ASSECOM

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

USF Santa Rita atenderá neste sábado (22), no último plantão da campanha estadual, MS Vacina Mais – Dengue

O objetivo da campanha é intensificar as ações de vacinação contra a doença, direcionadas ao público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Saiba mais
Cover Image

Juliana Rodrigues Salim é nomeada Secretária de Saúde da Prefeitura de Três Lagoas

Juliana assume a pasta com o compromisso de fortalecer as políticas de saúde do município e ampliar o cuidado com a população três-lagoense

Saiba mais
Cover Image

Em dois meses, internações por doenças respiratórias aumentaram mais de 80% em Três Lagoas

O município, que é referência hospitalar para vários municípios da região, tem enfrentado um cenário de superlotação, reflexo da alta circulação de vírus respiratórios em todo o país

Saiba mais
Cover Image

Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise e aproxima atendimento dos pacientes

Governo do Estado vem reescrevendo essa realidade com uma estratégia concreta de regionalização do cuidado e expansão dos serviços de TRS (Terapia Renal Substitutiva), ancorada no SUS (Sistema Único de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040

Segundo o estudo, o crescimento dos óbitos entre os homens será de 35% até 2040 e, entre as mulheres, de 37,63%

Saiba mais
Cover Image

Trabalho da Saúde de Três Lagoas é selecionado para o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Brasília

A seleção do trabalho é mais um reflexo do compromisso da Gestão do prefeito Dr. Cassiano Maia, na Saúde, viabilizando políticas públicas de atenção integral à população em situação de vulnerabilidade

Saiba mais