Notícia

Zeca solicita reintegração dos coordenadores regionais da Funai em Campo Grande e Dourados

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Zeca do PT.

Foto: Luciana Nassa

O deputado estadual Zeca do PT solicitou a reintegração imediata dos coordenadores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Regionais de Campo Grande-MS e Dourados-MS

Durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nessa terça-feira (19), o deputado estadual Zeca do PT solicitou a reintegração imediata dos coordenadores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Regionais de Campo Grande-MS e Dourados-MS, Elvisclei Polidorio e Teodora de Souza, respectivamente.

Segundo o deputado e ex-governador Zeca, a indicação se dá em razão da exoneração arbitrária dos coordenadores pelo Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Luiz Henrique Eloy Amado. A ação de Eloy gerou apreensão entre servidores, lideranças e demais atores envolvidos na garantia dos direitos dos povos originários sul-mato-grossenses.

"Elvisclei e Teodora foram exonerados de forma arbitrária, autoritária, arrogante, prepotente e unilateral, pelo Secretário Executivo do MPI, Eloy Terena, sem qualquer consulta às lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul, que são diretamente impactadas pela atuação das coordenações locais da Funai e que, tradicionalmente, participam dos processos decisórios ligados à gestão indigenista em nosso Estado", justificou Zeca do PT.

Ainda conforme Zeca, os coordenadores desempenhavam funções essenciais para a manutenção das políticas indigenistas e para a continuidade de ações administrativas e de campo que possuem grande relevância social.

"O retorno dos coordenadores anteriormente responsáveis contribuirá para a normalização das relações entre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul, restaurando a confiança institucional e permitindo o prosseguimento das ações de forma harmônica e participativa, pontos que não foram levados em consideração nos atos realizados pelo Eloy Terena, secretário executivo que vem criando indisposição generalizada entre os povos indígenas de MS", complementou Zeca.

Desse modo, a finalidade central da solicitação é restabelecer a estabilidade administrativa, assegurar a continuidade das atividades essenciais e preservar o adequado funcionamento das Coordenadorias Regionais da Funai de Campo Grande e Dourados.

Para tanto, Zeca do PT encaminhou a solicitação à Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Helena Hoffman e à Ministra de Estado dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara Bone de Souza Silva Santos.

Por: Lucas Caxito, assessor de imprensa do Deputado Estadual Zeca do PT

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Camila Jara será 'julgada' separadamente por motim na Câmara

Denúncias sobre condutas no episódio foram encaminhadas à Corregedoria Parlamentar, que deverá repassar os casos ao Conselho de Ética nos próximos dia

Saiba mais
Cover Image

Riedel já teria 3 nomes em mãos para substituir Eduardo Rocha na Casa Civil

O governador reassume o cargo na próxima semana e a expectativa é de que faça o anúncio do novo titular da Pasta

Saiba mais
Cover Image

Sinergia entre poderes Executivo e Judiciário amplia ações em MS e guia o desenvolvimento regional

governador Eduardo Riedel participou nesta quinta-feira (16) do Congresso Estadual da Magistratura Sul-mato-grossense, com a presença do presidente do TJMS, o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan

Saiba mais
Cover Image

No Sudeste Asiático, Lula buscará mercado de 680 milhões de habitantes

Viagem à Malásia e Indonésia pode ampliar exportações brasileiras

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS lança Refis 2025 e amplia oportunidades de regularização fiscal

Programa permite pagamento facilitado e descontos de até 80% em multas e 40% em juros do ICMS, com parcelamento em até 60 vezes, e abrange também contribuições ao Fundersul e outros débitos

Saiba mais
Cover Image

Riedel se diz contrário à politização do tema da segurança pública

Afirmação ocorre um dia após ele se reunir com governadores, no Rio de Janeiro, para discutir a pauta

Saiba mais