Notícia

Caravina cobra da SEJUSP estrutura digital para emissão de Identidade em todos os municípios de MS

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Pedro Caravina.

Foto: Divulgação

A cobrança do parlamentar também aponta a necessidade de planejamento e transparência por parte da Sejusp

Na sessão desta quarta-feira (23), o deputado estadual Caravina apresentou um requerimento à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) solicitando providências e esclarecimentos quanto à estrutura utilizada pelos municípios para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O parlamentar pede que todas as cidades de Mato Grosso do Sul sejam contempladas com estações completas de atendimento, que operem de forma online e digitalizada.

De acordo com o documento apresentado, ainda existem aproximadamente 58 municípios no Estado utilizando sistemas de emissão de identidade em modo offline, com coleta manual de dados, fotos 3x4 e ausência de equipamentos essenciais, como scanner biométrico e estação fotográfica. Essa limitação compromete a qualidade do atendimento, gera atrasos na emissão dos documentos e dificulta a inclusão digital dos cidadãos.

Para o deputado, é urgente a padronização do atendimento em todo o território estadual, garantindo que todos os municípios contem com a mesma estrutura de coleta de dados, como já ocorre em cidades que possuem as estações digitais. Ele defende que a modernização do sistema é essencial para assegurar a agilidade, a segurança e a igualdade no acesso ao documento de identidade.

No requerimento, Caravina solicita ainda informações sobre os equipamentos fornecidos até o momento pela empresa contratada, a Montreal Informática S.A., responsável pela emissão da nova CIN, além de questionar quais municípios receberam estrutura adequada e quais ainda estão sendo atendidos com soluções como tablets ou celulares adquiridos com recursos próprios do Estado.

A cobrança do parlamentar também aponta a necessidade de planejamento e transparência por parte da Sejusp, a fim de evitar dependência prolongada de contratos emergenciais ou processos indenizatórios, e garantir um atendimento digno à população em todo o Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas

Eles são acusados de corrupção passiva e organização criminosa

Saiba mais
Cover Image

Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) destinará 3% das moradias subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR)

Saiba mais
Cover Image

Após estudar separação dos Poderes, alunos visitam ALEMS para mais aprendizados

Os alunos do 5º ano do Colégio Tic-Tac & Instituto Penrabel passaram a manhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)

Saiba mais
Cover Image

Contenda entre Eduardo Bolsonaro e Jair divide opiniões de deputados em MS

O debate na ALEMS girou em torno da "situação complicada" da família Bolsonaro e dos possíveis excessos do STF

Saiba mais
Cover Image

Professores, médicos e dentistas da cidade serão homenageados

A solenidade outorgá os diplomas "Médico Pelópidas Gouveia", "Professor Comprometido" e "Dentista Ruth Filgueiras"

Saiba mais
Cover Image

Em um mês e meio, MPMS faz devassa contra corrupção na 4ª prefeitura

Desta vez, o alvo dos investigadores foi a prefeitura de Itaporã. Justiça emitiu três mandados de prisão e seis de busca e apreensão

Saiba mais