Notícia

Caravina cobra da SEJUSP estrutura digital para emissão de Identidade em todos os municípios de MS

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Pedro Caravina.

Foto: Divulgação

A cobrança do parlamentar também aponta a necessidade de planejamento e transparência por parte da Sejusp

Na sessão desta quarta-feira (23), o deputado estadual Caravina apresentou um requerimento à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) solicitando providências e esclarecimentos quanto à estrutura utilizada pelos municípios para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O parlamentar pede que todas as cidades de Mato Grosso do Sul sejam contempladas com estações completas de atendimento, que operem de forma online e digitalizada.

De acordo com o documento apresentado, ainda existem aproximadamente 58 municípios no Estado utilizando sistemas de emissão de identidade em modo offline, com coleta manual de dados, fotos 3x4 e ausência de equipamentos essenciais, como scanner biométrico e estação fotográfica. Essa limitação compromete a qualidade do atendimento, gera atrasos na emissão dos documentos e dificulta a inclusão digital dos cidadãos.

Para o deputado, é urgente a padronização do atendimento em todo o território estadual, garantindo que todos os municípios contem com a mesma estrutura de coleta de dados, como já ocorre em cidades que possuem as estações digitais. Ele defende que a modernização do sistema é essencial para assegurar a agilidade, a segurança e a igualdade no acesso ao documento de identidade.

No requerimento, Caravina solicita ainda informações sobre os equipamentos fornecidos até o momento pela empresa contratada, a Montreal Informática S.A., responsável pela emissão da nova CIN, além de questionar quais municípios receberam estrutura adequada e quais ainda estão sendo atendidos com soluções como tablets ou celulares adquiridos com recursos próprios do Estado.

A cobrança do parlamentar também aponta a necessidade de planejamento e transparência por parte da Sejusp, a fim de evitar dependência prolongada de contratos emergenciais ou processos indenizatórios, e garantir um atendimento digno à população em todo o Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Nos EUA, Tereza e Nelsinho defendem negociação para a redução do tarifaço

Os dois senadores sul-mato-grossenses participam do Lide Brazil Investment Forum, que está sendo realizado em Nova York

Saiba mais
Cover Image

Deputados da ALEMS debatem projeto que flexibiliza regras sobre licenciamento ambiental

Deputado Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Casa de Leis, demonstrou preocupação com a aprovação do projeto de lei que cria o novo marco para o licenciamento no Brasil

Saiba mais
Cover Image

Nova arquitetura e conceito: Governo apresenta aos deputados expansão da infra e desafios da saúde em MS

Para melhorar a situação hospitalar atual, com foco no crescimento da demanda futura, o Governo do Estado estabelece um “novo cinturão da saúde”

Saiba mais
Cover Image

Receita com multa de trânsito poderá ser destinada ao custeio do programa CNH MS Social

O deputado destaca, na justificativa da proposta, o papel da ALEMS na promoção de direitos da população socialmente vulnerável

Saiba mais
Cover Image

CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores

Relator quer ouvir ainda especialistas em segurança e comunicadores

Saiba mais
Cover Image

Sérgio de Paula é oficializado como novo conselheiro do Tribunal de Contas

Ex-secretário estadual da Casa Civil ocupa a vaga de conselheiro deixada por Jerson Domingos, aposentado

Saiba mais