Notícia

Campo Grande entra na mira da PF de esquema criminoso em presídio federal

Compartilhar:
Cover Image

Foram cumpridos nove mandados de prisão Preventiva, 12 de busca e apreensão, além de dois afastamentos de função.

Foto: Reprodução

Policiais Penais e detentos, longe mais de três mil quilômetros da Capital, são investigados por tráfico e corrupção em presídio que recebia até garotas de programa

Campo Grande está entre as sete cidades alvos na chamada Operação La Catedral, deflagrada hoje (25) pela Polícia Federal para tentar desarticular esquema de corrupção e tráfico em presídio federal. 

O presídio em questão fica localizado na zona rural do município pernambucano de Igarassu, longe mais de três mil quilômetros de distância da Capital sul-mato-grossense. 

Segundo a PF, em nota, Campo Grande é a única cidade fora de Pernambuco alvo de alguma das medidas, que compreende nove mandados de prisão Preventiva, 12 de busca e apreensão, além de dois afastamentos de função cumpridos em: 

Recife, Paulista, Goiana, Carpina, Abreu e Lima, Itapissuma O esquema Conforme a Polícia Federal, esse grupo está sendo investigado pela prática de diversos crimes, que incluem tráfico de drogas e corrupção, realizados no interior de uma unidade prisional, unindo no mesmo esquema criminoso policiais penais e detentos.

Entre os crimes, informações preliminares indicam que esses investigados podem responder por: 

Tráfico  Associação para o tráfico de drogas Lavagem de dinheiro,  Corrupção,  Prevaricação,  Promoção ou facilitação de ingresso de aparelho telefônico em presídio e  Participação em organização criminosa. Depois que um detento foi identificado como comandante de práticas ilícitas no presídio, as investigações constataram uma série de "atos de corrupção passiva praticados por policiais penais". 

Esse agentes policiais penais estão apontandos, supostamente, como responsáveis por garantir alguns acessos indevidos a sistemas internos para favorecimento de detentos, permitindo até mesmo a entrada facilitade de garotas de programa na unidade prisional.  

A Polícia Federal não detalhou, de forma específica, quais braços e/ou eixos do esquema criminoso estão sendo mirados em Campo Grande, com novas informações divulgadas conforme o andamento das apurações do caso. 

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Após 10 dias, operação na fronteira elimina 879 toneladas de maconha

Com apoio de helicópteros, Nova Aliança destruiu roças da droga em áreas de mata na linha internacional

Saiba mais
Cover Image

Polícia Civil apura vazamento de dados em massa de hospitais

Golpistas se passam por funcionários de hospitais para cobrar de pacientes internados na Capital procedimentos feitos pelo SUS

Saiba mais
Cover Image

Bolsa Família é transformado em garantia para agiotagem em Mato Grosso do Sul

Agiotas que mantinham quase R$ 500 mil no Dom Bosco, em Corumbá, tinham centenas de vítimas pelo município

Saiba mais
Cover Image

Polícia prende homens por estupro de vulnerável em operação no interior

Em Dourados, o homem foi preso escondido em milharal, na Zona Rural; ele foi condenado a 8 anos de reclusão

Saiba mais
Cover Image

PF faz devassa contra esquemas criminosos envolvendo servidores do INSS em MS

Fraudes de servidor de Campo Grande auxiliaram em "contratos de empréstimos consignados indevidos que podem ultrapassar R$33 milhões".

Saiba mais
Cover Image

Médica que sequestrou bebê é presa suspeita de participar do assassinato de farmacêutica para ficar com criança, diz polícia

Segundo a Polícia Civil, Cláudia Soares Alves havia se envolvido com o ex-marido da vítima. Além da médica, outros dois homens foram presos suspeitos de envolvimento no crime

Saiba mais