Notícia

ALERTA – Cobertura vacinal contra dengue cai 52,76% em relação à primeira dose

Compartilhar:
Cover Image

A proteção completa só ocorre após a segunda dose, quando se conclui o esquema vacinal.

Foto: Divulgação

A eficácia da vacina contra a dengue, após a segunda dose, é em torno de 80,2%

Apesar da disponibilidade da vacina contra a dengue nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas, desde fevereiro de 2024, a adesão à segunda dose do imunizante entre adolescentes de 10 a 14 anos está abaixo do ideal, informa a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo dados da Central de Imunização da SMS, referente até nesta terça-feira, dia 08 de julho, 77,49% do público-alvo recebeu a primeira dose (D1) da vacina, nesses pouco mais de 2 anos do início da Campanha. No entanto, apenas 36,60% retornaram para completar o esquema vacinal com a segunda dose (D2) — o que representa uma queda de 52,76% na cobertura vacinal.

PORQUE É IMPORTANTE TOMAR A 2ª DOSE

A proteção completa só ocorre após a segunda dose, quando se conclui o esquema vacinal. A eficácia da vacina contra a dengue, após a segunda dose, é em torno de 80,2%. Já para as formas graves da doença e redução da hospitalização por dengue, a eficácia gira em torno de 90,4%. Quando o indivíduo recebe apenas uma dose essa proteção cai para menos da metade, ficando em torno de 40% para não contrair a doença e 45% para evitar internação por complicações pela dengue. Ou seja, a eficácia é consideravelmente reduzida com apenas uma dose, explicou a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja.

O público-alvo da vacinação é composto por 9.600 adolescentes entre 10 e 14 anos. Desde o início da campanha, em fevereiro de 2024, foram aplicadas 7.439 primeiras doses e apenas 3.514 segundas doses.

A decisão de incluir essa faixa etária foi baseada em critérios técnicos, como recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de dados epidemiológicos locais que apontam esse grupo mais suscetíveis à doença.

De acordo com Humberta, três fatores principais podem explicar a baixa adesão do público alvo para esta vacina: “Trabalhamos com três fatores: Esquecimento – o intervalo de três meses entre as doses faz com que muitos pais ou responsáveis se esqueçam de retornar para completar o esquema vacinal; Falsa sensação de segurança – Com a chegada do inverno e a redução dos casos de dengue, muitas famílias acabam negligenciando a vacinação e Medo de possíveis reações adversas – Casos isolados de eventos adversos pós vacinais que ocorreram no país geraram receio em alguns responsáveis pelo adolescente, o que também contribui para a desistência ou postergação da segunda dose”.

Em relação a ampliação da faixa etária, a coordenadora esclarece que não há previsão para estender a idade do público apto a receber o imunizante, até o momento.

A VACINAÇÃO CONTINUA DISPONÍVEL

A SMS reforça que todas as USFs de Três Lagoas seguem oferecendo a vacina contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos de idade. A população é orientada a comparecer com o cartão de vacinação e documento de identidade do adolescente para completar o esquema vacinal.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MS Vacina Mais Dengue – USF Vila Piloto estará de plantão neste sábado, 08 de fevereiro

A campanha é destinada ao público-alvo da vacinação: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade

Saiba mais
Cover Image

ALERTA – Cobertura vacinal contra dengue cai 52,76% em relação à primeira dose

A eficácia da vacina contra a dengue, após a segunda dose, é em torno de 80,2%

Saiba mais
Cover Image

Caravana da Castração avança em MS com mais de 1 mil atendimentos nos primeiros municípios do programa

O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, destaca o impacto sanitário e social da ação

Saiba mais
Cover Image

Aplicação da Prova Tuberculínica (PPD) passa a ser realizada em novo endereço em Três Lagoas

O atendimento agora acontece na Rua Maria Moreira Queiroz, nº 233 (antiga Rua 13 de Junho), no bairro Nossa Senhora Aparecida

Saiba mais
Cover Image

Caravana da Castração em Três Lagoas chega ao penúltimo dia com mais de 900 animais atendidos

A ação acontece no Parque de Exposições “Joaquim Marques de Souza” e termina nesta terça-feira, 16 de setembro, último dia de atendimentos na cidade

Saiba mais
Cover Image

Selvíria: Agendamentos para exames de Papanicolau e mamografia na carreta do Hospital de Amor podem ser feitos até sexta

Os agendamentos estão abertos e seguem somente até esta sexta-feira, 31 de outubro

Saiba mais