Notícia

Presidente do México sobe o tom e denuncia 'ameaças' à soberania nacional em meio a tensões com os EUA

Compartilhar:
Cover Image

A presidente do México, Claudia Sheinbaum.

Foto: LUIS CORTES/AFP

Claudia Sheinbaum diz que é preciso lembrar a 'grandeza do país' no combate a um 'espírito intervencionista'

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, denunciou nesta quarta-feira que o país enfrenta "ameaças" à soberania nacional e um "espírito intervencionista", em meio a uma escalada de tensões com os Estados Unidos desde a posse de seu contraparte, Donald Trump. — Nesses tempos em que aparecem ameaças à nossa soberania nacional, em que o espírito intervencionista se aproxima das portas de nossa pátria, é momento de lembrar a história e nossa grandeza — disse Claudia em um discurso alusivo à promulgação da Constituição mexicana de 1917 na cidade de Querétaro. Sem se referir expressamente aos EUA, ela elevou o tom em um momento em que o México negocia com Washington para evitar a imposição de tarifas de 25% às importações. Na última segunda-feira, o governo mexicano conseguiu que Trump adiasse em um mês a medida que começaria a vigorar no dia 4 de fevereiro.

— Não somos colônia de ninguém, nem protetorado de ninguém. Poderão nos ameaçar com qualquer abuso, mas jamais permitiremos que violem nossa soberania e pisoteiem a dignidade do nosso povo — afirmou. Em troca da trégua tarifária, a mandatária ordenou o envio de 10 mil militares à fronteira norte para reforçar a luta contra o tráfico de drogas, especialmente o fentanil, e a passagem de migrantes sem documentos para os Estados Unidos.

Trump alega que o México e o Canadá — ao qual também adiou a aplicação de tarifas — não fazem o suficiente para conter esses fenômenos. Ainda no discurso, Claudia disse que seu governo está disposto a cooperar, mas jamais com "submissão" ou "subordinação". — Que se ouça forte e longe, que qualquer intenção de afetar nosso direito de ser um povo livre, um país independente, uma terra soberana, encontrará um povo valente que sabe lutar para defender seus direitos e sua pátria — sustentou.

México e Estados Unidos também estabeleceram uma mesa de trabalho para avaliar os resultados de seus compromissos. Mais cedo, em sua habitual coletiva de imprensa, a presidente mexicana mostrou-se, no entanto, otimista sobre esse diálogo.

— Confiamos que vamos ter um bom acordo com o governo dos Estados Unidos e que o tema das tarifas vai ficar, como eu disse ao presidente Trump, pausado permanentemente.

Fonte: oglobo.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Rota Bioceânica: projetos são estruturados em MS para reduzir espera aduaneira e garantir segurança

O trajeto da Rota Bioceânica sai do Estado – pelo município de Porto Murtinho – em direção ao Paraguai, Argentina e Chile como opção de trajeto mais curto até o Oceano Pacífico

Saiba mais
Cover Image

Funeral do papa Francisco será no sábado às 5h

Data foi decidida pelo Vaticano durante reunião de cardeais nesta terça (22). Igreja Católica fará uma série de cerimônias para se despedir de Francisco

Saiba mais
Cover Image

China critica tarifaço contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

O Ministério das Relações Exteriores da China criticou nesta sexta-feira (11) a tarifa de importação de 50% a produtos brasileiros anunciada esta semana pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Saiba mais
Cover Image

Em Nova York, Lula se reúne com Dina Boluarte, presidenta do Peru

Encontro ocorreu à margem da Assembleia Geral da ONU

Saiba mais
Cover Image

Lula comemora gesto de Trump: torço para que dê certo

Presidente volta a defender a reformulação da ONU

Saiba mais
Cover Image

Eleição presidencial fecha fronteira entre Bolívia e Mato Grosso do Sul neste domingo

Rodrigo Paz Pereira e Jorge "Tuto" Quiroga disputam o segundo turno pela presidência do país

Saiba mais