Notícia

De volta a Moscou, Lula tenta convencer Putin a negociar

Compartilhar:
Cover Image

Lula se reúne com Putin no Kremlin.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Objetivo é uma conversa durante a escala na Rússia para mostrar ao presidente russo que ele deveria participar das conversas diretas com a Ucrânia sobre a guerra em Istambul

Quatro dias depois de deixar Moscou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta à capital da Rússia para o que pode ser mais que uma simples escala. Lula deixou Pequim na manhã desta quarta afirmando que iria tentar conversar em Moscou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a fim de tentar convencê-lo a ir a participar pessoalmente da negociação direta que ele propôs com os ucranianos para discutir um cessar-fogo na guerra entre os dois países, que já dura mais de três anos.

As conversas estão previstas para ocorrer em Istambul, na Turquia. O lado ucraniano deve ser representado pelo presidente do país, Volodymyr Zelensky. Já a Rússia nomeou o vice-chanceler Sergey Ryabkov. Em entrevista coletiva antes de deixar Pequim, Lula disse que seu objetivo é conversar com Putin para convencê-lo a ir a Istambul e negociar diretamente com Zelensky. Segundo Lula, ele atenderá a um pedido do chanceler ucraniano, Andrii Sibiha, que ligou para o homólogo brasileiro, Mauro Vieira, apelando para que Lula interviesse junto a Putin.

— Eu, quando parar em Moscou, vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: ô, companheiro Putin, vá até Istanbul negociar, porra. Não custa nada — disse Lula.

Segundo o presidente brasileiro, ele já havia conversado sobre o conflito com Putin em sua visita recente a Moscou, onde participou na semana passada da celebração do Dia da Vitória soviética sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial. Lula contou que ao jantar ao lado de Putin transmitiu outro pedido do lado ucraniano, para que a Rússia aceitasse uma trégua de 30 dias.

— O ministro Mauro Vieira me passou um pedido do Zelensky, para dizer se você aceitaria a paz, eu disse para o Putin. E o Putin disse textualmente, ‘eu topo discutir isso’ —contou.

Embora sem confirmação oficial da conversa entre os presidentes, o retorno de Lula a Moscou e sua intenção de falar com Putin mobilizou a imprensa russa. A jornalistas brasileiros após a coletiva em Pequim, ele disse que a viagem a Moscou seria só para abastecimento do avião presidencial. Mas surgiram especulações de que poderia ser uma parada mais longa. Consultado, o Kremlin não confirmou a conversa. “No momento, não posso dizer nada sobre isso. Se os contatos forem acordados de alguma forma, nós o informaremos imediatamente”, disse em nota o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov.

A guerra na Ucrânia foi um dos principais assuntos discutidos pelo presidente durante sua visita à China. Na terça, Brasil e China divulgaram uma declaração sobre o conflito, em que voltam a defender o diálogo direto entre os lados.

“O Brasil e a China avaliam positivamente os recentes sinais de disposição ao diálogo e manifestam sua expectativa de que as partes possam alcançar um entendimento que viabilize o início de negociações frutíferas, que contemplem as preocupações legítimas de todas as partes. Eles consideram necessário encontrar uma solução política para a crise na Ucrânia em suas raízes com vistas a um acordo de paz duradouro e justo, que seja vinculante para todas as partes no final.”

Fonte: oglobo.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Suprema Corte da Argentina determina prisão de Cristina Kirchner; condenação é política, diz ex-presidente

Juízes rejeitaram recurso para anular condenação com pena de seis anos, nesta terça-feira (10). Por ter mais de 70 anos, ex-presidente pode pedir prisão domiciliar

Saiba mais
Cover Image

Ao menos um morto e 26 feridos em ataque noturno da Rússia em Kiev; veja imagens

Ataque atingiu embaixada da Polônia e danificou infraestrutura ferroviária

Saiba mais
Cover Image

Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump, é baleado e morre nos EUA

Influenciador de 31 anos estava participando de evento na Universidade Utah Valley quando foi alvo de um ataque, nesta quarta-feira (10). Morte foi confirmada pelo presidente dos EUA

Saiba mais
Cover Image

Trump diz ter "química" com Lula e anuncia encontro bilateral

Presidente dos EUA discursou logo após o brasileiro na ONU

Saiba mais
Cover Image

Novos drones sobrevoam maior base militar da Dinamarca, e UE planeja 'muro antidrones'

Governo dinamarquês acusa Rússia por onda de drones de origem desconhecida. Nesta semana, aeroporto de Copenhague fechou também por sobrevoo de aeronaves do tipo. Ministros da Defesa de países da UE debatem técnicas para aumentar defesa aérea

Saiba mais
Cover Image

Lula recebe título de doutor honoris causa em Moçambique

Homenagem reconhece apoio do Brasil para a educação no país africano

Saiba mais