Notícia

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Compartilhar:
Cover Image

Deputada federal Carla Zambelli foi presa pela polícia italiana na tarde desta terça-feira (29), em Roma.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Polícia Federal diz que ela será submetida a processo de extradição

A deputada federal Carla Zambelli foi presa pela polícia italiana na tarde desta terça-feira (29), em Roma. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Federal.

A deputada tinha fugido do Brasil logo após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano, a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, ela estava foragida da Justiça brasileira e na lista de procurados da Interpol.

Em nota, a Polícia Federal afirma que "a presa era procurada por crimes praticados no Brasil e será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário".

O deputado italiano Angelo Bonelli disse em sua conta no X que denunciou à polícia italiana um endereço em Roma no qual Zambelli estaria hospedada.

"Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Dei o endereço à polícia, e a polícia já está identificando Zambelli", publicou Bonelli na rede X.

Em junho, o deputado havia solicitado ao governo italiano urgência na extradição de Zambelli. À época ele defendeu que não se pode usar a cidadania italiana para escapar de uma condenação.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), episódio ocorrido em 2023. Segundo as investigações, a invasão foi executada pelo hacker Walter Delgatti, que confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar. Duas semanas após ser condenada, a deputada deixou o Brasil para evitar o cumprimento da pena.

Outro lado

Em vídeo publicado na internet, o advogado de defesa da parlamentar, Fabio Pagnozzi, afirma que ela decidiu se entregar às autoridades italianas para colaborar administrativamente com os pedidos das autoridades. Segundo ele, Zambelli nunca foi foragida na Itália, mas estava esperando um posicionamento oficial para se apresentar.

No mesmo vídeo, Zambelli afirma que se apresentaria às autoridades italianas e que estava segura dessa decisão.

A parlamentar do PL disse ainda que não voltará ao Brasil para cumprir a pena estabelecida pela condenação imposta a ela pelo STF.

“Se eu tiver que cumprir qualquer pena, vai ser aqui na Itália, que é um país justo e democrático. Estou segura que, analisando todos os processos de cabo a rabo, eles vão perceber que eu sou inocente."

Porte de armas

Carla Zambelli responde também a um processo criminal no STF. Em agosto de 2023, Zambelli virou ré no Supremo pelo episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Até o momento, o Supremo registrou placar de 6 votos a 0 para condenar a parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. No entanto, um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão do julgamento.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Frente Parlamentar Municipalista promoverá debate sobre os Impactos da Reforma Tributária nos municípios

O evento será realizado no Plenário Júlio Maia e é destinado a prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais de todo o Estado

Saiba mais
Cover Image

Riedel critica e diz que tarifaço de Trump é um 'equívoco'

Governador ainda defendeu uma solução "no âmbito da diplomacia, da conversa", e afirmou que o governo federal deve buscar saídas pela via da negociação no comércio exterior

Saiba mais
Cover Image

Vereadores realizam sessão solene alusiva ao Dia do Profissional de Educação Física

A comemoração ocorre neste dia, pois foi quando ocorreu a regulamentação da profissão de Educador Físico, no Brasil, no ano de 1998

Saiba mais
Cover Image

Sem avanços, Zeca volta a cobrar regulamentação do Selo da Agricultura Familiar em MS

Vale destacar que Zeca fez a mesma solicitação em plenário no último dia 15 de julho, contudo, a situação não avançou

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS e bancada federal se reúnem para definir prioridades do Estado e demandas de projetos

O encontro com a participação do governador Eduardo Riedel também reuniu os secretários Rodrigo Perez (Segov), Guilherme Alcântara (Seilog), Maurício Simões (SES) e Walter Carneiro (Casa Civil)

Saiba mais
Cover Image

Lindbergh propõe mudança em regra de cassação de mandato por faltas

Líder do PT pede alteração em regas que podem levar à perda de mandato

Saiba mais